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Caminhos na construção do Projeto de Pesquisa Maristela Cardozo Caridade Maio 2016.

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Apresentação em tema: "Caminhos na construção do Projeto de Pesquisa Maristela Cardozo Caridade Maio 2016."— Transcrição da apresentação:

1 Caminhos na construção do Projeto de Pesquisa Maristela Cardozo Caridade Maio 2016

2 Os caminhos... Medicina – Saúde Pública – Ensp/Fiocruz Educação a distância na Ensp/Fiocruz Programa criado para atender as demandas do Ministério da Saúde, reconhecendo a potência da EAD no processo de formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). promover oportunidades de formação e qualificação de profissionais e instituições envolvidos na gestão de sistemas e serviços de saúde. É uma estratégia de formação de profissionais de saúde, de forma integrada aos processos de trabalho...

3 O desenvolvimento de experiências de Educação a distância na Saúde tem sido estimulado, considerando os desenvolvimentos recentes da tecnologia, a complexidade da organização do sistema de saúde brasileiro, as dimensões territoriais do país e as desigualdades regionais no acesso à formação profissional especializada e continuada. A EAD é uma importante estratégia de Educação Permanente que permite a criação de redes colaborativas de aprendizagem e a transferência de competências entre diferentes níveis, contribuindo para a busca de equidade na saúde (Brasil, 2007). A Educação a distância e a Saúde

4 EAD/Ensp/Fiocruz  pressupostos construtivistas; adoção de metodologias ativas;  aluno agente ativo de seu próprio conhecimento - constrói significados e define sentidos de acordo com a representação que tem da realidade, com base em suas experiências e vivências. A opção por metodologias ativas possibilita ao aluno refletir e debater problemas reais e buscar soluções adequadas e apropriadas à sua realidade. O eixo fundamental é o pensamento crítico e produtivo, articulado ao processo de trabalho.  interatividade - principal estratégia de troca entre tutores e alunos, e entre o conjunto de alunos que constitui uma turma.

5 Ante Projeto de Pesquisa (submetido ao processo seletivo) Evasão na Educação à Distância: “Quem e Por quê?” um estudo de caso A evasão tem sido apontada como o grande desafio da modalidade de ensino a distância Na Educação, Favero (2006), define evasão como a desistência do curso, incluindo os que, após terem se matriculado, nunca se apresentaram ou se manifestaram de alguma forma para os colegas e mediadores do curso, em qualquer momento. Santos et. al. (2008)... evasão refere-se à desistência definitiva do estudante em qualquer etapa do curso e a mesma pode ser considerada como um fator frequente em cursos a distância.

6 Ante projeto Como enfrentar a questão da evasão que, ainda apresenta altas taxas, com diversas causas e circunstâncias? A evasão pode acontecer em vários momentos do curso: logo no início, no meio ou mesmo quase ao final. Como se dá o processo de evasão em cada um desses momentos? De quem é a responsabilidade pela evasão dos alunos? Que estratégias podem ser eficazes para enfrentar os índices de evasão na EAD? O problema para definir o problema O problema de pesquisa não pode ser “uma revolta” (Leonel) Então....como encontrar o problema???

7 Revisão de Literatura Indicações de leituras... De uma maneira geral, podemos dizer que embora as interações online não sejam tão imediatas quanto as que acontecem nas salas de aula, observa-se que as primeiras podem promover um grau de profundidade e diversidade que normalmente não se encontra nas últimas, já que a discussão pode ser alimentada em qualquer momento, permitindo uma reflexão contínua de cada participante (MORAN, 1997). Dissertação Tais Assim, a visão contemporânea da aprendizagem sustenta que os indivíduos constroem novos significados a partir de conceitos que já possuem, os quais devem ser levados em consideração no processo educativo.... série de conhecimentos prévios, habilidades, crenças e conceitos que influenciam diretamente a forma pela qual compreendem determinados contextos. Os professores exercem a função de “provocadores” da reestruturação do conhecimento pré-existente, de maneira a auxiliar os indivíduos a construírem novos conceitos

