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Prof. Thales Castro.  Histórico  Vantagens & Desvantagens  DFD’s  Exercício.

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Apresentação em tema: "Prof. Thales Castro.  Histórico  Vantagens & Desvantagens  DFD’s  Exercício."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Thales Castro

2  Histórico  Vantagens & Desvantagens  DFD’s  Exercício

3  Antes da década de 70, documentação complexa  Documentação através de narrativas  Textos longos

4  Problemas: ◦ Monolíticos: necessário ler todo documento para entender. Dificuldade de compreensão de parte do sistema ◦ Redundante: dificuldade de atualizar e rever documento pode gerar inconsistência

5  Problemas: ◦ Ambíguos: usuários, analistas, projetistas e programadores podem ter interpretações diferentes do mesmo documento ◦ Manutenção Extremamente Complicada: documentação pode se tornar obsoleta antes mesmo do final do projeto

6  Consequências: ◦ Documentação inadequada: não se tem idéia do que faz o sistema até mesmo pela saída de analistas e desenvolvedores ◦ Código elegível, mas sua documentação...: utilizava-se programação estruturada, mas necessário evolução na forma de documentação do sistema

7  Necessidade de evolução da especificação técnica: ◦ Gráfica ◦ Particionada ◦ Sem Redundância

8  Conjunto de técnicas e ferramentas cujo objetivo é auxiliar na análise e definição de sistemas  Conceito fundamental  construção de um modelo do sistema utilizando técnicas gráficas  A metodologia envolve a construção “top-down” do sistema por refinamentos sucessivos  Não é um método único aplicado constantemente por todos que a usam   Foi e ainda é um método de modelagem de requisitos amplamente usado

9  Documentação Técnica do sistema, utilizando basicamente: ◦ DFD’s: Diagramas de Fluxo de Dados ◦ DTE’s: Diagramas de Transição de Estados ◦ DER’s: Diagramas de Entidade-Relacionamento ◦ DD’s: Dicionário de Dados

10  DFD’s ◦ Visualização do fluxo de informações do sistema  DTE’s ◦ Visualização da transição de estados  DER’s ◦ Visualização do relacionamento dos dados  DD’s ◦ Visualização da especificação das informações do sistema GRANDE VANTAGEM: INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS DIAGRAMAS

11  Surgimento de ferramentas para criação de diagramas ◦ Trabalho “artístico” para criar os diagramas ◦ Diagramas elaborados na fase de análise

12  Algumas desvantagens: ◦ Politicamente Perigosa: gastar muito tempo com documentação que não gera código e que possivelmente vai ser descontinuado ◦ Vaga distinção modelos lógico/físico:  Lógico => modelo essencial (essência do sistema)  Físico => implementação (aspectos tecnológicos) ◦ Carência de técnicas de modelagem de tempo real: introdução dos DTE’s

13  Algumas desvantagens: ◦ Manutenção dos diagramas:  Muitas modificações durante a análise  Analista deixava diagrama desatualizado  Analistas e projetistas não mantinham os diagramas atualizados ◦ Verificação de consistências:  Feita de forma manual (inspeções visuais)

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15  Principal técnica de modelação funcional  Modelagem de sistemas como rede de processos funcionais, interligados por “dutos” e utilizando “tanques de armazenamentos”  Pode ser utilizado para descrever processos computadorizados e não-computadorizados

16 fluxo de informação transformações  Técnica gráfica que descreve o fluxo de informação e as transformações que são aplicadas à medida que os dados se movimentam da entrada para a saída Um sistema baseado em computador é representado como uma transformação de informação

17  Outras terminologias: ◦ Diagrama de Bolhas ◦ Modelo de Processo ◦ Diagrama de Fluxo de Trabalho ◦ Modelo Funcional  Composto por: ◦ Processos ◦ Fluxos de Dados ◦ Depósito de Dados (tanques de armazenamento) ◦ Entidades Externas

18 Depósito de dados Entidade externa Processo Fluxo de dados

19  Representa um transformador de fluxos(informações) de entrada em fluxos de saída  Reside dentro dos limites do sistema a ser modelado  Nome do processo deve descrever sua funcionalidade  Também conhecido como bolha, função ou transformação Processo Exemplos de Processo: Uma representante de vendas computando descontos Um procedimento de cartão de controle Uma combinação de atividades manuais e automatizadas

