A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As primeira civilizações. Civilização do Egito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As primeira civilizações. Civilização do Egito."— Transcrição da apresentação:

1 As primeira civilizações

2

3

4 Civilização do Egito

5 O Egito localiza-se no nordeste da África, banhado ao norte pelo Mar Mediterrâneo, a leste pelo Mar Vermelho, a oeste pelo deserto da Líbia e ao sul pelo Sudão. Seu território é cortado no sentido sul-norte pelo Rio Nilo. O rio é responsável pela fertilidade das terras do vale, onde desenvolveu-se uma das primeiras civilizações, já que era responsável pela irrigação natural da terra, facilitando o trabalho agrícola das comunidades que passaram a produzir excedentes, possibilitando a organização do Estado e de uma sociedade mais complexa.

6 O vale do rio Nilo foi habitado desde o Paleolítico. Com o passar do tempo, surgiram comunidades organizadas e independentes chamadas nomos. Os nomos se agruparam em dois reinos (do Norte e do Sul) e por volta de 3200 a.C foram todos unificados num só reino pelo faraó Menés. Como ele, começam as grandes dinastias (famílias reais que governaram o Egito por quase 3.000 anos).

7 A Pré-História do Egito engloba o período de tempo que se estende desde as épocas das quais temos os mais antigos testemunhos humanos até ao momento em que a civilização egípcia adota a escrita. A escrita só começou a desenvolver-se no Egito nos finais do IV milênio a.C. (3200 a.C - 3100 a.C.).

8 Civilização da Mesopotâmia

9 Mesopotâmia é a denominação dada pelos gregos antigos à região compreendida entre os rios Eufrates e Tigre, que cortam um extenso vale e aproximam-se na região sul, onde desembocam no Golfo Pérsico. Essa região é parte do "crescente fértil", área caracterizada pela possibilidade da prática agrícola, dada `a fertilidade da terra, produzida pelas cheias dos dois rios. Esse território é ladeado pelo deserto da arábia a oeste e pelo planalto do Irã a leste.

10 O Neolítico na Mesopotâmia é caracterizado por uma mudança na localização, distribuição e tamanho das povoações: de acampamentos espalhados em áreas na qual a caça e pesca era abundantes, passam a ser ocupados os grandes vales. As primeiras provas para a domesticação de plantas e animais vêm dos acampamentos datados desta época, e já são vistos em locais esporádicos a partir de 9000 a.C.

11 Entre 6000-3000 a.C os primeiros povoamentos isolados são encontrados nos vales de pequenos rios nas montanhas de Zagros e nas pequenas planícies também de vales. Novas povoações parecem-se com comunidades de vilarejos, próximas umas às outras, em locais onde os rios correm para vales maiores e onde os rios são mais fáceis de serem controlados. O clima mais seco (começando em cerca 3500 a.C) faz com a irrigação comece a desempenhar seu papel na agricultura.

12 O povoamento das planícies do extremo sul da Mesopotâmia ocorre mais tarde. A irrigação destas planícies, como o sabemos segundo textos babilônicos posteriores, com seus longos canis e falta de água suficiente, exige um sistema de administração de recursos eficiente, o que ocorreu em épocas mais avançadas no tempo.

13 Civilização do Vale do Indu

14 A pré-história da Índia tem início com o registro da presença do homo sapiens há cerca de 34 000 anos. Uma civilização da Idade do Bronze emergiu em época aproximadamente contemporânea às civilizações do Oriente Médio. Como regra, a pré-história da Índia abrange todo o subcontinente indiano, correspondente aos atuais República da Índia, Paquistão, Blangladesh, Siri Lanka, Nepal e Butão.

15 A civilização do Vale do Indo surgiu no século 32 a.C. e atingiu a maturidade a partir do século 25 a.C. Seguiu-se a civilização vética, formada por indo-arianos. A origem dos indo-arianos é um ponto de relativa controvérsia. A maioria dos estudiosos acredita em algum tipo de hipótese de migração, segundo a qual os arianos, um povo semi-nômade, possivelmente da Ásia Central ou do norte do Irã, teriam migrado para o noroeste do subcontinente indiano, entre 2000 e 1500 a.C.

16 A Civilização Chinesa

17 Aproximadamente no mesmo período em que importantes civilizações se desenvolveram no Oriente Médio, também surgiram no extremo Oriente alguns povos criadores de grandes culturas. Esses povos foram contemporâneos dos povos do Oriente Médio, mas não tiveram muito contato. A distância e as dificuldades de comunicação fizeram com que se desenvolvessem isoladamente.

18 Na pré-história a China foi habitada, possivelmente há mais de um milhão de anos, pelo Homo erectus, cujo espécime mais famoso é o Homem de Pequim, descoberto em 1923. Há indícios de atividade agrícola, datados por carbono, de cerca de 6000 a.C. A agricultura resultou em aumento populacional, na capacidade de estocar e redistribuir colheitas e de manter artesãos e administradores especializados. No final do Neolítico, o vale do Rio Amarelo começou a tornar-se um centro cultural, com a fundação dos primeiros vilarejos.

19 A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C. em diante e que demonstram ser aquele país uma das civilizações mais antigas do mundo com existência contínua.


Carregar ppt "As primeira civilizações. Civilização do Egito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google