A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: 2377922 GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: 7962031 LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: 8059059 PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: 2377922 GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: 7962031 LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: 8059059 PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS."— Transcrição da apresentação:

1 ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: 2377922 GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: 7962031 LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: 8059059 PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS Ciência, tecnologia e sociedade Metodologia de Pesquisa e Redação Científica

2 Número de artigos por revista Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis

3 Ciência e Cognição

4

5

6 Publicações por ano

7 Quantidade total de artigos por revista

8 Primeiro artigo Título: Professor de Matemática: saber em formação movente Autores: Roselaine Machado Albernaz e Cynthia Farina Revista: Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis Edição: V. 7, n.1, 2010 Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/vie w/1807-1384.2010v7n1p302/13098 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/vie w/1807-1384.2010v7n1p302/13098

9 Objetivo  Problematizar os descompassos e as novas solicitações que fazem aos professores sobre os novos riscos e desafios no ensino nos dias atuais.

10 Metodologia  Partindo de um conto o texto enfatiza a formação dos professores.  Conto: mistura de realidade e ficção.  Indagações sobre os processos de formação do saber através da historia.  Refletir sobre sua formação e o que acredita ser a verdade.  Sociedade globalizada, capitalismo mundial integrado.  Estar conectado, ter acesso instantâneo a todo tipo de informação.  Multiplicidade de possibilidades, novas mídias e tecnologias.

11 Resultado  Disponibilizar outras formas de se pensar a formação dos professores e a integração de outros campos do conhecimento.

12 Conclusão  A formação e os saberes que constituem o professor mais suas experiências, no que se passa em seu entorno e o afeta, possibilita inventar outras formas de se relacionar, tornando os professores mais abertos e sensíveis aos acontecimentos da própria sala de aula e como trabalhar a matemática e produzir sentido no ensino e aprendizado no cotidiano escolar.

13 Segundo artigo Título: Análise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos Autores: Vânia Gomes Zuin, Denise e de Freitas, Márcia R. G. de Oliveira, Christiana Andréa Vianna Prudêncio Revista: Ciência e Cognição Edição: V. 3, n.1, p. 56-64, 2008 Site: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article /view/692/469 http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article /view/692/469

14  Produção de materiais didáticos para ensino de ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Objetivo

15 Metodologia  O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) oferece kits didáticos que busca acompanhar a tendência educacional do movimento de inovação curricular CTS.

16 Resultado  A utilização dos kits em sala de aula, principalmente os kits de biologia e química, cujo foram os mais procurados pelos professores, mostra simplicidade de o aluno entender o conteúdo didático na prática.

17 Conclusão  Os novos materiais didáticos estimulam melhor entendimento disciplinar do aluno, além de estimular o trabalho em grupo científico não padrão, ou seja, fora do campo acadêmico, voltada a perspectiva CTS.

18 Terceiro artigo Título: Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio Autores: Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira, Walter Antônio Bazzo. Revista: Ciência & Educação Edição: V.13, n. 1, p.71-84, 2007 Site: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516- 73132007000100005&script=sci_arttexthttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516- 73132007000100005&script=sci_arttext

19 Objetivo  Introduzir mais atenção ao enfoque ciência, tecnologia e sociedade para o contexto do ensino médio.

20 Metodologia  Introdução do CTS no conteúdo das disciplinas de ciências;  A ciência vista por meio de CTS;  CTS puro.

21 Resultado  Espera-se com a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico- tecnológico.

22 Conclusão  Inserir os estudos CTS é essencial para viver em uma sociedade moderna e tecnológica como a nossa.Além de abrir várias perspectivas com a utilização do enfoque CTS. Devido aos objetivos e as propostas de estratégias que apresenta,pois ele poderá contribuir no questionamento e na crítica do aluno e também de outros conhecimentos.

23 Conclusão geral  Com isso vemos que é uma forma de inovar a formação, seja no meio acadêmico como educadores e alunos como também fora no desenvolvimento humano. Isso serve como um preparo para sociedade, pois além de ter o acesso a esses conhecimentos, o educando precisa entender e saber onde implica e quais são as conseqüências diante dos problemas.


Carregar ppt "ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: 2377922 GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: 7962031 LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: 8059059 PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google