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PublicouSamuel Mirandela Benevides Alterado mais de 8 anos atrás
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Jean Carlo Mendes www.codifique.net aed2@codifique.net ** Slides baseados no material do prof. Dr Guilherme Tavares de Assis (UFOP)
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Um arquivo em C/C++ é interpretado da mesma forma que a manipulação de qualquer dispositivo de I/O. Temos dois tipos de arquivos “em disco” Texto (caracteres) Binários (bytes) Para se manipular um arquivo é necessário atribuí-lo (associar) a uma variável lógica (stream)
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A associação entre o arquivo e a variável se dá no momento da abertura do arquivo. Operações básicas Leitura de dado Gravação de dado Alteração de dado Exclusão de dados
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Os sistemas operacionais mais conhecidos permitem que os arquivos sejam criados e recuperados através de um nome associado a ele e também através da hierarquia de pastas Os arquivos são úteis quando: Não existe espaço em memória principal para armazenar os dados Há necessidade de se armazenar os dados por tempo indeterminado
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Passos para a manipulação dos dados em um arquivo: Abrir ou criar o arquivo, associando o nome físico dele ao seu nome (ou variável) lógica Manipular os dados (leitura, inserção, exclusão, alteração) Fechar o arquivo
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Passos para a manipulação dos dados de um arquivo em MP 1. Abrir o arquivo, caso exista, associando o nome físico dele ao seu nome lógico (caso o arquivo não exista, segue-se para o passo 4) 2. Ler os dados do arquivo, armazenando-os em MP 3. Fechar o arquivo 4. Manipular os dados em MP (consultar, escrever, alterar, excluir) 5. Criar o arquivo, associando o nome físico do arquivo ao seu nome lógico 6. Gravar os dados MP no arquivo 7. Fechar o arquivo
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O ponteiro de arquivo serve para referenciar o arquivo a ser tratado pelo programa O ponteiro não aponta diretamente para o arquivo. Ele contém as seguintes informações sobre o arquivo: nome, status (aberto, fechado) e posição atual sobre o arquivo Para se definir uma variável do tipo ponteiro de arquivo usamos a seguinte sintaxe: FILE *Arquivo; A linha acima cria uma variável de nome Arquivo que será o ponteiro de um arquivo a ser criado ou aberto
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Verificação de abertura de arquivo
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Fechamento do arquivo fclose(arquivo) O comando fclose() fecha o arquivo em nível de SO Passa-se o nome “lógico” do arquivo como parâmetro Fechar um programa sem fechar o arquivo pode corromper seus dados
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Leitura em arquivo texto caractere = getc(arquivo) A função getc() ou fgetc() lê um caracter de um arquivo texto e o retorna. O parâmetro é o nome lógico do arquivo Se o ponteiro do arquivo estiver no final do mesmo ou o arquivo estiver no fim, a função retornará EOF Existem 2 funções por questões de compatibilidade
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Leitura em arquivo texto A função fgets() lê uma cadeia de um arquivo texto Faz a leitura até encontrar um caracter de nova linha Inclui os \n e NULL no fim da cadeia Se a leitura der certo, retorna um ponteiro para a cadeia Caso contrário retorna NULO
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Leitura em arquivo texto A função fscanf() lê dados formatados de um arquivo texto Se a leitura der certo, retorna a quantidade de dados lidos, Caso contrário retorna 0
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Escrita em arquivo de texto A função putc() ou fputc() escreve um caractere em um arquivo texto. Os parâmetros são o caractere a ser escrito e o nome lógico do arquivo aberto Se a escrita der certo, retorna o caractere escrito Caso contrário retorna EOF
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Escrita em arquivo de texto A função fputs() escreve uma cadeia em um arquivo texto. Os parâmetros são a cadeia de caracteres e o nome lógico do arquivo Se a escrita der certo, retorna um valor não negativo; Caso contrário retorna EOF
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Escrita em arquivo de texto A função fprintf() escreve dados formatados em um arquivo texto Se a escrita der certo, retorna a quantidade de bytes escritos com sucesso; caso contrário retorna 0
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