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1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 Geografia Capítulo 19 AULA DIGITAL Índice Urbanização Metropolização Conurbação e regiões Metropolitanas Rede Urbana Problemas Urbanos Questão da moradia Transporte Coletivo e trânsito A Violência no Brasil

3 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 Geografia Capítulo 19 AULA DIGITAL Urbanização O processo de urbanização é a tendência de concentração de população em aglomerados chamados cidades, que podem ser de pequeno, médio ou grande porte. Estas cidades formam uma enorme rede urbana, hierarquizada pelo território, de acordo com seu tamanho e importância. Cidades De modo pelo qual se formaram, as cidades podem ser classificadas como: ● espontâneas — surgem sem planejamento prévio, como é o caso de São Paulo, do Rio de Janeiro e da maioria das cidades brasileiras. ● planejadas — crescem segundo um plano estabelecido, ou seja, o traçado das ruas, os locais para as residências, para os serviços (comércio, sistemas de transportes coletivos, saúde, escolas, bancos), para as indústrias, bem como a infraestrutura (água, esgoto, gás, eletricidade, telefonia) são decididos num plano elaborado antes da implantação da cidade. Muitas vezes, em decorrência do acelerado crescimento da população e das migrações, o plano original não é seguido à risca e cidades originalmente planejadas passam a ter os mesmos problemas que as cidades espontâneas.

4 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 Geografia Capítulo 19 AULA DIGITAL Urbanização no Brasil No Brasil, a principal causa dessa rápida urbanização foi a acelerada industrialização. Como a implantação das indústrias se concentrou nas cidades, à medida que a industrialização progrediu, a população também foi se concentrando nas cidades, que passaram a oferecer grande número de novos empregos. A segunda causa foi a intensificação do êxodo rural. A pobreza no campo estimulou a migração rural-urbana. Metropolização A urbanização tem-se caracterizado pela metropolização, ou seja, pela formação de grandes metrópoles: cidades que exercem comando e atração econômica e cultural sobre o restante do território. Na década de 1950, a maioria das metrópoles localizava-se nos países desenvolvidos. Mas o quadro está se modificando, nas últimas décadas, visto que os países subdesenvolvidos têm apresentado um crescimento muito rápido de suas cidades.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 Geografia Capítulo 19 AULA DIGITAL Conurbação e regiões metropolitanas Os centros urbanos apresentam um expressivo crescimento horizontal, ou seja, espalham-se por imensas áreas e acabam juntando-se com outras cidades, formando uma única mancha urbana. Esse processo chama-se conurbação. Desse modo, formam-se grandes áreas pela junção de diversas cidades, que se tornam interdependentes, abrangendo o território de vários municípios. Uma região metropolitana é comandada por uma metrópole (ou cidade importante), que é a mais expressiva do ponto de vista populacional, econômico e cultural.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 Geografia Capítulo 19 AULA DIGITAL Rede urbana Geralmente, as cidades se relacionam de forma hierarquizada. ● Metrópoles globais — são as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro. São Paulo é a principal, uma vez que é mais populosa e cosmopolita, isto é, apresenta diversidade étnica e religiosa, além de ser polo de atração migratória. A metrópole paulistana é o centro financeiro do Brasil, uma vez que apresenta os principais bancos e a bolsa de valores. Também oferece serviços e comércio diversificados e rede de transportes (aeroporto internacional), telecomunicações e informática com rápida conexão com o mundo. ● Metrópoles nacionais — metrópoles que apresentam importante influência sobre o território brasileiro: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. ● Metrópoles regionais — metrópoles com influência nas suas regiões: Manaus, Belém, Goiânia e Campinas. ● Centros regionais — são cidades importantes, mas com influência no interior de seus estados: Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Vitória, Porto Velho, Rio Branco, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Natal, São Luís, João Pessoa, Teresina, Aracaju e Maceió.

7 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 Geografia Capítulo 19 AULA DIGITAL Os problemas urbanos A Questão da moradia Calcula-se que 10 milhões de pessoas vivem em condições desumanas nas cidades brasileiras, em moradias precárias e improvisadas. As cidades revelam em sua paisagem as profundas desigualdades sociais. Os bairros luxuosos e de classe média contrastam com as imensas favelas e os cortiços. Por isso, crescem os movimentos de trabalhadores que reivindicam a construção de moradias dignas para as populações mais pobres. Transporte coletivo e trânsito Normalmente, nas grandes cidades brasileiras, o transporte coletivo é precário, dificultando o deslocamento das populações mais pobres. O transporte coletivo de melhor qualidade traz benefícios para todos, pois atende às necessidades da maioria da população, diminui os congestionamentos de trânsito e reduz a poluição do ar.

8 Ciências Humanas e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 Geografia Capítulo 19 AULA DIGITAL A violência no Brasil De modo geral, os índices de violência urbana e rural costumam ser mais altos nos países subdesenvolvidos, sobretudo naqueles onde a renda é mal distribuída. No Brasil, os índices de violência aumentaram e o país tornou-se um dos mais violentos do mundo. Os indicadores de violência mostram que ela se distribui de modo desigual pelo território e que a segurança pública tende a proteger mais os espaços habitados pela classe média e alta do que os mais pobres. Nas cidades brasileiras, a polícia está mais presente em bairros ricos do que em bairros pobres da periferia, onde ocorre a maioria dos casos de violência


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