A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Declínio do modelo feudal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Declínio do modelo feudal"— Transcrição da apresentação:

1 Declínio do modelo feudal
Baixa Idade Média Declínio do modelo feudal

2 Primeira fase: Séculos XI - XIII
Aperfeiçoamento da produção agrícola; Crescimento demográfico; Expansão territorial – Cruzadas; Renascimento comercial: - feiras - hansas ou ligas – mercados medievais Renascimento urbano; Surgimento e consolidação da classe burguesa.

3 Segunda Fase: Séculos XIV-XV
Fome; Peste Negra; Guerra dos Cem Anos.

4 Economia Medieval A economia medieval baseou-se em uma produção agrícola de subsistência No entanto, isso não significa que inexistisse o comércio nem a indústria. A existência de artesãos e comerciantes asseguraram a existência de uma circulação de mercadorias na Europa Medieval

5 A Burguesia As pessoas que asseguravam a existência do comércio na Europa medieval habitavam os burgos, lugares fortificados que impulsionavam a retomada da vida urbana. O estilo de vida dos burgueses mostrava-se bem diferente daquele que ocorria dentro dos feudos. As atividades dos burgueses estariam entre os fatores responsáveis pelo declínio do modelo feudal. No início, os burgos surgiram em locais estratégicos, próximos ou até dentro de feudos, sob controle dos nobres.Com o passar do tempo puderam comprar sua autonomia.

6 Declínio do mundo feudal
O declínio do modelo feudal ocorre em função da prosperidade vivida na primeira fase da Baixa Idade Média. Os avanços tecnológicos, a prosperidade econômica e a expansão territorial marcaram uma era que não se enquadraria mais nos modelos feudais.

7 Comércio, burguesia e lucros
O aparecimento de banqueiros agitou o comércio medieval.

8 As Cruzadas As Cruzadas consistiram em expedições guerreiras estimuladas pelo papado com vistas à conquista da Terra Santa que há séculos estavam sob o domínio muçulmano. Atrelado ao sentido religioso estava os interesses da burguesia em comercializar e da nobreza e clero em conquistar mais terras para ampliar seu poder.

9 Urbano II convoca as Cruzada
As Cruzadas Foram convocadas no século XI pelo Papa Urbano II. Os que dela participaram eram chamados cruzados e recebiam uma indulgência especial – o perdão de seus pecados. Foram 8 cruzadas oficiais. Outras ocorreram de caráter particular e não foram reconhecidas pela Igreja. Urbano II convoca as Cruzada

10 Cruzadas: Mapa

11 A Reconquista Ao mesmo tempo em que haviam as guerras para retomada da Terra Santa na Palestina; no Ocidente os reis Europeus tentavam retomar a Península Ibérica.

12 Cruzadas ao Ocidente: Reconquista

13 Conseqüências das cruzadas
Desestruturação do mundo feudal Contato entre europeus – bizantinos – muçulmanos Intensificação do comércio – reabertura do Mediterrâneo Avanço das cidades italianas de Gênova e Veneza Ampliação do poder real

14 O Regresso das Cruzadas


Carregar ppt "Declínio do modelo feudal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google