A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras, cimenteiras, moinhos, etc. → particulas menores → lavador, filtro de tecido ou precipitador eletrostático Ciclones → forca centrifuga para realizar a separação → forcas com elevada velocidade → maiores que a forca da gravidade.

2 Ciclones Ciclone → movimento rotatório para o gás → forca centrifuga aplicada as particulas maior que as forcas de coesão molecular e da gravidade → lancadas de encontro às paredes. Ciclone → câmara cilíndrica com base cônica → corrente gasosa entra tangencialmente em alta velocidade na câmara formando uma espiral descendente externa e uma espiral ascendente interna → gás descarregado axialmente pela saída no topo do ciclone. A aceleração centrifuga impulsiona as partículas contidas no gás contra a parede. A componente vertical da forca e a gravidade forçam as partículas para a parte inferior do ciclone, de onde elas vão para um local de armazenamento. Eficiência dos ciclones depende de: - dimensionamento do equipamento - características do gás, - tamanho das partículas - densidade das partículas - temperatura do fluxo gás-sólido

3 Ciclones Vantagens: São equipamentos compactos, de confecção simples e barata. Fáceis de operar e de manter; Não contém partes móveis que requerem manutenção; O produto é seco e sai por gravidade; Podem ser montados no topo ou nos lados de estruturas, diminuindo o problema de necessidade de altura; Altas eficiências na sua faixa de diâmetro de partículas de separação; Baixa potência consumida. Desvantagens: Baixas eficiências de coleta em partículas menores que 5μm; Sensíveis a variações na taxa de fluxo de poeira a ser tratada; Sensíveis à carga de pó (concentração de pó), possibilidade de entupimento pela presença de altas concentracoes de pó, principalmente os de menor diâmetro, mais higroscópicos e mais pegajosos; Pode apresentar problema de abrasão.

4 Destilação Separação de componentes por efeito térmico, na qual se obtém dois produtos de diferentes composições físico-químicas. Mistura de duas ou mais substâncias, no estado líquido ou vapor, é separada em seus componentes, com uma determinada pureza, através de um processo térmico (aplicação ou remoção de calor). Destilação → vapor de uma mistura em ebulição será mais rico nos componentes que têm pontos de ebulição mais baixos. Destilação → um dos métodos mais indicados para separar misturas líquidas nos seus componentes. Separação por destilação → "colunas de destilação“ Fatores que influenciam a operação dos equipamentos → separação desejada de modo eficaz. Condições da alimentação: Estado (líquido, vapor, vapor-líquido, etc); Composição; Componentes que podem alterar o equilíbrio líquido-vapor da mistura Condições de fluxo dentro da coluna; Características das partes internas (pratos ou recheios).

5 Destilação Aspectos importantes da destilação Técnica de separação mais comum em termos industriais; Consome quantidades enormes de energia, tanto no aquecimento quanto no resfriamento; Para reduzir custos → melhorar eficiência e operação por otimização do processo. Aplicação mais antiga da destilação → produção de álcool e bebidas alcoólicas, Aplicações mais recentes → frações de petróleo nas refinarias e as separações das misturas oriundas de reações na indústria química.

6 Destilação Classificação da destilação: 1) Número de componentes da mistura: a. Binária - mistura de dois componentes. Exemplo: água e álcool. b. Multicomponente - quando existem três ou mais componentes. Exemplo: mistura multicomponente que é o petróleo 2) Classificação pelo número de estágios: a. Um único estágio b. Múltiplos estágios 3) Classificação pelo modo de operação: a. Operação em batelada b. Operação contínua 4) Classificação pelo tipo de mistura: a. Destilação simples → baseada nas diferenças de volatilidade dos componentes. b. Destilação complexa → utiliza recursos adicionais como: realização de vácuo agentes de arraste (normalmente vapor de água) agentes auxiliares de separação (destilação por solvente)

7 Destilação Coluna de Destilação Continua Processam uma corrente de alimentação contínua. Interrupções no processo somente para manutenção ou problema. Processa grandes quantidades de material


Carregar ppt "Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google