A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD 2005-2006 Espírito Santo – maio 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD 2005-2006 Espírito Santo – maio 2006."— Transcrição da apresentação:

1 Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD 2005-2006 Espírito Santo – maio 2006

2 Os Regionais Norte – setembro/2005 – Palmas/TONorte – setembro/2005 – Palmas/TO Prof. Alberto Damasceno – UFPA Nordeste – novembro/2005 – Natal/RNNordeste – novembro/2005 – Natal/RN Prof. Betânia Ramalho – UFRN Sudeste – dezembro/2005 – Rio de Janeiro/RJSudeste – dezembro/2005 – Rio de Janeiro/RJ Prof. Bertha Reis do Valle - UERJ Sul – março/2006 – Maringá/PRSul – março/2006 – Maringá/PR Prof. Lea das Graças Camargos Anastasiou Centro-Oeste – abril/2006 – Goiânia/GOCentro-Oeste – abril/2006 – Goiânia/GO Prof. José Carlos Libâneo – UCG

3 SÍNTESE DiagnósticoDiagnóstico DesafiosDesafios ProposiçõesProposições

4 Diagnóstico A formação do professor para o exercício da docência nas Universidades é dada em nível de pós-graduação (art. 66 da LDB), em programas de mestrado e doutorado, que não oferecem a formação específica em educação.A formação do professor para o exercício da docência nas Universidades é dada em nível de pós-graduação (art. 66 da LDB), em programas de mestrado e doutorado, que não oferecem a formação específica em educação. Tem formação em área específica e domina os saberes dessa área.Tem formação em área específica e domina os saberes dessa área. Dorme profissional de uma área e acorda professor, sem formação inicial e, muitas vezes, nem continuada para a docência.Dorme profissional de uma área e acorda professor, sem formação inicial e, muitas vezes, nem continuada para a docência. Trabalha com uma herança pedagógica dos cursos de bacharelado: usa os modelos de professores que teve.Trabalha com uma herança pedagógica dos cursos de bacharelado: usa os modelos de professores que teve. Realiza trabalho individual e isolado, a partir de uma ementa, sem maiores discussões entre docentes do curso.Realiza trabalho individual e isolado, a partir de uma ementa, sem maiores discussões entre docentes do curso. O trabalho docente, muitas vezes, não é objeto de acompanhamento ou avaliação.O trabalho docente, muitas vezes, não é objeto de acompanhamento ou avaliação.

5 Diagnóstico Atividade docente é menos valorizada que a pesquisa ou extensão.Atividade docente é menos valorizada que a pesquisa ou extensão. O coletivo de professores não atua como categoria profissional. Inexistem associações de classe.O coletivo de professores não atua como categoria profissional. Inexistem associações de classe. Há desconhecimento de um código de ética da profissão.Há desconhecimento de um código de ética da profissão. A docência muitas vezes é encarada como uma ocupação e não uma profissão.A docência muitas vezes é encarada como uma ocupação e não uma profissão. As universidades não conhecem a sala de aula (o que se passa lá dentro).As universidades não conhecem a sala de aula (o que se passa lá dentro). Cada país parece possuir uma construção própria da cultura da sala de aula. Não há um único modelo.Cada país parece possuir uma construção própria da cultura da sala de aula. Não há um único modelo.

6 Desafios O professor precisa entender o que é aprender, como isso ocorre, o que é aprendizagem significativa.O professor precisa entender o que é aprender, como isso ocorre, o que é aprendizagem significativa. Promover uma forte articulação com a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação para Implementação de programas que ultrapassem a formação docente em disciplinas isoladas.Promover uma forte articulação com a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação para Implementação de programas que ultrapassem a formação docente em disciplinas isoladas. Que tipo de conteúdo deveria ser selecionado para se ter a formação capaz de construir as competências requeridas?Que tipo de conteúdo deveria ser selecionado para se ter a formação capaz de construir as competências requeridas? –como organizar e dirigir situações de aprendizagem? –como administrar a progressão da aprendizagem? –como conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação? –como envolver o aluno em sua aprendizagem e em seu trabalho? –como incentivar o trabalho em equipe? –qual deve ser a participação da administração da unidade/instituição? –como utilizar as novas tecnologias, em que medida, com que fim? –como enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão? –como administrar sua própria formação continuada?

7 Proposições Ação Política junto ao governo: Buscar diálogo com a CAPES, para que seja ampliado o foco da formação docente também para a qualidade de sua atuação em sala de aula. Esta ação pode ser feita através da criação de programas próprios de formação didático-pedagógica ou oferecendo financiamento para programas de pesquisas que visem a melhoria da qualidade na docência superior. Também podem ser alterados seus critérios de avaliação dos cursos, incluindo este requisito como um dos indicadores.Buscar diálogo com a CAPES, para que seja ampliado o foco da formação docente também para a qualidade de sua atuação em sala de aula. Esta ação pode ser feita através da criação de programas próprios de formação didático-pedagógica ou oferecendo financiamento para programas de pesquisas que visem a melhoria da qualidade na docência superior. Também podem ser alterados seus critérios de avaliação dos cursos, incluindo este requisito como um dos indicadores. É desejável a discussão e elaboração de uma Política Nacional de Formação de Docentes para o Ensino Superior.É desejável a discussão e elaboração de uma Política Nacional de Formação de Docentes para o Ensino Superior.