8 Revisão de Literatura Dissertação Alice Os programas de educação voltados para os recursos humanos em saúde devem... propiciar a reflexão sobre os problemas reais como espaços de construção de conhecimento. No enfoque construtivista, o trabalho cooperativo é essencial na formação do profissional de saúde e deve ser visto como a possibilidade permanente de trocas de experiências individuais e coletivas...... o trabalho em saúde é um trabalho basicamente coletivo, depende da interação, reflexão e ação de uma equipe articulada... Caracteriza-se como um trabalho que articula diferentes saberes em diferentes instâncias......um processo de formação a distância que possibilite a educação permanente demanda a articulação de diferentes conhecimentos produzidos em uma intervenção fruto da relação entre teoria e prática.

9 Revisão de Literatura Tese Ivanilda A mediação pelas NTICs impões novas formas de interação entre participantes de processos educativos, tendo em vista que a relação face a face é substituída, principalmente, pela comunicação escrita, o que não é habitual e, muitas vezes, pode se constituir em barreira para a participação Para compreender esta nova dinâmica, é fundamental desenvolver estudos que aprofundem o conhecimento sobre o processo de aprendizagem em ambientes virtuais, bem como estabelecer métodos de investigação que possibilitem estudos sobre a participação e a evasão dos alunos nos cursos a distância. Uma das fontes de informação mais adequada para desenvolver tais estudos é a manifestação escrita dos alunos sobre diversos aspectos de suas atividades no curso. Assim, o registro escrito, quer nas discussões sobre conteúdo quer nas comunicações sobre a dinâmica das atividades, dúvidas enviadas aos tutor ou trocas entre colegas é uma fala que permite identificar a existência de padrões de discurso que variam de acordo com os diferentes tipos de atuação dos alunos.

10 Revisão de Literatura Artigos e teses encontrados – apontam a importância da evasão na EAD e descrevem os fatores determinantes Fatores causadores de evasão; falta de tempo, problemas pessoais, dificuldade em operar na plataforma do curso... Três documentos – além de descrever os fatores aprofunda o olhar em um aspecto:  diálogo - interação  características socio demográficas  afetividade; linguagem; (tolerância a solidão)

11  Categorias indicadoras de Diálogo (segundo Freire e Piaget) – cooperação; equidade na relação/respeito ao outro; geração de conhecimento; incentivo; participação contínua  Participações dos alunos no AVA – categorizadas por temas e quantificadas; As interações foram separadas para análise de acordo com as categorias de estudo  Papel do tutor e do design do AVA no estabelecimento do diálogo;...é importante que o diálogo seja levado em conta...contribui para a diminuição da evasão. O educando é um sujeito pensante e afetivo....buscar crescer e SER. Favero, 2006 – Diálogo “Qual a influência das interações, entendidas como processos dialógicos, mantidas em um AVA entre educando/educador e educando/educando, na permanência dos educandos/alunos em um curso na modalidade a distância?” “...dificuldade com a solidão”

12 “Quando nós soubermos que características aumentam a probabilidade de abandono e o porque, então estaremos em uma posição melhor para criar medidas institucionais adequadas para prevenir ou reduzir o impacto dessas variáveis” Stoessel, 2015 Stoessel, 2015 - Características socio demográficas  Estudantes “não tradicionais” – mais velhos, trabalhadores  AVA – potencial de isolamento social  Categorias conceituais de “atrito” -Características predisponentes – exemplo socio demográficas – negligenciadas nos estudos porque tem implicações sociais, culturais e econômicas; Algumas tornam os alunos mais propensos a abandonar – exemplo: sexo e maternidade/paternidade -Eventos críticos (circunstâncias da vida) -Fatores institucionais  Variedade de cursos EAD – dúvidas sobre generalização dos achados

