A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENAC DISCIPLINA: IPD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENAC DISCIPLINA: IPD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA."— Transcrição da apresentação:

1 SENAC DISCIPLINA: IPD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA

2 O QUE É COMPUTADOR? No dicionário encontramos: "Computador - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida."

3 HISTÓRIA A história do computador, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, pedras ou gravetos, não dava mais para fazer cálculos...

4 ÁBACO Foi criado, há aproximadamente 4.000 anos (2.000 a. c.), um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos.

5 ÁBACO Composto por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes. O ábaco chinês é usado até hoje no oriente.

6 SISTEMAS DE CALCULAR 1622 d.C. - A régua de cálculo 1642 - A máquina de Pascal 1672 - A Calculadora de Leibniz 1822 - A Máquina que "ficou no papel“. esta máquina, chamada máquina das diferenças nunca chegou a ser construída, por causa das limitações tecnológicas da época. 1801 - O Tear Programável 1847 - A teoria de Boole 1890 - Hollerith 1948 - Teoria da Informação

7 Régua Máquina Pascal Calculadora

8 Tear Programável Hollerith “Ficou no papel”

9 GERAÇÕES DE COMPUTADOR 1º geração: tecnologia de válvulas (1940-1955) 2º geração: atualização do transistor (1955- 1965) 3º geração: circuitos integrados (1965-1980) 4º geração: circuitos de larga escala (1980- 1990) 5º geração: Ultra Large Scale Integration (1990 - hoje)

10 MARK-I Foi criado por volta do ano de 1937, pela IBM; Primeiro computador com relês; Fazia uma multiplicação numérica de 10 dígitos em 3 segundos; Tinha 15 metros de comprimento e 2,5 metros de altura; Começou a ser utilizado somente em 1944 na II Guerra Mundial.

11 ENIAC Eletronic Numeric Integrator and Calculator; Conseguia fazer 500 multiplicações por segundo; Ficou pronto em 1946 (construído pela IBM); Possuía 17.468 válvulas, tinha 5,50 metros de altura, 25 metros de comprimento, pesava 30 toneladas, e consumia 150 KW; Apesar de seus inúmeros ventiladores a temperatura ambiente chegava às vezes aos 67ºC.

12 ENIAC

13 VÁLVULA Aquecimento demasiado provocando queima constante; Elevado consumo de energia; Eram relativamente lentas.

14 TRANSISTOR - 1952 Aquecimento mínimo; Pequeno consumo de energia; Mais confiável e veloz do que as válvulas.

15 CIRCUITO INTEGRADO Começou a ser desenvolvido em 1958; Em 1965, o minicomputador com CI começa a ser comercializado;

16 MICROCOMPUTADORES Mas finalmente, em 1981, a IBM entra no mercado de microcomputadores e lança o IBM-PC.

17 O QUE É PROCESSAMENTO DE DADOS? É a atividade que consiste em transformar determinadas informações em outras informações ou as mesmas informações só que em outra ordem. Exemplos:  Ordenar uma lista de nomes alfabeticamente.  Fazer cálculos numéricos obtendo o resultado desejado.

18 COMO FUNCIONA? Entrada Processamento Armazenamento Saída

19  Computador Pessoal – é o microcomputador mais popular até hoje. A IBM lançou o primeiro. Hoje existem inúmeras marcas de PCs, além dos “sem marcas”, pois podem ser montados com componentes disponíveis no mercado. TIPOS DE COMPUTADORES

20 O Notebook é um dos mais modernos microcomputadores portáteis. A vantagem é que se pode trabalhar com ele em qualquer lugar.  O Palmtop é a versão moderna das agendas eletrônicas portáteis. Eles são verdadeiros organizadores pessoais. Muitos permitem acesso à internet e consulta a correio eletrônico. Geralmente não possuem teclado, e são manuseados por meio de uma caneta que aciona os comandos em sua tela que é sensível ao toque. TIPOS DE COMPUTADORES

21  Os Mainframes: São computadores de grande porte. Os grandes fabricantes (IBM, Hitachi, Bull, Unisys e Fujitsu) resolveram investir em novas tecnologias a fim de deixar suas máquinas mais baratas e compactas. O s mainframes ainda têm sua importância em algumas aplicações, como sistema bancário, previsão do tempo e controle de vôos espaciais, requerem computadores de grande porte, hoje chamados de supercomputadores.

22 HARDWARE E SOFTWARE Hardware  é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto formado pelos circuitos eletrônicos, processador, gabinete, placas, etc. Software  são os programas necessários à realização das tarefas. É a parte não-física do computador.

23 Monitor: é o equipamento utilizado para exibir textos e imagens trabalhadas no computador. Assim, é considerado um periférico de saída de informações. Gabinete: é a caixa externa do computador. No gabinete são montados todos os dispositivos internos (as placas, por exemplo). Os gabinetes podem ser horizontais ou verticais. Teclado: Possuem pouco mais de 100 teclas. Alguns possuem botões para controle de áudio, acesso à internet e ainda botões para ligar o PC. São os chamados teclados multimídia. O teclado é um periférico de entrada de informações. HARDWARE

24 Placa Mãe: também chamada de Placa de CPU (Unidade Central de Processamento), é a placa de circuito mais importante de um PC. Nela ficam localizados o processador, a memória RAM e outros circuitos de grande importância. Ela é a responsável pelo processamento das informações no computador. Mouse: é usado para apontar e ativar comandos na tela. Usar seus botões é o que chamamos de clicar. É um periférico de entrada de informações.