8 Proposições Ações nas Universidades As Universidades públicas podem se valer do estágio probatório para exigir dos novos professores a sua participação em Curso de Formação didático-pedagógica.As Universidades públicas podem se valer do estágio probatório para exigir dos novos professores a sua participação em Curso de Formação didático-pedagógica. Elaborar políticas de valorização da atuação do professor em sala de aula: pontuação para fins de promoção ou contratação.Elaborar políticas de valorização da atuação do professor em sala de aula: pontuação para fins de promoção ou contratação. Instituir um serviço de apoio pedagógico ao exercício da docência: cursos de capacitação (à distância, se necessário), seminários, publicações, etc.Instituir um serviço de apoio pedagógico ao exercício da docência: cursos de capacitação (à distância, se necessário), seminários, publicações, etc. Oferecer linhas de financiamento para projetos de pesquisa voltados para a melhoria da qualidade do ensino e promover ensino com pesquisa, e não ensino para a pesquisa.Oferecer linhas de financiamento para projetos de pesquisa voltados para a melhoria da qualidade do ensino e promover ensino com pesquisa, e não ensino para a pesquisa. A aproximação da gestão das rotinas acadêmicas ao pedagógico.A aproximação da gestão das rotinas acadêmicas ao pedagógico.

9 Proposições O plano de curso pode se tornar um instrumento estratégico para o acompanhamento institucional da atuação do professor, seja através da análise de sua metodologia e estratégias de ensino, seja através do uso apropriado da avaliação ou da adequação da bibliografia.O plano de curso pode se tornar um instrumento estratégico para o acompanhamento institucional da atuação do professor, seja através da análise de sua metodologia e estratégias de ensino, seja através do uso apropriado da avaliação ou da adequação da bibliografia. Os exemplos de experiências bem sucedidas devem ser divulgados no site do FORGRAD; as Universidades podem faze-lo em sua intranet para conhecimento e valorização das iniciativas de seus professores. Estas são formas de visibilidade e reconhecimento do trabalho docente.Os exemplos de experiências bem sucedidas devem ser divulgados no site do FORGRAD; as Universidades podem faze-lo em sua intranet para conhecimento e valorização das iniciativas de seus professores. Estas são formas de visibilidade e reconhecimento do trabalho docente. A troca de experiências entre professores de diversas áreas e mapeamento de experiências positivas.A troca de experiências entre professores de diversas áreas e mapeamento de experiências positivas. Investir em processos de formação contínua do docente do ensino superior. Por exemplo com a criação do ateliê de ensino (entendendo-se a sala de aula como um salão de artes) para: formação pedagógica dos monitores; formação para os professores em estágio probatório, prolongando-se com a educação continuada; destacar as experiências exitosas de ensino e socializá-las; formação de gestores e servidores técnico-administrativos.Investir em processos de formação contínua do docente do ensino superior. Por exemplo com a criação do ateliê de ensino (entendendo-se a sala de aula como um salão de artes) para: formação pedagógica dos monitores; formação para os professores em estágio probatório, prolongando-se com a educação continuada; destacar as experiências exitosas de ensino e socializá-las; formação de gestores e servidores técnico-administrativos.

10 Proposições Para o processo de formação continuada: A formação docente passa necessariamente pela discussão do projeto político pedagógico do curso.A formação docente passa necessariamente pela discussão do projeto político pedagógico do curso. É necessário ouvir o aluno.É necessário ouvir o aluno. O pedagogo pode mostrar aos colegas que há um vínculo entre o que o professor ensina e os procedimentos pedagógicos partindo dos princípios da ciência do professor.O pedagogo pode mostrar aos colegas que há um vínculo entre o que o professor ensina e os procedimentos pedagógicos partindo dos princípios da ciência do professor. Estimular práticas de estudo independente e progressiva autonomia pessoal e intelectual do estudante.Estimular práticas de estudo independente e progressiva autonomia pessoal e intelectual do estudante. Encorajar o aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar/ à experiência profissional relevante para a área de formação.Encorajar o aproveitamento do conhecimento, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar/ à experiência profissional relevante para a área de formação. Articular teoria com a prática; praticar a pesquisa individual e coletiva; organizar os estágios e a participação em atividades de extensão / como parte da carga horária.Articular teoria com a prática; praticar a pesquisa individual e coletiva; organizar os estágios e a participação em atividades de extensão / como parte da carga horária. revisão da aula expositiva como única ou melhor forma, praticando: ensino por problemas, ensino com pesquisa, eixos integrativos, estudos de meio, projetos integrados de trabalho, centros de interesse ( Zabalza, 1998 e 2002).revisão da aula expositiva como única ou melhor forma, praticando: ensino por problemas, ensino com pesquisa, eixos integrativos, estudos de meio, projetos integrados de trabalho, centros de interesse ( Zabalza, 1998 e 2002).


Carregar ppt "Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD 2005-2006 Espírito Santo – maio 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google