13 Sihler e Ferreira (2011) – Afetividade...vínculos afetivos são determinantes para a construção de conhecimentos significativos na EaD; Afirmam que tais vínculos estão diretamente ligados à condição de permanência ou evasão dos alunos....a existência direta de afetividade nas mediações on-line garante a permanência de muitos alunos até o final do curso e a ausência de laços afetivos colabora para o abandono de outros. Como criar vínculos afetivos na educação on-line? A qualidade da mediação através da linguagem e a afetividade expressa nela pelo professor-tutor exige atenção especial por promover ora a aproximação, ora o distanciamento e frieza dos alunos, ou até mesmo a evasão. Sihler e Ferreira (2011) Características da Linguagem usada na comunicação a distância

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15 Revisão Sistemática – Resumo Congresso Objetivo  realizar uma revisão da literatura sobre evasão em cursos na modalidade a distância para profissionais da área da saúde, tendo como enfoque analisar as motivações para pesquisa, abordagens metodológicas e principais resultados encontrados; Metodologia Busca realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scielo, Portal Capes – periódicos e banco de teses, Domínio Público – banco de teses; Termos de busca: evasão AND educação a distância AND saúde Foram encontrados 27 trabalhos iniciais. Os critérios de inclusão foram: artigos completos disponíveis, artigos voltados para a evasão em cursos na modalidade a distância para profissionais da área da saúde. Os motivos de exclusão foram trabalhos repetidos, encontrados em mais de uma das fontes de pesquisa, ou que não atendiam aos critérios de busca, em especial na temática da saúde. Após a leitura de títulos e resumos foram selecionados 7, 4 artigos e 3 teses.

16 CódigoTítulo A1 Hart, Carolyn. "Development of a persistence scale for online education in nursing." Nursing education perspectives 35.3 (2014): 150-156. A2 Peixoto, Henry Maia, Mariana Maia Peixoto, and Elioenai Dornelles Alves. "Aspectos relacionados à permanência de graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais." Acta Paulista de Enfermagem 25.2 (2012): 48-53. A3 Laraia, Barbara A., et al. "Can distance education prepare future public health nutritionists? A case study." Journal of nutrition education and behavior 40.1 (2008): 34-38. A4 Escallier, Lori A., and Judith T. Fullerton. "Process and outcomes evaluation of retention strategies within a nursing workforce diversity project." Journal of Nursing Education 48.9 (2009): 488-494. T1 Quintas, Ivanilda Nunes. Relação das formas de participação de docentes universitários com a retenção e a evasão em cursos virtuais. Dissertação de mestrado (2005) T2 Laguardia, Josué. E-v@são em um Curso de Aperfeiçoamento On-line em Saúde. Tese de doutorado (2007) T3 Ramminger, Simone. Do encontro ao desencontro: fatores relacionados à procura de cursos de EAD em Psicologia e à posterior evasão. Dissertação de mestrado (2006)

17 Discussão e Resultados As justificativas para realização das pesquisas tratavam do aumento da oferta de cursos on line, altas taxas de evasão associadas aos programas de educação a distância e número reduzido de estudos que tratam da evasão nesta modalidade de educação. O público alvo das pesquisas estudadas foram, em sua maioria, alunos de graduação e pós graduação. Nas T1 a T3 as pesquisas foram feitas com profissionais de saúde. T1 e T2 tiveram como objeto de pesquisa cursos de Educação Permanente para profissionais de saúde. A1 e A4 tiveram como objetivo “desenvolver instrumentos para medir a persistência dos alunos em cursos on line”. A2 e A3 avaliaram aspectos relacionados a retenção/permanência em cursos a distância T2 e T3 investigaram fatores preditores da evasão. T1 objetivou identificar as formas de participação de alunos em cursos a distância e estudar relações existentes entre essas formas com a evasão e a retenção

