A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo Ambiental Mozart de Melo Alves Jr.. Representa a fronteira entre o sistema e o ambiente Nosso Sistema Ambiente externo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo Ambiental Mozart de Melo Alves Jr.. Representa a fronteira entre o sistema e o ambiente Nosso Sistema Ambiente externo."— Transcrição da apresentação:

1 Modelo Ambiental Mozart de Melo Alves Jr.

2 Representa a fronteira entre o sistema e o ambiente Nosso Sistema Ambiente externo

3 Ferramentas Utilizadas na Definição do Ambiente 1. Declaração de objetivos. 2. Diagrama de Contexto. 3. Lista de eventos.

4 DECLARAÇÃO DE OBJETIVOS

5 Declaração de Objetivos Descrição textual concisa e breve dos objetivos do sistema. Descrição textual concisa e breve dos objetivos do sistema. Não se destina a dar uma descrição abrangente do sistema. Não se destina a dar uma descrição abrangente do sistema. Exemplo: Exemplo: O propósito do Sistema de Livros da Ed. Ática é manipular todos os detalhes dos pedidos de livros, bem como remessas, faturamento e cobranças a clientes com faturas em atraso. Informações sobre pedidos de livros devem estar disponíveis para outros sistemas, tal como marketing vendas e contabilidade.

6 DIAGRAMA DE CONTEXTO

7 Diagrama de Contexto Segundo Pompilho, Um sistema é aquele em que ele se apresenta como uma única grande função, cercada pelas entidades externas que com ele interagem, por intermédio de fluxos de dados. Segundo Pompilho, Um sistema é aquele em que ele se apresenta como uma única grande função, cercada pelas entidades externas que com ele interagem, por intermédio de fluxos de dados.

8 Passos para construir um Diagrama de Contexto 1. Desenhar um único processo para representar o sistema inteiro. 2. Desenhar todas as entidades externas que se comunicam com o sistema. 3. Para cada entidade externa, desenhar o fluxo de dados que mostra sua comunicação com o sistema.

9 DC – Entidade Externas Não é recomendado ter um nome de uma pessoa e sim o papel que ele desempenha. Não é recomendado ter um nome de uma pessoa e sim o papel que ele desempenha. Não é recomendado utilizar o nome da forma que foi enviado e sim quem enviou. Não é recomendado utilizar o nome da forma que foi enviado e sim quem enviou. CORREIOS CLIENTE correto Fred Encarregado de Remessa correto Para evitar uma entidade externa congestionada, é possível desenhar a entidade externa mais de uma vez.

10 Exemplo de um Diagrama de Contexto Sistema de Vendas CLIENTE FORNECEDOR DEPTO PLANEJAMENTO DEPTO FINANCEIRO Pagto cliente Pedido-cliente Fatura-cliente encomenda Fatura do Fornecedor Pagto Fornecedor Relatório Financeiro Comissão dos Vendedores

11 Evento Mecanismo de Estímulo-Resposta Mecanismo de Estímulo-Resposta SISTEMA Estímulo Resposta

12 Lista de Eventos Estímulos que ocorrem no mundo exterior, aos quais nosso sistema deve responder. Estímulos que ocorrem no mundo exterior, aos quais nosso sistema deve responder. Tipos de Eventos: Tipos de Eventos: Evento Orientado por Fluxo (F); Evento Orientado por Fluxo (F); Evento Temporal (T); Evento Temporal (T); Composição: Composição: Sujeito (Entidade externa) + Verbo + Objeto (Fluxo de Dados) Sujeito (Entidade externa) + Verbo + Objeto (Fluxo de Dados) É HORA + Verbo + Objeto + [CONDIÇÃO] (Temporal) É HORA + Verbo + Objeto + [CONDIÇÃO] (Temporal)

13 Exemplos de Eventos Evento Orientado por Fluxo Evento Orientado por Fluxo Correntista solicita saldo Correntista solicita saldo Correntista altera endereço Correntista altera endereço Caixa efetua movimentação Caixa efetua movimentação Caixa estorna moviementação Caixa estorna moviementação Evento Temporal Evento Temporal É hora de abrir a agência É hora de abrir a agência É hora de emitir extrato É hora de emitir extrato É hora de cobrar juros dos clientes de cheque especial É hora de cobrar juros dos clientes de cheque especial É hora de cancelar contas deficitárias. É hora de cancelar contas deficitárias.

14 Critérios para construção da lista de Eventos Não descrever o evento do ponto de vista do sistema: Não descrever o evento do ponto de vista do sistema: O pedido do cliente é recebido pelo sistema O pedido do cliente é recebido pelo sistema Descrever o evento do ponto de vista do ambiente: Descrever o evento do ponto de vista do ambiente: Cliente entrega pedido Cliente entrega pedido Sujeito Verbo Objeto

15 Ao terminar o modelo Ambiental, verifique: Cada FLUXO DE ENTRADA do Diagrama de Contexto é necessário ao sistema para RECONHECER QUE O EVENTO ACONTECEU. Cada FLUXO DE ENTRADA do Diagrama de Contexto é necessário ao sistema para RECONHECER QUE O EVENTO ACONTECEU. Cada FLUXO DE SAÍDA deve ser uma RESPOSTA a um evento. Cada FLUXO DE SAÍDA deve ser uma RESPOSTA a um evento. Cada evento deve produzir uma saída imediata, ou armazenar dados para serem emitidos como saída posteriormente. Cada evento deve produzir uma saída imediata, ou armazenar dados para serem emitidos como saída posteriormente.

16 Lista de Eventos NºNome do Evento Descrição do Evento Fluxo de Entrada (Est í mulo) TipoAção ou Processo Fluxo de Sa í da (Resposta) 01 Cliente efetua compra Cliente Efetua compra de determinado produto Dados da compra F Efetuar Compra Confirma ç ão da Compra NºNome do Evento Descrição do Evento Fluxo de Entrada (Est í mulo) TipoAção ou Processo Fluxo de Sa í da (Resposta)02 Cliente cancela cartão Cliente solicita o cancelamento do cartão de crédito Dados do cartão F Cancelar Cartão Confirma ç ão do cartão cancelado

17 NºNome do Evento Descrição do Evento Fluxo de Entrada (Est í mulo) TipoAção ou Processo Fluxo de Sa í da (Resposta) 03 É hora de emitir fatura O Sistema emite as faturas do dia T Emitir Fatura Fatura Emitida Lista de Eventos

18 EXEMPLO GERAL

19 Objetivo Geral Controlar as LOCAÇÕES, CONSULTAS empréstimos, devoluções, reservas, e cadastro do acervo de uma biblioteca universitária Controlar as LOCAÇÕES, CONSULTAS empréstimos, devoluções, reservas, e cadastro do acervo de uma biblioteca universitária

20 Diagrama De Contexto

21 Diagrama de Contexto

22 Lista de Eventos

23


Carregar ppt "Modelo Ambiental Mozart de Melo Alves Jr.. Representa a fronteira entre o sistema e o ambiente Nosso Sistema Ambiente externo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google