A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso."— Transcrição da apresentação:

1 Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso

2 O produto que devemos ter após Análise de Requisitos é a A especificação de Requisitosé feita através de Casos de Uso, conforme definido pela UML. Um conjunto de casos de uso é importante para se compreender o que o usuário quer. Um caso de uso descreve uma funcionalidade (requisito) a ser oferecida pelo sistema, ou seja, um serviço.

3 Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso Análise de Casos de Uso: – Casos de uso expressam o diálogo entre os usuários e o sistema – Casos de uso expressam o quêo sistema deverá fazer. E não como fazer. – Casos de uso formam a base para testes e documentação do sistema – O modelo de casos de uso expressam todos os casos de uso do sistema e os seus relacionamentos. – As técnicas para criar e expressar casos de uso em uma aplicação Web são as mesmas para construir outros sistemas de software.

4 Requisitos Funcionais em Caso de Uso

5

6 Caso de Uso é uma representação gráfica e semântica da interação do usuário e o sistema. Os diagramas de caso de uso são usados para capturar os requisitos funcionais do sistema. Ajuda o entendimento do contexto dos requerimentos do sistema. Os casos de uso podem ser agrupados em pacotes, desta forma temos uma organização funcional.

7 Caso de Uso Caso de Uso é uma descrição de um conjunto de seqüências de ações, inclusive variantes, que um sistema pode produzir um resultado de valor observável por um ator. A representação gráfica é uma elipse. 7

8 Casos de uso e Cenários Os casos de uso exibem a funcionalidade na perspectiva do usuário. Entretanto, podemos ter vários caminhos para completar esta função. Um cenários é como uma instance do Caso de uso, isto é, um caminho lógico com início e fim. Principais características: -Cenários não contém declarações condicionais; -Pode ter mesmo começo, mas, com final diferente; -Um cenário é narrativa de uma situação e -Os cenários devem descrever os bons caminhos e maus também.

9 Casos de uso e Cenários Em dada Loja virtual, podemos o seguinte cenário de Compra de um produto: O cliente navega no catálogo de itens e adiciona os itens desejado à sua cesta de compra. Quando o cliente deseja pagar, fornece os dados do cartão de crédito e confirma a compra. O sistema solicita o endereço de entrega para o pedido. O sistema verifica a autorização do cartão de crédito e confirma a transação imediatamente enviando um para o usuário.

10 Casos de uso e Fluxo de Evento Podemos especificar o comportamento de um caso de uso pela descrição do fluxo de eventos no texto de maneira suficientemente clara para que qualquer pessoa possa entende-lo facilmente. Ao escrevermos o fluxo de eventos devemos incluir como e quando o caso de uso inicia e termina, como e quando o caso de uso interage com os atores e o fluxo básico e fluxo alternativo do comportamento. Tipos de fluxos: – Fluxo de eventos principal e – Fluxo alternativo de eventos.

11 Casos de uso e Fluxo de Evento

12 Elementos do Caso de Uso Ator: – Um ator representa um conjunto coerente de papéis que os usuários de casos de uso desempenham quanto interagem com esses casos de uso. Geralmente um ator representa um papel, que pode ser de pessoa, de um sistema ou de um dispositivo e etc... Cenários: – É narrativa de determinado fato ou de uma situação. – O caso de uso deve ser descrito através de cenários. Devem ser construídos tantos cenários quantos forem necessários para se entender completamente todo o sistema. Podem ser considerados como teste informais para validação dos requisitos do sistema. Formulário: – É a representação estruturada de um ou mais cenários

13 Elementos do Caso de Uso Generalização: – Entre os casos de uso é parecida à generalização existente entre as classes. No caso de uso a generalização significa que o caso de uso filho herda o comportamento e o significado do caso de uso pai; o filho poderá acrescentar ou sobrescrever o comportamento de seu pai; poderá ser substituído em qualquer local qual o pai apareça. Include: – Quando você estiver se repetindo em dois ou mais caso de uso separados devemos evitar a repetição Extends: – Quando estivermos descrevendo uma variação em comportamento normal, entretanto, querendo fazer uma descrição mais controlada, explicando os pontos de extensão no caso de uso.

14 Generalização

15 Extends e Include Ao Devolver Veículo você pode calcular a multa. (não é obrigatório) Ao Devolver Veículo é necessário, Consultar Cliente e Alterar status do carro.(Obrigatório)

16 Estudo de Caso O hotel contém um número de apartamentos disponíveis para ser alugado aos hospedes. Cada apartamento tem as seguintes propriedades: – Número, preços base, capacidade de pessoas – Tipo (Single, double, triplo ou suite) O preço de cada apartamento está relacionado com seu tipo e sazonalidades (períodos especiais, tais como: férias, natal, carnaval...) Um hospede pode fazer reserva de mais de um apartamentos através do telefone, Internet ou pessoalmente no balcão de reserva do Hotel. Estudo de Caso 16


Carregar ppt "Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google