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CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES

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Apresentação em tema: "CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
PONTES II CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES Curso – Engenharia Civil Disciplina – Pontes II Prof. Engº Msc. Valdir Moraes

2 Figura - Custo versus comprimento do vão
1. Custos PONTES II Figura - Custo versus comprimento do vão

3 1. Custos PONTES II Procedimentos para definição da estrutura

4 Figura - Custo versus comprimento do vão
1. Custos PONTES II Figura - Custo versus comprimento do vão

5 2. Classificação das pontes PONTES II
2.1 Segundo o seu comprimento 2.2 Segundo a duração 2.3 Segundo a natureza do trafego 2.4 Segundo o desenvolvimento planimétrico 2.5 Segundo o desenvolvimento altimétrico 2.6 Segundo o material da super 2.7 Segundo o tipo estático da super 2.8 Segundo o s is tema estrutural da super 2.9 Segundo a posição do tabuleiro 2.10 Segundo a mobilidade do tramo 2.11 Segundo o tipo construtivo da super 2.12 Segundo o tipo da seção transversal

6 2.1 Comprimento PONTES II

7 2.1 Comprimento PONTES II BUEIROS
PEQUENOS OBSTÁCULOS ONDE HÁ PASSAGEM DE ÁGUA CONTÍNUO OU SAZONAL

8 2.2 Duração PONTES II Pontes provisórias:
utilizadas durante um período de tempo relativamente curto e destinam-se em geral a ser utilizadas enquanto se constroem as obras definitivas correspondentes. Pontes definitivas: são as construídas em caráter permanente no local previamente determinado para a sua implantação. Em sentido amplo não é possível a existência de pontes definitivas, pois toda obra é executada com a previsão de uma determinada vida útil. Isto é um determinado período de tempo para a sua utilização.

9 2.3 Natureza tráfego PONTES II pontes rodoviárias pontes ferroviárias
pontes para pedestres ou passarelas pontes-canal aquedutos pontes aeroviárias pontes mistas

10 2.3 Natureza tráfego PONTES II EXEMPLOS PONTE CANAL

11 2.3 Natureza tráfego PONTES II
Aquedutos: são obras destinadas a permitir em um sistema de água potável a passagem do duto ou dutos sobre obstáculos geralmente representados por depressões do terreno. EXEMPLO PONTE CANAL

12 2.3 Natureza tráfego PONTES II
Aeroviárias: destinam-se ao trânsito de aviões em suas operações de taxiamento nos aeroportos sobre obstáculos diversos. Ampliação de aeroportos

13 2.4 Desenvolvimento planimétrico
PONTES II

14 2.4 Desenvolvimento planimétrico
PONTES II

15 2.5 Desenvolvimento altimétrico
PONTES II

16 2.6 Material da super PONTES II de madeira de alvenaria
de concreto simples de concreto armado de concreto pretendido de aço mistas DESUSO USUAIS

17 2.6 Material da super PONTES II Pedra Madeira Metálica

18 2.7 Tipo estático da super PONTES II ISOSTÁTICAS HIPERESTÁTICAS
São isostáticas quando a estrutura da super pode ser analisada com o emprego exclusivo das equações de equilíbrio da Estática. Em particular essas equações para sistemas isostáticos planos são representadas por:

19 2.7 Tipo estático da super PONTES II ISOSTÁTICAS HIPERESTÁTICAS

20 2.7 Tipo estático da super PONTES II ISOSTÁTICAS HIPERESTÁTICAS

21 2.7 Tipo estático da super PONTES II ISOSTÁTICAS HIPERESTÁTICAS
São hiperestáticas quando a estrutura da super não pode ser analisada com o emprego único das equações de equilíbrio da Estática, sendo necessárias equações suplementares obtidas considerando-s e as deformações e as condições de compatibilidade do sistema estrutural.

