A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria matemática da comunicação ________________________________ Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 08 de abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria matemática da comunicação ________________________________ Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 08 de abril."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria matemática da comunicação ________________________________ Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 08 de abril de 2010 Claude Shannon e Warren Weaver Sistemas de informação: nova abordagem teórico- conceitual Vânia Maria Hermes de Araújo

2 Teoria matemática da comunicação Desenvolvida em 1948, publicada em 1949 por dois engenheiros de telecomunicações, Shannon (Bell Systems, AT&T) e Weaver (Rockfeller Foundation), envolvidos com pesquisas em criptografia e máquinas de calcular Reconhecida por muitos como fundadora do campo da CI ou seu prenúncio (PINHEIRO, LOUREIRO, 1995, P. 42; OLIVEIRA, 2005, p. 13) Também conhecida como “Teoria da Informação”

3 Três níveis de problemas: técnicos (exatidão do transporte), semânticos (sentido, significado), pragmáticos (efeitos no comportamento do receptor) Descrição do processo: Fonte, Transmissor, Sinal, Canal, Receptor, Destino (linearidade, fragmentação e papéis fixos) Definição de informação: a medida da incerteza, grau de novidade, de liberdade de escolha (não o que se diz mas o que se poderia dizer) Conceitos correlatos: repertório, estrutura, código, entropia, redundância, ruído Objetivo da teoria: quantificar a informação

4 Processo de comunicação como linha reta entre um ponto de partida e um ponto de chegada Informação como símbolo calculável Transposição do modelo de cientificidade próprio das ciências exatas Norbert Wiener, Cibernética (1948): informação como a medida do grau de organização da informação num sistema (informação como o negativo da entropia); introdução de um modelo circular (feedback)

5 Teoria Sistêmica Marco moderno: 1933, Modern Theories of Development de Ludwig von Bertalanffy Sistema: qualquer conjunto interdependente de elementos que podem ser considerados como uma unidade Método geral para se entender uma grande variedade de fenômenos Primado do todo sobre as partes, é o arranjo das partes que faz o todo ser como é (estudo dos “todos integrados”)

6 Características dos sistemas: elementos inter- relacionados entre si e com o ambiente Insatisfação com visão mecanicista Lógica sistêmica: objetivos do todo (medidas de desempenho), ambiente, recursos, componentes, metas, gerência Tipologia: naturais/artificiais, abstratos/físicos, determinista/probabilista, fechado/aberto Propriedades e características: totalidade, objetos, atributos, relações, processo, fronteiras, estado estável (homeostase), subsistemas, retroalimentação, sub-otimização

7 Processos: importação de energia (estímulos), transformação (execução de um trabalho), produto (exportado para o ambiente) Caráter cíclico SRIs – aplicação da teoria sistêmica no campo da CI SRI: função de dar acesso às informações contidas nos documentos Entropia e informação (Shannon, Wiener, Brillouin) – ordenação, controle, redução; “lutar contra a desordem, a feiúra, a entropia” Entropia = perda de energia, potencial de inf

8 Conceito de informação (Belkin): o que altera estruturas (concepção mental); algo só se transforma em inf se faz isso SI e SRI são termos inadequados, já que inf só existe no contexto da ação acabada Objeto da CI é a inf ou seus simulacros? Confusão entre objeto (docs) e seu efeito no R (inf) CI tem lidado com o reempacotamento e reembalagem de mensagens A hipótese da autora: SI atingiram limite de crescimento; solução seria reversão a tamanhos compatíveis No plano teórico: teoria do caos

9 A consolidação de um paradigma “CI – a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para a otimização do acesso e uso. Está relacionada com um corpo de conhecimento que abrange a origem, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização da informação. Isto inclui a investigação, as representações da informação tanto no sistema natural como no artificial, o uso de códigos para uma eficiente transmissão de mensagens e o estudo dos serviços e técnicas de processamento da informação e seus sistemas de programação” (BORKO, 1968)

10 A informação como coisa INTANGÍVELTANGÍVEL ENTIDADE2.Informação-como- conhecimento Conhecimento; aquilo que é percebido em (1), relativo a um fato ou assunto 3. Informação-como-coisa Dados, documentos; propriedade de proporcionar conhecimento de algo PROCESSO1. Informação-como- processo Se tornar informado, aquilo que a pessoa conhece é alterado;o ato de informar, a comunicação do conhecimento 4. Processamento da informação Processamento dos dados; tratamento, manuseio e obtenção de novas formas ou versões de (3)

11 Teoria matemática e Teoria sistêmica estão na base (são os fundamentos) das primeiras conceituações de CI, participando da consolidação de um paradigma que ainda hoje é o hegemônico na área Muito ligados à idéia de pesquisa operacional, aplicações práticas Modelo “representacionista” do real – duplicação na mente Trata-se do “paradigma físico” (Capurro, Ellis), da “tradição racionalista e dirigida para sistemas” (Ingwersen), do “paradigma tradicional” (Dervin e Nilan) Ao mesmo tempo, relação com o “paradigma cognitivo”

12 Manifestações RI: os experimentos de Cranfield Bibliometria e seus similares Comunicação científica: fluxos e diferentes produtos informacionais Unesco: teorias difusionistas Teorias funcionalistas: as instituições e a informação no todo social Teorias críticas: acesso físico


Carregar ppt "Teoria matemática da comunicação ________________________________ Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 08 de abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google