20 Gerar Desconto EXEMPLOS: Imprimir Etiqueta Calcular Comissão Realizar Saque Cadastrar Aluno

21  Representam caminhos por onde os dados passam  Representados por setas que indicam o destino do dado  Possuem nomes que devem constar no dicionário  Não modifica os dados durante o transporte  Transportam os dados entre os elementos do DFD: ◦ Processo  Processo ◦ Entidade Externa  Processo ◦ Depósito de Dados  Processo Fluxo de dados Fluxos Internos Fluxos Externos Fluxos Acesso Memória

22  Cada fluxo deve ter um único nome  O nome deve identificar os dados transportados  Exemplo: Validar Número de telefone Número de Telefone Número-de- telefone-inválido Número-de- telefone-válido

23 Representa um repositório de dados que são armazenados para serem usados em um ou mais processos. Pode representar qualquer repositório, desde um arquivo de pastas em papel a um banco de dados relacional [ID] Depósito de dados

24 Nomenclatura: Deve estar sempre no plural Pode receber o nome do fluxo de dados Ideal ter um identificador do depósito Exemplo Validar Número de telefone Número de Telefone Número-de- telefone-inválido Número-de- telefone-válido [D1] Telefones Válidos [D2] Telefones Inválidos

25  Também chamados de Terminadores  Representa um produtor ou consumidor de informações que resida fora dos limites do sistema a ser modelado  Normalmente um sistema, pessoa, grupo de pessoas ou uma organização externa Exemplos de Entidade Externa: Clientes Empregados Fornecedores Departamento de Contas Receita Federal, etc... Entidade externa

26  Nomenclatura: ◦ No plural quando se referir a um grupo de pessoas ◦ Deve conter o nome da organização externa ◦ Deve conter a palavra sistema quando se referir a outro sistema externo  Exemplos: Sistema da Receita Federal Diretoria de Negócios Clientes

27 Processar Pedido dados de cliente Pedidos Cliente [D1] Clientes Dados do pedido Dados dos livros Faturas com pedidos [D2] Livros [D3] Pedidos Transformação das informações Depositando informações Consultando informações

28  Algumas diretrizes auxiliam a criar um bom DFD: ◦ DFD’s corretos (não incompletos ou inconsistentes) ◦ DFD’s agradáveis (facilmente explorados pelo cliente)

29  Escolher nomes significativos ◦ Evitar escolher processos com nome “Fazer Serviço”, “Processar”, etc...  Numerar Processos ◦ Permite localizar os processos no diagrama ◦ Facilita a identificação de processos para uma “explosão” (níveis de DFD)

30  Diagramas esteticamente agradáveis ◦ Consistência dos elementos (tamanho e forma)  Posição dos elementos ◦ Processo origem deve ficar à esquerda ou acima do processo de destino ◦ Depósito de dados devem ser distribuidos no meio do desenho ◦ Entidades externas na borda do desenho  Entrada -> Esquerda ou acima  Saída -> Direita ou abaixo

31  Evitar DFD’s complexos ◦ Evitar muitos elementos no diagrama ◦ Deve caber facilmente em uma página ◦ Deve ser entendido facilmente pelo usuário ◦ Deve modelar corretamente as funções do sistema  Logicamente consistente ◦ “Poços sem fundo” (processos que só recebem entradas) ◦ Geração espontânea (processos que não recebem entrada mas geram saídas)

32  Uma Fábrica de Balas tem seu sistema de vendas baseado em pedidos feitos por seus clientes através de fax, telefone, carta ou através de representantes de vendas que circulam pelos supermercados, bares, mercearias e panificadoras da cidade e região. Para cada pedido é verificado se há quantidade suficiente do produto em estoque para atender imediatamente a solicitação. Se houver, a remessa é feita ao cliente, atualizando o estoque, e é enviada uma cobrança para um dos bancos conveniados, onde o cliente deverá efetuar o pagamento. Quando não houver quantidade suficiente para um atendimento imediato, o pedido será deixado como pendente.

33 Verificar Pedido Dados de estoque Realizar PedidoCliente / Representante Enviar Cobrança Processar Pedido [D1] Produtos Confirmar Pedido Bancos Conveniados Enviar Remessa Atualizar Estoque [D1] Pedidos Pendentes Aguardar Pendência

34  Uma livraria, para atender a seus clientes, recebe diariamente os pedidos de livros dos clientes. Este pedido é analisado para verificar se existe o livro solicitado em estoque. Caso não exista é enviada uma solicitação de compra para o fornecedor do livro no final do dia, contendo todos os pedidos feitos durante aquele dia. Uma vez que a solicitação de compra seja atendida pelo fornecedor, este enviará uma ordem de chegada, com a qual a livraria atualizará o estoque.

35 Prof. Thales Castro thalescastro@gmail.com


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