A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica."— Transcrição da apresentação:

1 Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Terminologia

2

3 Norma ABNT NBR 15156 Corrosão Processo de deterioração que sofrem os materiais, geralmente metálicos, causado pela reação química e/ou eletroquímica com o meio, associado ou não a esforços mecânicos. Corrosão branca Corrosão caracterizada pela presença de produtos de oxidação na forma de pó branco não aderente à superfície metálica, normalmente verificada em ligas de alumínio e de zinco. Corrosão galvânica Corrosão causada pela diferença de potenciais de metais em contato elétrico na presença de um eletrólito.

4 Norma ABNT NBR 15156 Carepa de laminação Camada superficial de óxidos de ferro, dura e aderente ao metal-base, oriunda do processo de laminação a quente. Alvéolo Resultado de corrosão em forma de cavidade, no substrato metálico, com fundo arredondado e, geralmente, profundidade menor que o seu diâmetro. Aço-carbono Liga de ferro e carbono com até 2% de carbono. Aço galvanizado Aço submetido ao processo de galvanização. (Galvanização: revestimento metálico obtido pela deposição de camada de zinco sobre uma superfície de aço-carbono, por meio de imersão a quente ou eletrodeposição). Decapagem Remoção de óxidos por processo químico ou eletroquímico.

5 Norma ABNT NBR 15156 – Preparação de Superfície Abrasivo Material granulométrico utilizado na preparação de superfícies, com a finalidade de limpeza e/ou de abrir perfil de rugosidade. Lixamento Método mecânico ou manual de remoção de impurezas aderidas à superfície, podendo ser usado para “quebra de brilho”, com o objetivo de promover melhor ancoragem da demão subsequente. Jateamento abrasivo Método de preparação de superfícies para aplicação de pintura e revestimentos, pelo emprego de materiais abrasivos, impelidos por meio de ar comprimido ou por meio de turbinas por ação de força centrífuga. Hidrojateamento Processo que utiliza jato de água para limpeza e preparo de superfície metálica, podendo ser de baixa, alta e ultra-alta pressões. Hidrojateamento com abrasivo Processo que utiliza jato de água com abrasivos para o preparo da superfície metálica removendo a carepa de laminação e obtendo um perfil de rugosidade definido.

6 Norma ABNT NBR 15156 – Tintas Esquema de pintura Detalhamento do preparo da superfície, sistemas de pintura, cores, espessura seca e métodos de aplicação. Aderência Propriedade de união entre o revestimento e o substrato ou entre demãos de revestimento. Coesão Força que mantém unidos entre si os constituintes de uma película, promovendo sua integridade e propriedades mecânicas. Secagem Endurecimento resultante da evaporação de solventes e/ou da reação química da resina. Cura Processo de mudança das propriedades de uma tinta para formação de uma película seca.


Carregar ppt "Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google