A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Estatística Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim Universidade de Cuiabá - UNIC Faculdade de Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada a Psicologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Estatística Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim Universidade de Cuiabá - UNIC Faculdade de Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada a Psicologia."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Estatística Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim Universidade de Cuiabá - UNIC Faculdade de Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada a Psicologia

2 Vamos pensar juntos... Papel da Psicologia no campo socialRelação da Psicologia com a EstatísticaPsicólogos enquanto pesquisadoresA contribuição da pesquisa para o desenvolvimento humano e socialImportância da Estatística na prática da pesquisa Importância da Estatística para elaboração e execução de um trabalho de conclusão de curso ou monografia

3 Graduação Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Lato Sensu Especialização Monografia Stricto Sensu Mestrado Dissertação Doutorado Tese Áreas de aplicação da Estatística e da Pesquisa

4 Tipos de pesquisa Qualitativa Ciências Sociais Ciências Humanas Subjetividade Quantitativa Saúde Botânica Objetividade

5 Fases da Pesquisa 1ª Fase: Determinação do problema 2ª fase: Organização da pesquisa 3ª fase: Execução da pesquisa de campo 4ª fase: Redação do texto

6 O que é Estatística?  É a ciência que fornece os princípios e os métodos para a coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados, possibilitando a extração de resultados e conclusões válidas.  É uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a análise e interpretação de dados quantitativos, bem como a utilização destes para a tomada de decisões.

7 Por que usar a estatística ? -Por que a natureza apresenta VARIABILIDADE ›Variações de indivíduo para indivíduo; ›Variações no mesmo indivíduo; ›Segundo Pereira (1997), a estatística é a tecnologia da ciência e, portanto, a estatística deve estar presente desde o início da pesquisa. Sem Métodos Estatísticos, sem validade científica!

8 Estatística - Objetivos   Obter inferências sobre uma população de interesse a partir de informações, contidas nos dados observados de uma ou mais amostras dessa população. Inferir: deve ser entendido como o ato de estender as conclusões obtidas em uma parte (amostra) para o todo (população), de onde foi retirada essa parte.

9 ›Ensinar a reunir e sumarizar dados numéricos de modo a torná-los rapidamente compreensíveis (estatística descritiva); –Ex: Caracterização de pacientes atendidos em um CAP’S (Centro de Apoio Psicossocial). ›Aprender a tirar conclusões a partir de dados numéricos (inferência estatística) –Ex: Investigar quais os fatores se relacionam ao comportamento dos indivíduos que são usuários de drogas ilícitas. Estatística - Objetivos

10 Métodos Científicos de Pesquisa O método experimentalO método Estatístico

11 Fases do método estatístico ›Coleta de dados: contínua, periódica ou ocasional; › Crítica dos dados ›Apuração dos dados ›Exposição ou apresentação dos dados ›Análise dos resultados

12 Áreas da Estatística ›Amostragem e planejamento experimental ›Processo de escolha da amostra. ›Parte inicial de qualquer estudo. ›Consiste na escolha criteriosa dos elementos a serem estudados. ›Ex: pesquisa sobre tendência de votação

13 Estatística Descritiva ou exploratória –É a fase inicial da análise, na qual nos ocupamos com a apresentação resumida dos dados, com o propósito de conseguir a maior quantidade possível de informações destes dados. – Levantamento; –Organização; –Classificação; –Descrição dos dados em tabelas, gráficos ou outros recursos visuais; –Além do cálculo de parâmetros representativo desses dados (ex: frequência relativa, frequência absoluta, etc.) Áreas da Estatística

14 Estatística Inferencial ou analítica – É a parte da metodologia estatística responsável pela produção de inferências e resultados sobre uma ou mais características de uma população de interesse, tomando como base as informações coletadas a partir de uma amostra. – Estabelecimento de hipóteses em função dos dados coletados; – Comprovação das hipóteses (testes estatísticos) – Elaboração de conclusões científicas. Áreas da Estatística

15 Etapas do Método Estatístico

16 Conceitos Básicos em Estatística

17 A finalidade da pesquisa é coletar dados para obter informações. ›Dados – observações de uma ou mais variáveis. › Variável - é aquilo que se deseja observar para se tirar algum tipo de conclusão, por ex., idade, sexo, peso e outras. Dados usualmente provêm de uma amostra, a qual representa uma população de interesse.

