A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 8: Pesquisa-ação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 8: Pesquisa-ação."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 8: Pesquisa-ação

2

3 Pesquisa-ação: definição

4 Pesquisa-ação: elementos fundamentais
É um método de pesquisa participativa e qualitativa; Busca solucionar um problema real; Necessária participação dos envolvidos, seja no diagnóstico da situação, mas sobretudo na elaboração do plano de ação; Intervenção dos problemas sob observação; Visa a mudança social.

5 Aspectos históricos O termo pesquisa-ação se originou na psicologia social, cunhada por Kurt Lewin na década de quarenta nos Estados Unidos (HAGUETTE, 1987). PP (AL) e PA (Europa)

6 Finalidade Segundo Thiollent (2000):
Sua utilização busca mudança, no sentido de melhorar a situação problema, seja no sentido da compreensão dos participantes, de suas práticas ou da situação onde se encontra o problema a ser melhorado. Sua base empírica é conhecida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

7 PESQUISA CIENTÍFICA “TRADICIONAL”
Diferenças? PESQUISA AÇÃO X PESQUISA CIENTÍFICA “TRADICIONAL”

8 Pesquisa-ação: Metodologia de pesquisa critica a metodologia tradicional das ciências sociais. Remete a necessidade de inserção do pesquisador no meio e a participação efetiva da população pesquisada no processo de geração de conhecimento. Processo de educação coletiva; Principio ético de que a ciência não pode ser apropriada por grupos dominantes, mas sim socializada no seu processo de produção e de seus usos.

9 Pesquisa-ação: Em outras palavras...
Ciência libertadora: deverá levar sempre ao desvelamento dos mecanismos de exploração, à consciência libertadora e à luta pela transformação. Em outras palavras... Princípio de que a ação educativa levará à luta pela transformação libertadora, atingindo as estruturas sociais emperradas pelo capitalismo depredador das sociedades dependentes subdesenvolvidas.

10 Pesquisa ação e observação participante:
diferenças?

11

12

13 Tipos de pesquisa-ação:
Pesquisa-ação de diagnóstico (elaborar planos de ação solicitados); Pesquisa-ação participante (envolve os membros da comunidade ameaçada); Pesquisa-ação empírica (acumular dados de trabalho diário em grupos sociais semelhantes); Pesquisa-ação experimental (próximo da perspectiva de cientificidade tradicional).

14 Resumo para a plêiade de definições...
0 a 4:35)

15 Ciclo da pesquisa ação:

16

17 Etapas de Organização e Procedimentos
Planejamento Ação Monitoramento Avaliação

18 Etapas de Organização e Procedimentos
PLANEJAMENTO (para que o projeto): contexto; diagnóstico; propósito; problema; definição de metas e objetivos; o que fazer e como fazer para alcance de tais metas e objetivos. Atenção ao diagnóstico: coleta de dados; análise de dados = ambos também de caráter participativo e colaborativo; AÇÃO (como): elaboração do plano de ação; execução do plano de ação; MONITORAMENTO: execução do plano de ação; produção de novas informações; AVALIAÇÃO: rever e reavaliar processos e decisões; reelaborar outro plano de ação? MÉTODO VOLTADO PARA A AÇÃO (intervenção com cooperação e participação). Ampla e explícita interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada Em todas as etapas.

19 Etapas de Organização e Procedimentos
- Da interação resulta a ordem de prioridade dos problemas a serem pesquisados e das soluções a serem encaminhadas sob forma de ação concreta; hierarquização de problemas e de ações; - O objeto de investigação é constituído pela situação social e pelos problemas de diferentes natureza encontrados na situação; Há, durante o processo, um acompanhamento das decisões, ações e de toda a atividade intencional dos atores da situação; A pesquisa não se limita a uma forma de ação (risco de ativismo): pretende-se aumentar o conhecimento dos pesquisadores e o conhecimento ou o “nível de consciência” das pessoas e grupos considerados (difícil equilíbrio entre as partes: pesquisa e ação); .

20 Exemplos aplicação da PA:
1) PAPESCA 2) Censo Hospitalar

21 Conclusões: A PA (e também a PP) não representa uma alternativa ao método tradicional de produção do conhecimento; trata-se de um método que deve ser adotado tendo em vista determinado problema, quase sempre vinculado à dominação, nas suas mais variadas formas (Haguette, 1987), e com intenção de mudança social.

22 Conclusões:

23 Relatório de Apresentação do Exercício (todos os itens são obrigatórios):
Cada grupo procura um artigo na área da nutrição e que tenha trabalhado com PA e faça a seguinte síntese: 1) Qual definição de PA utilizada pelo artigo? 2) Qual o problema identificado? E como e/ou por quem foi identificado? 3) Quem propôs a PA? 4) Quais as principais etapas realizadas (planejamento; ação; monitoramento; avaliação)? 5) Objetivos inicialmente traçados pela PA foram atingidos? Qual a reflexão que o/s autor/es faz/em a este respeito?  Obs. Anexar o artigo consultado (na íntegra).


Carregar ppt "Aula 8: Pesquisa-ação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google