Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarco Antônio de Lacerda Pereira Alterado mais de 7 anos atrás
2
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás
3
s usamwaiard@hotmail.com
4
Palavras-chaves: alfabetização- letramento-ensino- escrita-leitura
5
A atividade propõe a reflexão sobre as estratégias de leitura e a importância dos agrupamentos produtivos de modo a valorizar a heterogeneidade presente nas salas de aula.
6
Objetivo: definir o significado do termo letramento e contextualizá-lo, estabelecendo sua relação com a alfabetização e a importância do entendimento do professor à cerca desse tema para assim, auxiliar e promover o desenvolvimento de um indivíduo realmente letrado e alfabetizado.
7
Conteúdo: -Compreensão e utilização dos fundamentos dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita; - Aquisição da leitura e escrita dentro da abordagem sócio construtivista; -Identificação das estratégias de leitura,letramento e suas dimensões,conceitos e metodologia.
8
Metodologia, recursos e técnicas: -Pesquisas, estudos dirigidos, exibição de filmes com posterior análise e reflexão, leitura de textos relacionados à aquisição da leitura e escrita, debates e discussões -Textos, livros, data show, filmes -Formar grupos para que analisem e reflitam sobre o que será proposto
9
Avaliação: Avaliação será formativa – através do diagnóstico inicial acerca dos conhecimentos prévios dos alunos sobre alfabetização, de atividades que serão realizadas ao longo dos dias, de forma a sistematizar os conhecimentos construídos no processo de ensino e aprendizagem, recuperando a todo instante os conteúdos que não tenham ficado claro aos alunos.
10
Os critérios para avaliação dos alunos serão: a participação e envolvimento nas discussões em sala de aula, nos trabalhos e pesquisas, a assiduidade, as avaliações parciais e a atuação interdisciplinar.
11
Conclusão: O tema tem total importância na vida de todos nós, tanto que é necessário analisar as implicações que o conceito de letramento traz para a alfabetização.
12
Referências Bibliográficas: - SOARES, M.. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. -CAGLIARI, L. C.. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 2005. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério) -FERREIRO, Emilia. e TEBERROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.