18 POPULAÇÃO –População (ou universo): é o conjunto de unidades ou elementos que têm, em comum, determinada característica de interesse sob estudo, ou seja, sobre a qual desejamos obter informação. Elementos: são unidades de análise nas quais faremos as observações ou medições, para obtermos os dados a serem analisados. Podem ser pessoas, domicílios, escolas, creches, células ou qualquer outra unidade.

19 Exemplos de população Conjunto de prontuários médicos População de idosos Domicílios

20 ›O levantamento de dados de toda a população chama-se “CENSO”. –Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE: realiza o censo demográfico do Brasil a cada 10 anos (exigência da Constituição Brasileira). ›Levantadas informações de todas as pessoas residentes no Brasil: – Sexo, – Idade, – Nível de renda. POPULAÇÃO

21 AMOSTRA É uma parte da população que se pretende estudar, escolhida conforme uma regra pré- estabelecida. É tanto a parte retirada da população para estudo como, também, o conjunto de dados obtidos nessa parte da população.

22 Por que se utilizam amostras? ›Razões que levam os pesquisadores a trabalhar com amostras: ›Custo e demora dos censos; ›Populações muito grandes; ›Impossibilidade física de examinar toda a população; ›Comprovado valor científico das informações coletadas por meio de amostras.

23 Como se obtém uma amostra? ›Antes de se obter uma amostra, é preciso definir os critérios que serão utilizados para selecionar as unidades que comporão essa amostra. Tipos de amostragem –Aleatória simples; –Sistemática; –Estratificada. Amostragem: processo para obtenção de uma amostra. Tem como objetivo estimar parâmetros populacionais.

24 QUANTITATIVAS QUALITATIVAS Em uma população consiste na característica comum que se deseja medir (ou observar) em cada unidade desta população. VARIÁVEIS

25 VARIÁVEIS QUANTITATIVAS –Variáveis cujos os dados são valores numéricos que expressam quantidade. Podem ser contadas ou medidas. –Variáveis Quantitativas Discretas: são aquelas em que os dados somente podem apresentar valores com números inteiros. Em geral as variáveis discretas são resultados de contagem. – Exemplo: n° de filhos, n° de automóveis, n° de moradores em um domicílio, etc.

26 VARIÁVEIS QUANTITATIVAS ›Variáveis Quantitativas Contínuas: são aquelas em que os dados podem apresentar valores com números fracionários. Em geral as variáveis contínuas são resultados de medição. ›Exemplo: Altura (1,75 m) Idade Peso Índice glicêmico, etc...

27 VARIÁVEIS QUALITATIVAS –Variáveis que fornecem dados de natureza não-numérica. Exprime qualidades ou atributos. –Variáveis Qualitativas de Nível Nominal: nesse tipo de variável diferencia-se uma categoria da outra somente por meio da denominação da categoria. –Exemplos: – Sexo (Feminino; Masculino) –Fumante (sim/não) – Raça/cor(preta, branca, parda, amarela e indígena)

28 – As variáveis qualitativas de nível nominal podem ser classificadas de acordo com o número de categorias que possuem. – Binomiais, binárias ou dicotômicas: quando compostas por duas categorias › Sexo: Feminino/Masculino; › Fumante: sim/não – Polinomiais ou politômicas: quando apresentam mais de duas categorias possíveis. › Raça/cor: branca, preta, parda, amarela, indígena. › Religião: católico, evangélico, espírita, budista, etc. VARIÁVEIS QUALITATIVAS

29 ›Variáveis Qualitativas de Nível Ordinal: nesse tipo de variável, não só é possível identificar diferentes categorias, mas como também reconhecer graus de intensidade entre elas, o que possibilita uma ordenação das várias categorias. ›Exemplos: ›Grau de instrução (analfabeto, fundamental, básico, médio, superior, etc.); ›Classificação de câncer de colo uterino (I a IV, onde IV é o pior prognóstico) ›Ordem de nascimento da criança (primeiro filho, segundo, etc.). VARIÁVEIS QUALITATIVAS

30

31 Exercitando...

32 –Cor dos olhos. –Índice de massa corpórea. –Número de infecções hospitalares registrado na UTI. –Comprimento da incisão cirúrgica. –O tempo de duração de uma consulta com psicólogo (psicanálise).

33 Bibliografia ›Crespo, AA. Estatística Fácil. 17ª edição. São Paulo: Saraiva, 2002. ›Toledo, GL; Ovalle, II. Estatística Básica. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 1985. ›Vieira, S. Introdução a Bioestatística. 4ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.


Carregar ppt "Introdução à Estatística Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim Universidade de Cuiabá - UNIC Faculdade de Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada a Psicologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google