A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TINTAS / PIGMENTOSTINTAS / PIGMENTOS Grupo - 3 Beatriz Rodrigues Cristovão Rodrigo Luciana Pereira Nicole Queiroz Paulo César.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TINTAS / PIGMENTOSTINTAS / PIGMENTOS Grupo - 3 Beatriz Rodrigues Cristovão Rodrigo Luciana Pereira Nicole Queiroz Paulo César."— Transcrição da apresentação:

1 TINTAS / PIGMENTOSTINTAS / PIGMENTOS Grupo - 3 Beatriz Rodrigues Cristovão Rodrigo Luciana Pereira Nicole Queiroz Paulo César

2  Resina(s).  Solventes.  Aditivos.  Pigmento(s).

3 As resinas são a “alma” das tintas, pois são as responsáveis em determinar qual será seu tipo, bem como suas características físico-químicas. A resina representa a parte não volátil da tinta e tem a função de “aglomerar” as partículas dos pigmentos. São formadas por processos de polimerização através da condensação ou adição. Ex.: Resina poliéster é formada por poliácidos + poliálcoois.

4 São líquidos voláteis e na maioria dos casos com baixo ponto de ebulição utilizado principalmente para dissolver a(s) resina(s) nas tintas, e com isso mantendo todos os seus componentes em uma mistura homogênea. Outra característica importante é que os solventes são utilizados para manter uma viscosidade ideal para cada tipo de aplicação. Para cada tipo de tinta utiliza-se os solventes mais adequados, tais como: acetatos (revestimentos poliésteres), aromáticos (tintas metálicas), éter glicólico (revestimentos automotivos).

5 Embora são geralmente utilizados em pequenas concentrações nas tintas, possuem funções específicas para atribuir características singulares à mesma. Existem vários tipos, cada qual, utilizado para proporcionar um efeito desejado imediatamente (antiespumante, desaerante, agente de flow, secante, umectante, dispersante), ou preventivamente (anti- sedimentante, agente reológico, estabilizante, fungicida).

6 Os pigmentos serão abordados com mais detalhes ao longo desta apresentação, porém, podemos adiantar que eles são os responsáveis em determinar a cor, o tom de uma tinta, e sem eles teríamos apenas um clear (verniz), ao invés de uma tinta, embora saibamos que haja vernizes coloridos, pigmentados normalmente por corantes (anilinas), as concentrações são bem menores, e o efeito visual de um verniz se dá justamente pela sua transparência, ou seja, o destaque do substrato a ser revestido.

7 Desde os primórdios a humanidade era desafiada por uma vilã impiedosa: A CORROSÃO, com isso houve a necessidade de tentar eliminar ou ao menos minimizar seus efeitos negativos, foi onde surgiu assim a principal função das tintas, que é a de PROTEÇÃO. Ainda não satisfeito com isso, o homem decidiu usar toda sua inteligência e criatividade para complementar sua obra e a partir daí as tintas ganharam mais uma função, a de DECORAÇÃO. A frase a seguir dita pelo vice-presidente da PPG, Marco Wismar, exemplifica bem isto: “Nós protegemos e embelezamos casas e edifícios, carros, eletrodomésticos, além de uma variedade imensa de produtos industriais.”

8 É muito importante ressaltarmos que antes de uma tinta ser produzida em escala industrial, geralmente as empresas que se preocupam com a alta performance e qualidade de seus produtos realizam todos os processos que serão mencionados abaixo, em menor escala, ou seja, em seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Após termos uma breve introdução sobre o que é uma tinta e qual é sua funcionalidade, precisamos agora entender quais são as etapas dos processos envolvidos na sua fabricação. Os processos básicos na fabricação de uma tinta são: pré-mistura (também denominado empastamento), moagem, completagem, tingimento, controle de qualidade, filtração e enlatamento.

9 PRÉ-MISTURA

10 MOAGEM

11 COMPLETAGEM

12 TINGIMENTO

13 CONTROLE DE QUALIDADE

14

15 FILTRAÇÃO

16 ENLATAMENTO

17 Existem diversos tipos de pigmentos, dentre eles podemos ressaltar os inorgânicos, orgânicos, metálicos, pigmentos de efeito “pérolas”. Os processos de fabricação de pigmentos variam de acordo com o tipo de pigmento, e da resistência que o mesmo deve apresentar.

18 Como o próprio nome sugere, e tendo conhecimento prévio da química orgânica, os pigmentos orgânicos são pigmentos que contém carbono em sua composição. Algumas características desses pigmentos são que eles possuem as cores mais brilhantes e costumam ser bastante duráveis no uso de exteriores o que favorece muito sua utilização no mercado de tintas, pois suas características físico-químicas contribuem para aumentar a proteção das tintas nas quais são aplicados.

19 Os pigmentos orgânicos possuem em relação aos inorgânicos algumas vantagens, dentre elas: 1. as cores são mais brilhantes; 2. são mais transparentes; 3. possuem alto poder de tingimento; 4. há grande variedade de cores; 5. boa resistência ao intemperismo; 6. são de baixa toxicidade;

20 PIGMENTOS ORGÂNICOS

21 A principal desvantagem da utilização de um pigmento orgânico está diretamente ligada ao custo, pois devido as suas características especiais, o processo possui custos elevados e sua fabricação envolve processos complexos e demorados. Outro fator de desvantagem é o baixo poder de cobertura.

22 1-FAZENDA, Jorge M. R. Tintas e vernizes: ciência e tecnologia. Blucher. 3ed., São Paulo, 2005. 2-BATISTA, Marcos A. J. e BATTONYAI, Miklos. Apostila - Curso de Introdução a Tintas e Resinas. Tekno/Divisão Tintas Kroma, Guaratinguetá, 2003. 3-Apostila – Treinamento Básico Pigmentos, Ciba. Pigmentos Orgânicos, disponível em: Acesso em : 01 nov. 2010.


Carregar ppt "TINTAS / PIGMENTOSTINTAS / PIGMENTOS Grupo - 3 Beatriz Rodrigues Cristovão Rodrigo Luciana Pereira Nicole Queiroz Paulo César."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google