18 Abordagem Metodológicas A1 – Desenvolvimento de instrumento baseado em revisão da literatura, em modelos de análise de retenção/evasão como o de Tinto. Os quatro temas identificados na literatura foram: conexão social, estresse percebido e apoio, automotivação, e apego ao objetivo; A2 – quantitativa exploratória; questionários – escala de 18 itens (0 dificultou e 10 não dificultou a permanência); análise estatística dos dados; A3 -Avaliação qualitativa utilizando, entrevistas semiestruturadas com 10 estudantes que concluíram o Programa de Prática Profissional em Nutrição (PPPN) - comparativa A4 - a Escala de Persistência para a Educação on-line em Enfermagem (PSOE-N) foi desenvolvido com base na literatura Foram propostas três estratégias principais de apoio a retenção de alunos matriculados: promoção de maior competência cultural de alunos e professores, programa de orientação e suporte tecnológico

19 Abordagem Metodológicas T1 - Análise das falas dos alunos em diferentes ferramentas comunicacionais (fórum, e-mail, quadro de avisos e monitoria) Análise de conteúdo dos registros escritos dos alunos, seja nas discussões sobre conteúdo, nas comunicações sobre a dinâmica das atividades, nas dúvidas enviadas ao tutor ou nas trocas com colegas, buscando identificar a existência de padrões de discurso de acordo com os diversos tipos de atuação dos alunos. T2 - Questionários que abordaram aspectos sócio demográficos, situação no trabalho, condições de estudo, habilidades e abordagens de estudo e lócus de controle dos alunos, constituíram a base de dados para as análises de validação e multivariada. T3 - Qualitativa - estudo de caso; Realização de entrevistas semiestruturadas com utilização da internet, por exemplo MSN; Análise de conteúdo

20 Resultados encontrados ALUNO - expectativas realistas, renda familiar elevada, possuir computador, habilidade e competências relativas ao uso de ferramentas tecnológica, frequência de participação nas atividades do curso, interação com os demais participantes, interesse pelo conteúdo do curso, participação ativa nas discussões no curso; TUTOR - pronto acompanhamento/feedback, “presença social”, integração e aprendizagem colaborativa, atendimento individualizado ao aluno, criar condições para que ele se sinta inserido no grupo virtual; CONTEXTO SOCIAL - apoio dos colegas, da família, do empregador, incentivo como liberação do trabalho, assistência financeira, sentimento de inclusão entre estudantes de várias etnias e culturas, Fatores preditores de RETENÇÃO/EVASÃO

21 Resultados encontrados Fatores preditores de RETENÇÃO/EVASÃO CURSO Modalidade a distância: flexibilidade no tempo e no espaço – liberdade Conteúdo: competência cultural, conteúdo do curso de alta qualidade e apresentação, forte conexão social AVA : satisfação com o ambiente da disciplina, suporte tecnológico Processo pedagógico: interação entre os atores envolvidos no processo educacional, orientação - conceito multifacetado - motivação estimulo ao pensamento crítico e a independência;

22 Conclusões e Considerações Finais A decisão de abandonar os estudos não se apoia em uma única causa. O caráter complexo e multidimensional dos fatores relacionados à evasão dificultam seu estudo e o desenvolvimento de uma teoria geral que explique esse fenômeno em diferentes contextos e experiências de educação a distância. O número expressivo de variáveis apontadas como relevantes para explicar a evasão/retenção em ambientes virtuais de aprendizagem e o uso de modelos desenvolvidos em contextos culturais, modalidades de educação e populações distintas dificultam a identificação de constructos, modelos e métodos mais adequados para investigação da evasão de uma determinada situação. Na saúde as pesquisas que tratam desta questão precisam ser ampliadas e aprofundadas objetivando melhor compreensão dos fenômenos ligados a retenção/evasão, bem como ampliação das propostas para seu enfrentamento.

23 Discussão de Texto Modelos de persistência Stavredes, T., and T. Herder. "Student persistence and teaching strategies to support it." Handbook of Distance Education, New York and London: Routledge (2013): 30. Fornecem informações valiosas sobre variáveis importantes a considerar ao desenvolver cursos on line William Spady, Vicent Tinto and Ernest Pascarella são pesquisadores reconhecidos no estudo da persistência e retenção, porém para estudantes tradicionais, na educação presencial. Bean and Metzner´s e Rovai – modelos de persistência especificamente para estudantes EAD.

