A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Latina - I Um problema de regionalização e denominação: 1.América Ibérica? 2.América Latina e Caribe? 3.América Latina?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Latina - I Um problema de regionalização e denominação: 1.América Ibérica? 2.América Latina e Caribe? 3.América Latina?"— Transcrição da apresentação:

1 América Latina - I Um problema de regionalização e denominação: 1.América Ibérica? 2.América Latina e Caribe? 3.América Latina?

2 Como surgiu a expressão América Latina? a) Alguns afirmam que ela foi forjada em meados do século XIX por Michel Chevalier, um ideólogo da diplomacia expansionista da França sob Napoleão III; b) Outros, todavia, argumentam que teria sido o francês L.M. Tisserand quem batizou esse termo, em 1861; c) Outros ainda atribuem a paternidade dessa expressão para o chileno Francisco Bilbao, que teria sido o primeiro a empregá-la numa conferência que realizou em Paris, no ano de 1856.

3 O fato é que essa expressão surgiu ligada à França sob Napoleão III, ou Luis Bonaparte, que governou seu país de 1852 a Napoleão III, em 1864, tentou derrubar o governo eleito do México (Benito Juárez) e colocar no seu lugar um imperador (Maximiliano de Habsburgo, da Áustria), tentativa frustrada após uma guerra civil de três anos, na qual as tropas mexicanas legalistas foram apoiadas pelos Estados Unidos. O projeto da França sob Napoleão III era recolonizar a América Ibérica [o México seria o primeiro teste], daí ter preferido a denominação América Latina (que inclui os franceses como latinos). Aos Estados Unidos não interessavam uma grande potência européia nas suas fronteiras Doutrina Monroe de 1823.

4 Alguns dados sobre a América Latina Países independentes = na América do Sul, 07 na América Central continental, 13 no Caribe e 01 na América do Norte. [Latinos de fato (idiomas espanhol, português ou francês) = 23] [E inúmeros territórios pertencentes (ou associados) a países de fora da região: Guiana Francesa, Porto Rico, ilhas Cayman, Antilhas Holandesas, Martinica, Ilhas Virgens Britânicas, etc.] População total em 2007 = 550 milhões (Brasil: 33,6%; México: 19,6%; Colômbia: 8%; Argentina: 7,3%) Taxa de crescimento demográfico ( ) = 1,2% (maior no Paraguai (2,2%), Bolívia (2,0%) e Nicarágua (2%); e menor na Jamaica (0,5%) e no Uruguai (0,6%) ]

5 Dados sobre a América Latina (II) PIB em 2007 = U$ 2,96 trilhões (Brasil: 36,5%; México: 28%; Argentina: 7,5%; Venezuela: 6%, Colômbia: 5,1% e Chile: 5%) Crescimento médio do PIB de 2000 a 2007 = 4,7% [média mundial: 3,8%; China: 10%; Índia: 7,6%; União Européia; 2,7%). Renda per capita = U$ [Maiores em Bahamas (U$ ) e Barbados (U$ ) e menores no Haiti (U$ 450), Nicarágua (950), Bolívia (U$ 1 100) e Guiana (1 150)]

6 O que poderia justificar o nome America Latina? 1. Idiomas latinos? 2. Subdesenvolvimento? 3. Formação histórica? 4. Uma civilização específica? 5. Localização?

7 O que diferencia a América Latina das demais grandes regiões do globo (Europa, África, Oriente Médio, Sul da Ásia, etc.)? 1. Seriam os idiomas latinos? 2. Seria a pobreza e o subdesenvolvimento? 3. Seria a corrupção e a falta de democracia? 4. Seriam as desigualdades sociais?

8 Quadro-síntese da situação da América Latina no mundo 1. A América Latina é vista internacionalmente como uma região de miséria e pobreza? Não. A região tida como a mais pobre na escala mundial é a África, onde há muito mais pobreza e miséria e também subnutrição do que na América Latina e nas demais grandes regiões geopolíticas do globo. Em segundo lugar, vem o sul da Ásia, com países como Bangladesh, Paquistão, Índia, Sri Lanka, Miammar, Indonésia, etc., que, em geral, possuem níveis de pobreza superiores aos da América Latina. Na verdade, os países latino-americanos possuem em geral IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio (como a Bolívia, a Colômbia ou a Venezuela) e alguns IDH alto (Brasil, Costa Rica, Argentina, Uruguai, Chile, Bahamas, etc.). 2. Qual é então o fator que mais caracteriza a América Latina em comparação com as demais regiões do globo? São as desigualdades sociais. A América Latina é vista internacionalmente como a região do globo onde, em média, existem as maiores desigualdades do planeta, com uma minoria rica que concentra boa parte da renda nacional e uma imensa maioria com uma pequena fatia dessa renda. Apesar de existirem alguns poucos países da África com extrema concentração na distribuição social da renda, em média essa concentração é bem maior nos países latino-americanos que nos africanos ou nos asiáticos. 3. Essas desigualdades e contrastes latino- americanos são apenas sociais? Não. Eles são também espaciais. Existem aqui grandes disparidades entre economias, com algumas muito pouco industrializadas (Haiti, Nicarágua ou El Salvador) e outras bastante industrializadas (Brasil, México e Argentina). E também existem significativas desigualdades internas dentro dos países por exemplo, nos territórios brasileiro, argentino ou mexicano. 4. A América Latina é uma região unida ou coesa? Não. Alguns autores até duvidam da existência de uma única América Latina, dizendo que isso é uma ficção, é mais um sonho que uma realidade. A América Latina está longe de ter uma unidade (mesmo que relativa) como existe na Europa ou na América Anglo-Saxônica. Assim como a África, ela é apenas um conjunto diversificado de países que vivem numa mesma parte da superfície terrestre.

9 Região/ Indicador PNB (U$)Renda per capita Taxa analfabetismo População com menos 2 dólares ao dia América Latina 2,96 trilhões % 20% África subsaariana 650 bilhões % 52% Sul da Ásia 1,2 trilhões % 50% União Européia16 trilhões % EUA e Canadá15 trilhões Japão e tigres 6 trilhões % 2%


Carregar ppt "América Latina - I Um problema de regionalização e denominação: 1.América Ibérica? 2.América Latina e Caribe? 3.América Latina?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google