A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintomas Relativos: Tórax

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintomas Relativos: Tórax"— Transcrição da apresentação:

1 Sintomas Relativos: Tórax

2

3 Dor Toráxica: Pleurite – Inflamação da pleura.
Importante causa de dor torácica. Em geral, a dor vem acompanhada de tosse seca e timbre alto. Pode ocorrer febre e, em certa fase da doença, surgir dispneia.

4 Pneumotórax espontâneo benigno – é a acumulação de ar na cavidade pleural.
Pneumonias alveolares (bacterianas) – exsudado inflamatório que substitui o ar dos alvéolos. Infarto pulmonar – pode ser cortical, parietal ou diafragmático. Viroses respiratórias Laringotraqueítes e traqueobronquites agudas – inflamação na laringe e na traquéia, respectivamente. Dor mediastínica – sensação dolorosa profunda, sem localização precisa, mal definida. Dissecação aórtica aguda ou aneurisma dissecante da aorta – separação da túnica (camada de tecido conjuntivo) íntima com a adventícia. Pericardite – inflamação do pericárdio, membrana que reveste o coração. Hipertensão da artéria pulmonar Esofagite – inflamação do esôfago. Hérnia de hiato – doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma. Esofagite de refluxo - consiste na inflamação da mucosa que recobre o interior do esôfago.

5 Tosse: É uma inspiração rápida e profunda seguida do fechamento da glote, contração dos músculos expiratórios, terminando com uma expiração forçada. Tosse úmida – quando acompanhada de secreção. Tosse seca – sem secreção. Tosse quintosa – várias expirações seguidas. Tosse síncope – após crise intensa resulta na perda de consciência. Tosse bitonal – paralisia das cordas vocais. Tosse rouca – tosse seca que irrita a garganta. Tosse reprimida – é aquela que o paciente evita, em razão da dor torácica ou abdominal que ela provoca. Pigarro ou tosse psicogênica – tosse em situações que implicam certa tensão emocional.

6 Expectoração: Expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões. Tipos de escarro: Seroso: contém H2O, eletrólitos, proteínas e é pobre em células. Mucoide: contém muita água, proteínas, mucoproteínas, eletrólitos e apresenta baixa celularidade. Purulento: rico em piócitos (leucócitos) e tem celularidade alta. Hemoptoico: observa-se rajas de sangue.

7 Hemoptise: É a eliminação de sangue pela boca, passando através da glote. Podem ser devidas a: Brônquicas: o mecanismo é a ruptura de vasos previamente sãos. Alveolares: a causa é a ruptura de capilares ou transudação (passagem de liquido) de sangue, sem que haja solução de continuidade no endotélio.

8 Vômica: É a eliminação mais ou menos brusca, através da glote, de uma quantidade abundante de pus ou líquido de outra natureza.

9 Dispnéia: É a dificuldade para respirar, podendo o paciente ter ou não consciência desse estado. Ortopneia: é a dispneia que impede o paciente de ficar deitado e o obriga a sentar-se ou a ficar de pé para obter algum alívio. Trepopneia: dispneia que aparece em determinado decúbito lateral (posição).

10 Sibilância: Chiado ou “chieira”, é como o paciente se refere a um ruído que ele pode perceber, predominantemente na fase expiratória da respiração, quase sempre acompanhada de dispneia.

11 Rouquidão ou disfonia:
Traduz alteração na dinâmica das cordas vocais.

12 Cornagem: É a dificuldade inspiratória por redução do calibre das vias respiratórias superiores, na altura da laringe, e que se manifesta por um ruído (estridor) e tiragem. O paciente, para facilitar a entrada do ar, desloca a cabeça para trás em extensão forçada.

13 Sintomas Relativos: Sistema Cardiovascular

14

15 Dor ou desconforto toráxico:
Infarto do miocárdio: ocorre quando uma ou mais artérias que transportam oxigênio ao coração são obstruídas por um coágulo de sangue formado em cima de uma placa de gordura (arteroma – da arteriosclerose: placa de colesterol) existente na parede interna da artéria. Angina: quando as artérias coronárias (vasos que levam O2 ao músculo cardíaco) são endurecidas ou obstruídas por gordura

16 Pericardite: inflamação do pericárdio (uma bolsa que envolve o coração), sua função é manter o coração em sua posição e impedir que ele se encha de sangue além da sua capacidade. Causada por: hipotireoidismo, lúpus, insuficiência renal, tuberculose, febre reumática, etc. Aneurisma: é a dilatação anormal de um vaso sanguíneo, provocado pelo enfraquecimento das paredes do vaso. Piorada por colesterol alto, hipertensão e tabagismo.

17 Palpitações Percepção desagradável do batimento cardíaco que pode originar-se de batimentos irregulares, aceleração ou desaceleração rápida, ou de um aumento do vigor da contração cardíaca. Os pacientes podem descrevê- la como: “coração pulando”, “correndo”, “pulsando” ou “parando”. Elas não, necessariamente, indicam doença cardíaca. Elas variam em: - ritmo - rapidez ou lentidão - regular ou irregular - tempo de duração - início súbito ou gradual - relacionado a esforço físico, café ou drogas

18 Dispnéia É uma percepção indolor, porém incômoda, do ato da respiração, que somente o paciente pode relatar. Decorre de doença cardíaca, pulmonar ou ansiedade. São descritas como falta de ar, perda de fôlego, sensação de abafamento, cansaço e respiração difícil. Ortopnéia É a dispnéia que ocorre quando o paciente está deitado e melhora ao se levantar. Pode ser quantificada pelo número de travesseiros usados para dormir.

19 Tosse Insuficiência Cardíaca: quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo. Pode afetar um só lado do coração: I.C. Direita ou I.C. Esquerda. Como o bombeamento do coração está comprometida, o sangue pode acumular-se em outros órgãos: fígado, pulmões, TGI, braços e pernas. Causa mais comum é a doença arterial coronariana (obstrução da artéria por gordura). As tosses, nesse caso, são mais secas e intensas durante a noite.

20 Estresse Hipertensão: quando as artérias perdem a capacidade de se contrairem e dilatarem ou quando o volume se torna muito alto, exigindo maior velocidade para circular (P.A. de 14 por 8 já é alta). A P.A. é acompanhada por obesidade, em muitos casos.

21 Arritmia Cardíaca: sensação de batimentos cardíacos mais acelerados do que o normal. Piorada por café, nicotina, cocaína e alguns medicamentos (ex. de asma). Se sua frequência cardíaca for rápida (mais de 100 batimentos por minuto), essa condição é chamada de taquicardia. A frequência lenta é chamada de bradicardia.

22 Giovanna Lapenna Gustavo Innami Isabelle Gargalak Júlia Nery Juliana Berto


Carregar ppt "Sintomas Relativos: Tórax"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google