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Xxxxxxxxxxxxxxxx FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL Agenda de políticas e estratégias para a mudança.

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Apresentação em tema: "Xxxxxxxxxxxxxxxx FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL Agenda de políticas e estratégias para a mudança."— Transcrição da apresentação:

1 xxxxxxxxxxxxxxxx FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL Agenda de políticas e estratégias para a mudança

2 xxxxxxxxxxxxxxxx O grupo debatedor Alejandra Meraz Velasco (TPE), Aline Maria de Medeiros R. Reali (Ufscar), Ana Inoue (Itaú BBA), Andréa Caldas (UFPR e Forumdir), Lia Carolina Ortiz de Barros Glaz (Inst. Península), Anna Helena Altenfelder (Cenpec), Carmen Moreira de Castro Neves (consultora), Cesar Callegari (Faculdade Sesi), Claudia Maffini Griboski (UnB), Cleuza Repulho (especialista), Cybele Amado (Icep), Edson Inforsato (Unesp), Fernando Abrucio (FGV-SP), Guiomar Namo de Mello (CEE-SP), Iolanda Barbosa da Silva (Undime), Irene Mauricio Cazorla (Capes), Iracema Sampaio (Secretária de Educação, Sobral-CE), Laura de Almeida Braga Rossi (consultora), Liliane Petris (TPE), Lucia Couto (Inst. Unibanco), Maria Cecília Amêndola da Motta (Consed), Mario Ghio Junior (Kroton), Miguel Thompson (Inst. Singularidades), Priscila Cruz (TPE), Ricardo Falzetta (TPE), Sonia Teresinha de Sousa Penin (USP), Tereza Perez (Cedac), Waldir Leonel (Consed).

3 xxxxxxxxxxxxxxxx O ponto de partida 1.Baixa integração do tripé universidade/sistemas públicos de ensino/escolas. 2.Formação acadêmica deficitária dos potenciais professores da educação básica. 3.Indefinição do currículo da Educação Básica. 4.Inadequação do currículo e da estrutura dos cursos de pedagogia e das licenciaturas. 5.Expansão da Educação a Distância. 6.Profissionalização precária da prática docente, da formação inicial à continuada. 7.Baixa atratividade e motivação da carreira docente. Fonte: Abrúcio, Fernando. Formação de Professores no Brasil: Diagnóstico, Agenda e Estratégias de Mudança

4 xxxxxxxxxxxxxxxx A Agenda Fonte: ANA/Inep/MEC 2014 Articular o currículo de formação docente com o currículo da Educação Básica Dar centralidade à área de conhecimento de didática, metodologia e prática de ensino para formação docente inicial Garantir identidade própria aos cursos de formação docente Articular a formação continuada docente com as práticas de sala de aula e com os resultados dos processos avaliativos Aprimorar a articulação entre os sistemas de ensino e instituições de formação como indutora de mudanças do projeto pedagógico da formação docente e de pesquisa em didática e em metodologia de ensino Promover a atratividade do curso de formação e da carreira docente Rever as normas, regulações e estruturas de governança (papéis e responsabilidades) no marco das modificações propostas em todas as modalidades

5 xxxxxxxxxxxxxxxx Próximos passos Dar perenidade ao grupo Comitê de governança – ações de advocacy – mobilização – redação técnica

6 xxxxxxxxxxxxxxxx DELIBERAÇÕES INICIAIS DO COMITÊ DE GOVERNANÇA Frente 1 - Ações para mudanças estruturais Criação de espaços de diálogo e fortalecimento do “caso para a mudança” – Inserção da temática “Formação de Professores (Inicial e Continuada)” como tema específico de um novo grupo de trabalho do CONSED – Apresentação oficial ao MEC e INEP – UNDIME, ANDIFES, SESU, e Fórum Nacional PIBID de modo a iniciar uma agenda de discussão a partir da Publicação “Formação de Professores no Brasil” Próximos passos

7 xxxxxxxxxxxxxxxx Procura por convergências Agenda Conexões pela Educação – Formação de Professores GT MEC/SEB Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (CNE – Dourado) Decreto Nº 8.752 (9.05.2016) Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Próximos passos

8 xxxxxxxxxxxxxxxx Articulação com a Base Nacional Comum (como a BNCC fortalece os argumentos para mudança) Sistematização da experiência do CEE-SP Estudo da normatividade - hierarquia jurídica entre os documentos que regem a Formação de Professores e necessidades de mudança Próximos passos

9 xxxxxxxxxxxxxxxx Frente 2 - Avanços Incrementais Matriz de avaliação do ENADE Instrumentos de avaliação de cursos de IES Particulares Tradução de materiais – didática e metodologia de ensino Mudanças nas IES Particulares O tema em pauta - artigos de opinião Próximos passos


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