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Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.

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1 Classes abertas de palavras Porto Editora

2 As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente novos membros. As classes abertas de palavras são… nomes advérbios interjeições verbos adjetivos

3 Porto Editora Subclasses do nome Nome próprio – designa seres/referentes individuais. Ex.: Ana, Beja Nome comum – designa seres/entidades não individualizados. Ex.: árvore, coragem, farinha contável – admite ser contado ou pluralizado. Ex.: árvore, lápis não contável coletivo – aplica-se a um conjunto de objetos ou entidades do mesmo tipo, não admitindo ser contado ou pluralizado. Ex.: fauna, flora não contável – indica objetos ou entidades que não se podem decompor em partes individualizadas. Ex.: coragem, farinha contável coletivo – aplica-se a um conjunto de objetos ou entidades do mesmo tipo, admitindo ser contado ou pluralizado. Ex.: pomar, alcateia

4 Porto Editora Subclasses do verbo Verbo principal – designa uma ação, acontecimento ou estado. transitivo indireto – exige um sujeito e um CI ou CO. Ex.: A Maria telefonou aos primos. / A Marta voltou de férias. intransitivo – exige um sujeito, mas não seleciona nenhum complemento. Ex.: O Francisco dorme. transitivo direto – exige um sujeito e um CD. Ex.: A Ana come a sopa.

5 Porto Editora Subclasses do verbo Verbo principal – designa uma ação, acontecimento ou estado. transitivo direto e indireto – exige um sujeito e dois complementos: CD e CI ou CO. Ex.: O José escreveu uma carta ao diretor. A seguir pô-la no correio. Transitivo-predicativo – exige um sujeito, um CD e um predicativo do CD. Ex.: Os alunos elegeram a Ana delegada de turma.

6 Porto Editora Subclasses do verbo Verbo copulativo – relaciona o sujeito da frase com o predicativo do sujeito. Ex.: Durante o jantar, os convivas estiveram animados. Verbos copulativos mais usuais: ser andar permanecer parecer continuar ficar estar tornar-se revelar-se

7 Porto Editora Subclasses do verbo Verbo auxiliar – acompanha o verbo principal ou o verbo copulativo e forma com ele um complexo verbal. Temporal – transmite a ideia de tempo. Ex.: Eu vou pintar a casa. Modal – transmite a ideia de obrigação, possibilidade, probabilidade... Ex.: Tens de vir comigo visitar a avó. (obrigação) Pode ser que hoje vá a tua casa. (possibilidade) Deve haver mais livros aqui. (probabilidade)

8 Porto Editora Subclasses do verbo Verbo auxiliar – acompanha o verbo principal ou o verbo copulativo e forma com ele um complexo verbal. Tempos compostos – verbos ter e haver seguidos do verbo principal no particípio passado. Ex.: O João tem estudado muito. Passiva – verbo ser seguido do verbo principal no particípio passado. Ex.: O livro foi lido pelo aluno.

9 Porto Editora Subclasses do adjetivo Adjetivo qualificativo – atribui uma qualidade/atributo a um nome; ocorre normalmente depois do nome, embora possa antecedê-lo; admite variação em grau. Ex.: raposa astuta, astuta raposa, raposa muito astuta, raposa astutíssima Adjetivo relacional – deriva de um nome e coloca-se depois deste; não admite variação em grau. Ex.: ambiente familiar, mesa quadrada Adjetivo numeral – indica ordem ou sucessão; geralmente antecede o nome. Ex.: primeiro aluno

10 Porto Editora Subclasses do advérbio: valores semânticos Subclasses do advérbio: valores semânticos Advérbio de afirmação – utiliza-se em respostas a frases interrogativas e para transmitir ou reforçar a afirmação de uma ideia. Ex.: sim Advérbio de negação – atribui valor negativo à frase. Ex.: não Advérbio de quantidade e grau – transmite informação sobre a quantidade e o grau. Ex.: muito, pouco, mais, menos, bastante, demasiado…

11 Porto Editora Advérbio de frase – transmite informações sobre o ponto de vista do falante, domínio ou área do saber. Ex.: felizmente, alegadamente, matematicamente… Advérbio de predicado – transmite informações sobre o modo, tempo e o lugar). Ex.: ontem, ali, cá, bem, mal, agradavelmente… Advérbio de inclusão ou exclusão – indica se o constituinte que modifica se inclui ou não num dado conjunto. Ex.: até, mesmo, também, apenas, só, exceto… Subclasses do advérbio: valores semânticos Subclasses do advérbio: valores semânticos

12 Porto Editora Subclasses do advérbio : funções Advérbio interrogativo – identifica o que se interroga numa pergunta. Ex.: onde, quando, como, porque… Advérbio conectivo – estabelece uma ligação entre elementos frásicos ou entre frases. Ex.: primeiramente, consequentemente, contudo, porém, todavia, portanto

13 Porto Editora Locução adverbial – conjunto de duas ou mais palavras introduzido por uma preposição que funciona como um advérbio. Ex.: de novo, em silêncio, na verdade, com cuidado…

14 Porto Editora Tem uma função emotiva, podendo transmitir diferentes informações: Interjeição  aplauso Ex.: bravo!, bis!...  alegria Ex.: ah!, oh!...  desejo Ex.: oxalá!...  dor Ex.: ai!, ui!...

15 Porto Editora Interjeição  espanto/surpresa Ex.: ah!...  incentivo Ex.: eia!, vamos!...  invocação Ex.: ó!, psst!...  silêncio Ex.: psiu!, silêncio!...


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