24 Discussão de Texto Modelos de persistência Bean and Metzner (1985) Fatores que afetam a persistência: variáveis ​​ acadêmicas: hábitos de estudo, disponibilidade e fatores como idade, raça, objetivos educacionais, e Grade Point Average (GPA); variáveis ​​ de ambiente: finanças, horas de trabalho, responsabilidades familiares e incentivo; variáveis ​​ psicológicas: estresse, autoconfiança e motivação; Alfred Rovai (2003) (modelo composto)  Antes da admissão: características dos alunos e habilidades idade, etnia, gênero, desenvolvimento intelectual, desempenho acadêmico e preparação; navegar com sucesso no ambiente on-line, letramento em informática e informação, gestão do tempo, leitura e escrita e habilidades de Interação on-line  Depois da admissão: fatores externos (questões financeiras, horas de trabalho, responsabilidades familiares, incentivo externo, oportunidade de transferência e promoção, crises da vida como doença, divorcio e perda de emprego) e internos

25 “Presença no ambiente virtual” – essencial para a aprendizagem e para a persistência dos estudantes Presença social – dimensão afetiva sentimentos, crenças e valores, bem como a necessidade de uma comunicação aberta e coesão do grupo Presença cognitiva - apoia a construção de significado por meio do discurso e reflexão Presença de ensino - inclui a concepção e organização do ambiente on line, facilitação do discurso e instrução direta Estrutura do AVA – interação Interação como percepção da presença – preditor da satisfação do estudante

26 “Cognitive Scaffolding” – apoio alunos na ZDP (Vygotsky) Funções do suporte -ganhar a atenção dos alunos; -manter os alunos focados, simplificar a realização das tarefas, dando ênfase as partes mais relevantes; -aliviar frustrações...muito suporte pode resultar em diminuição do esforço dos alunos em prosseguir com seus objetivos de aprendizagem, causando a perda da sua dinâmica ou do caminho para construção de significados e os esforços de auto-aprendizagem; Pouco suporte pode resultar em incapacidade dos alunos em completar com sucesso, comcluir com êxito ou executar determinadas tarefas e atividades educativas, levando a ansiedade, frustração e finalmente a perda da motivação e evasão. O suporte cognitivo deve ir reduzindo até que os alunos possam completar as tarefas de forma independente. Isso leva os alunos a uma nova ZDP fazendo com que novas estratégias de suporte devam ser utilizadas.

27 Dynamic Scaffolding – usado para facilitar a realização das atividades individuais ou em grupo; O apoio a um aluno pode resultar em apoio a outros alunos. Classificação do “Scaffolding” 1 - conceitual; 2 - metacognitivo (como pensar os processos e a gestão da aprendizagem); melhor e mais rica explicação do conteúdo e melhores ligações entre conceitos 3 - processual (como utilizar recursos e ferramentas) – como navegar no AVA Orientação – aumento da persistência Expectativa Recursos de apoio 4 – estratégico – diálogo frequente (afetivo)

28 Caminhos...  “lugar comum”  Especificidade da Saúde Educação Profissional Educação Permanente – pressupõe integração teoria e prática  EAD – qual EAD? Foco na formação de profissionais de saúde; Fortalecimento de políticas públicas – quem é esse aluno? Qual sua motivação? Aluno “não tradicional”, maior que 25 anos, trabalhador da saúde  Olhar ampliado relação teoria e prática – contextualização - saberes Se a EAD promove/facilita a formação em serviço – será que isto objetivamente acontece? Será que esta é uma motivação para a persistência? Preocupações

29 “Um curso a distância concorre com a vida do aluno” (Censo EAD BR, 2010)

30 Obrigada! Maristela Caridade


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