25 Placa de Vídeo: é uma placa responsável pela geração de imagens que aparecem na tela do monitor. Hoje em dia existem muitas placas de CPU que possuem embutidos os circuitos de vídeo (vídeo onboard, ou seja, tudo na placa de CPU); Modem: é um dispositivo que permite que o computador transmita e receba dados para outros computadores, acessando à internet, através de uma linha telefônica.

26 Placa de Rede: esta placa permite que computadores próximos possam trocar dados entre si, através de um cabo apropriado. Ao serem conectados dessa forma, dizemos que os PCs formam uma rede local. Isso permite além de trocar mensagens, compartilhar dados e impressoras. Placa de Som: é uma placa responsável por captar e gerar sons. Todos os PCs atuais utilizam sons, portanto a placa de som é obrigatória. Existem muitas placas de CPU com som onboard, que dispensa o uso de uma placa de som.

27 Processador: é o componente responsável por executar os programas. Quanto mais rápido é o processador, mais rápida será a execução dos programas. Alguns exemplos de processadores: Pentium4, Pentium III, Celeron, K6-2, Athlon e Duron. Memórias: as informações processadas no computador são armazenadas em dispositivos chamados de memória. Internamente existem dois tipos de memória: ROM e RAM.

28 DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO Disco Rígido ou HD: armazena programas e dados. Sua capacidade de armazenamento é milhares de vezes maior, que um simples disquete, por exemplo. Seus dados não são perdidos quando desligamos o computador. Drive de Disquete: é uma unidade de armazenamento de dados que trabalha com disquetes comuns, cuja capacidade é de 1,44MB. O disquete ou disco flexível é o local onde são armazenados os dados gravados pelo drive de disquete.

29 DISQUETE O disquete é o local onde são armazenado os dados gravados.

30 Drive de CD-ROM: a unidade de cd que geralmente acompanha os computadores serve apenas para ler os dados contidos em um cd. Gravadora de CD: a gravadora de CD permite ao usuário, gravar seus programas, músicas e arquivos importantes, assim como ler os CDs já gravados. A maioria dos equipamentos apresenta três velocidades. A primeira se refere à de gravação, a segunda é de regravação (com discos CD-RW) e a terceira é de velocidade de reprodução.

31 CD-R e CD-RW CD-R possibilita a gravação apenas uma vez; CD-RW possibilita a gravação e pode ser formatado.

32 Pen Drive: é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash e um adaptador USB para interface com o computador. Alguns modelos podem ter a capacidade de 128MB até 8GB de memória portátil e alta velocidade na leitura e gravação de dados, 16MB/seg e 12MB/seg. Geralmente possui formato compacto para facilitar o seu transporte. Zip Drive: é um sistema de disco removível de media capacidade, introduzido pela Iomega em 1994. Que usa discos removíveis de 3,5 polegadas (discos ZIP), capazes de armazenar cem megabytes de dados.

33 KIT MULTIMIDIA ACESSÓRIOS

34 SCANNER É um equipamento eletrônico responsável por digitalizar imagens, fotos e textos para o computador. Assim, ele é um dispositivo de entrada de informações.

35 ESTABILIZADOR Equipamento destinado a alimentar os equipamentos eletro-eletrônicos a ele acoplados com energia elétrica estabilizada na voltagem requerida (geralmente 110 ou 220 volts). Pode ter acessoriamente funções de transformador e filtro de linha, mas o equipamento em si não se destina a proteger os equipamentos contra falta de energia.

36 NO BREAK É um dispositivo que oferece uma proteção extra ao seu equipamento. No caso da falta de energia elétrica, o no-break continua alimentando o seu micro durante o tempo necessário para que você salve o seu trabalho. O no-break não deve ser usado para ficar usando o computador enquanto não há luz, mas sim para dar a oportunidade de salvar o seu trabalho e então desligar o micro.

37 IMPRESSORAS Dispositivo de saída de informação, imprimi textos e desenhos. Alguns exemplos: Impressora Matricial Impressora Jato de Tinta Impressora Laser Impressora Plotter Impressora Multifuncional

38 SOFTWARE Os programas podem ser divididos em:  Sistema Operacional  Aplicativos  Programas de Desenvolvimento

39 Sistema Operacional: faz a integração do usuário com o computador. Tem a função de administrar recursos tais como: impressoras e discos, além de executar programas.  Exemplos: Windows, Linux e Unix.

40 Programas de Desenvolvimento: são os programas utilizados para a criação de páginas para a Internet ou programas específicos para clínicas, supermercados e outras empresas.  Exemplos: Fortran, Cobol, Clipper, Pascal, Delphi, Java. Aplicativos: são os programas que utilizamos, para realizar nossas tarefas no dia-a-dia. Os editores de textos, planilhas eletrônicas, banco de dados, editores gráficos.  Exemplos: Word, Excel, Access, Corel Draw.

41 O COMPUTADOR


Carregar ppt "SENAC DISCIPLINA: IPD CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google