A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)"— Transcrição da apresentação:

1 UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)

2

3 BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO - BID

4 O QUE É O BID E SUA CONSTITUÍÇÃO? É a principal fonte de financiamento multilateral e de conhecimentos para o desenvolvimento econômico, social e institucional sustentável na América Latina e no Caribe. É constituído por 03 grupos econômicos: Fundo para Operações Especiais (FOE) Corporação Interamericana de Investimentos (CII) Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN)

5 A HISTÓRIA E SUA FUNDAÇÃO DESENVOLVIMENTO INTERAMERICANO A necessidade de promover o desenvolvimento da América Latina surgiu na I Conferência Pan- Americana em 1890 – Iniciativa pioneira para criação de um sistema interamericano. Mas 7 décadas depois, é que ocorreu formalmente a criação do BID, no ano de 1959 – Quando a Organização dos Estados Americanos (OEA) redigiu o acordo de fundação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). CONVÊNIO CONSTITUTIVO DO BID ARTIGO I – OBJETIVOS E FUNÇÕES Seção 1. Objetivos O Banco tem por objetivo contribuir para acelerar o processo de desenvolvimento econômico e social, individual e coletivo, dos países membros regionais em vias de desenvolvimento. Seção 2. Funções (a) Para atingir seu objetivo, o Banco exercerá as seguintes funções: (i), (ii), (iii), (iv) e (v) (b) No desempenho de suas funções, o Banco cooperará, tanto quanto possível, com os setores privados que forneçam capital para investimentos, e com instituições nacionais ou internacionais.

6 PaísesPercentagem (%) Estados Unidos30.00% Argentina10.75% Brasil10.75% México6.91% Venezuela5.75% Japão5.00% Canadá4.00% Chile Colômbia Outros 2.95% 20.93% PAÍSES MEMBROS E COM PODER DE VOTO NO BID

7 ESTRUTURA DO BID Assembléia de Governadores (que elegem mediante o poder de voto de cada país membro, o Presidente da instituição). Presidente (mandato de 05 anos) Vice-Presidente Executivo 04 Vice-Presidentes Diretória Executiva (mandato de 03 anos) Sede do BID – Washington, D.C. Luis Alberto Moreno, colombiano, eleito presidente do BID, em Assembléia dos Governadores do Banco, realizada na sede do BID em Washington, D.C., em 27/07/2005, assumindo o cargo em 01/10/2005. Formado em Administração de Empresas e Economia pela Florida Atlantic University em 1975. Tem mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela American Graduate School of International Management da Universidade de Thunderbird de 1977.

8 MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO ASSEMBLÉIA DE GOVERNADORES Órgão máximo do BID ASSEMBLÉIA DOS GOVERNADORES Reunião anual

9 OS PAÍSES MEMBROS SE CLASSIFICAM EM DOIS TIPOS: Membros Não Mutuários É representado por 21 países membros, dentre os quais não recebem financiamento, mas são beneficiados com as regras de aquisição do BID. Entre eles estão União Européia, EUA, Canadá, Japão, Israel, Croácia e Suíça. Membros Mutuários São no total de 26 países membros onde possuem em conjunto 50,02% do poder de voto no diretório.

10 OS PAÍSES MEMBROS DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS, DE ACORDO COM A RENDA PER CAPITA DE CADA PAÍS. Grupo A: O banco compromete 65% do seu volume, dentre eles Argentina, Bahamas, Barbados, Brasil, Chile, México, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. Grupo B: O banco compromete 35% do seu volume por apresentarem a menor renda per capita, dentre eles Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Suriname.

11 Grupo IVolume de Empréstimos Argentina, Bahamas, Barbados, Brasil, Chile, México, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. 65% Grupo II Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Suriname. 35% DISTRIBUIÇÃO DOS EMPRÉSTIMOS, SEGUNDO SEU PIB PER CAPITA.

12 BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO O BID é a principal fonte de financiamento multilateral para o desenvolvimento econômico, social e institucional sustentável na América Latina e no Caribe. O banco levanta recursos no mercado internacional com taxas de juros de mercado favorável, possibilitando ao banco emprestar recursos a custo competitivos.

13 Além desses dois grupos de países, o Banco tem um mandato para dedicar pelo menos metade de suas operações onde 40% de seus recursos são oferecidos à pesquisas, assessoria e assistência técnica para apoiar áreas vitais como educação, redução da pobreza e agricultura, buscando um papel de liderança transnacional como comércio, infra-estrutura e energia. PROGRAMAS DE EQUIDADE SOCIAL DO BID

14 MISSÃO DO BID: Promover o desenvolvimento econômico e social, individual e coletivo dos países membros regionais em vias de desenvolvimento no bloco interamericano.

15 “Sem que haja uma cultura de cooperação global, os futuros problemas do mundo não poderão ser solucionados.” Cláudio Luiz Gonçalves de Souza

16 REFERÊNCIAS http://www.gpeari.min-finanças.pt /relações-internacionais/relações- multilaterais http://www.iadb.org http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco Interamericano de desenvolvimento, acessado em 26/03/2010 SOUZA, Cláudio Luiz Gonçalves. As Relações Internacionais do Comércio: aspectos atuais do overseas trade. Editora Lider, Belo Horizonte - MG 2006.

17


Carregar ppt "UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google