22 2.7 Tipo estático da super PONTES II ISOSTÁTICAS HIPERESTÁTICAS

23 2.7 Tipo estático da super (Gerber) PONTES II
Vigas GERBER

24 2.7 Tipo estático da super (Gerber) PONTES II
Vigas GERBER

25 2.8 Sistema estrutural da super
PONTES II

26 2.8 Sistema estrutural da super
PONTES II

27 2.8 Sistema estrutural da super PONTES II
PONTES EM VIGAS

28 2.8 Sistema estrutural da super PONTES II
PONTES EM PÓRTICOS

29 2.8 Sistema estrutural da super PONTES II
PONTES EM ARCOS

30 2.8 Sistema estrutural da super PONTES II
PONTES EM CABOS As pontes de cabos são as que apresentam a estrutura principal da super dotada de cabos de aço. No caso das pontes pênseis esses cabos são curvos e representam a parte estrutural principal da obra. Os demais elementos da super são ligados aos cabos por meio de tirantes de aço geralmente dispostos verticalmente.

31 Conforme a disposição dos cabos TIPOS DE PONTES ESTAIADAS
2.8 Sistema estrutural da super PONTES II PONTES ESTAIADAS Conforme a disposição dos cabos grandes vãos - métodos de cálculo TIPOS DE PONTES ESTAIADAS (DISPOSIÇÃO DOS CABOS)

32 TIPOS DE PONTES ESTAIADAS
2.8 Sistema estrutural da super PONTES II PONTES ESTAIADAS TIPOS DE PONTES ESTAIADAS (DISPOSIÇÃO DA TORRE) O tipo de torves também e bastante variável, podendo se apresentar como fustes isolados* em forma de pórticos em forma de A.

33 2.9 Posição do tabuleiro PONTES II
Classificação segundo a posição do tabuleiro Classificação segundo a posição do tabuleiro fica mais evidente nas pontes em arco: tabuleiro superior, tabuleiro intermediário, tabuleiro inferior.

34 2.10 Mobilidade do tramo PONTES II Podem ser classificadas como:
Pontes Fixas Pontes Móveis Pontes móveis As pontes moveis apresentam um ou mais toamos moveis destinados à passagem de embarcações. São obras localizadas sobre rios ou canais navegáveis, bem como na entrada de baias, estuários e portos. Tipos principais - giratórias: movimento de rotação do tramo em torno de um eixo vertical. - basculantes: movimento de rotação do tramo em torno de um eixo horizontal. - levadiças: o tramo movei apresenta movimento dó translação vertical.

35 2.10 Mobilidade do tramo PONTES II Podem ser classificadas como:
Pontes Fixas Pontes Móveis Tipos principais - corrediças: o tramo móvel apresenta movimento de translação horizontal longitudinal. - oscilantes: empregadas no acesso a balsas. flutuantes: apresentam apoios sobre elementos flutuantes São geralmente pontes militares. Os t ramos moveis são, em geral metálicos por apresentarem menos peso e maior facilidade na instalação dos equipamentos destinados a produzir a sua movimentação.

36 2.11 Tipo construtivo da super PONTES II
Classificação: Pontes executadas “in loco“ Pontes em elementos pré-moldados Ponte em balanços sucessivos Pontes em aduelas ou segmentos Pontes em balanços progressivos - Pontes com formas deslocáveis

37 2.12 Tipo de seção transversal PONTES II
Classificação - seção aberta - seção fechada ou celular - seção mista Seção aberta A superestrutura é de secção aberta quando não apresenta laje inferior, tipo usual das pontes de vigas, sejam as que possuem duas vigas principais ou grelhas

38 2.12 Tipo de seção transversal PONTES II
Classificação - seção aberta - seção fechada ou celular - seção mista Seção fechada ou celular A superestrutura é de seção celular quando pôs sue laje inferior , figura abaixo. Neste caso as vigas principais recebem o nome de nervuras.

39 2.12 Tipo de seção transversal PONTES II
Classificação - seção aberta - secção fechada ou celular - secção mista Seção mista Apresenta seções diferentes ao longo da seção longitudinal da superestrutura da ponte.

40 2.12 Tipo de seção transversal PONTES II
Embora apresente problemas construtivos mais complexos que as seções abertas, as seções celulares possuem aspecto estético mais favorável. Além do aspecto estético mais favorável, o que as torna preferíveis na execução de obras urbanas, as seções celulares apresentam maior resistência à torção que as seções abertas, sendo em conseqüência menos deformáveis. É a existência da laje inferior que permite a uma seção celular apresentar comportamente estático mais favorável, com relação à deformação e torção em relação a uma secção aberta com as mesmas proporções.


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