A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br GEOGRAFIA

2 Ciências Humanas e suas Tecnologias 2 Geografia Capítulo 23 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Índice Indústria Tipos de indústria Países subdesenvolvidos e industrializados A industrialização do Brasil Geografia da indústria no Brasil Descentralização da indústria

3 Ciências Humanas e suas Tecnologias 3 Geografia Capítulo 23 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Indústria A indústria constitui-se no setor secundário da economia, sendo responsável pela transformação das matérias-primas em mercadorias. A indústria é um dos setores mais importantes da economia mundial. No Brasil, a indústria representa 30% do PIB, enquanto o setor terciário atinge 65%. tipos de indústria Indústria de bens de produção Também chamada indústria de base ou pesada, é responsável pela transformação das matérias-primas em produtos que, na maioria das vezes, destinam-se a outras indústrias. Um dos exemplos é a indústria siderúrgica, outro exemplo é a indústria petroquímica. Indústria de bens de consumo Produz mercadorias diretamente para o consumidor. ● Indústria de bens de consumo duráveis: fabricam bens de consumo não perecíveis, que duram mais tempo. Exemplo: indústrias de automóveis, computadores, eletrodomésticos etc. ● Indústria de bens de consumo não duráveis: produzem bens que são consumidos rapidamente. Como exemplo, temos as indústrias de remédios, alimentos etc.

4 Ciências Humanas e suas Tecnologias 4 Geografia Capítulo 23 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br países subdesenvolvidos e industrializados (mercados emergentes) A partir de meados do século passado, houve uma expressiva disseminação da atividade industrial pelo mundo. Apesar das mais importantes concentrações industriais continuarem nos países desenvolvidos, a indústria expandiu-se pelas nações periféricas. Assim, surgiram os NIPs — Novos Países Industrializados. A partir da última década do século XX, tais países passaram a ser classificados como “países emergentes”, ou seja, aqueles que apresentam mercados consumidores em expansão e recebem grande quantidade de investimentos estrangeiros. O grupo mais importante é denominado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) as potências emergentes, grandes em território, população, mercado consumidor e tamanho da economia. O prognóstico para 2050 é que as economias chinesa, indiana e brasileira estejam entre as 5 maiores do mundo, caso tenham um crescimento anual de médio para alto.

5 Ciências Humanas e suas Tecnologias 5 Geografia Capítulo 23 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br A industrialização do Brasil Governo Vargas Passou a incentivar a industrialização do país, assumindo importante papel no processo de industrialização, por meio da criação de grandes empresas estatais. A partir de então, o Brasil passou a produzir em seu território os produtos anteriormente importados, e assumiu uma postura de proteção às empresas locais, restringindo a entrada dos importados. Governo JK Em meados da década de 1950, implementou o ambicioso Plano de Metas. Naquele período, o Brasil estimulou a entrada de um grande número de empresas multinacionais, atraídas pela mão de obra barata, matérias-primas a baixo custo e baixos impostos.

6 Ciências Humanas e suas Tecnologias 6 Geografia Capítulo 23 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Regime Militar Durante o período da ditadura militar, continuou a influência das multinacionais. Entre o final da década de 60 e início dos anos 70, o país conheceu acelerado crescimento econômico, período que ficou conhecido como milagre econômico brasileiro O Brasil neoliberal (Collor, Itamar e FHC) A abertura da economia brasileira, a partir da década de 1990, teve aspectos positivos e negativos. Algumas empresas brasileiras tiveram que concorrer com os produtos estrangeiros e se modernizaram, inclusive aumentaram suas exportações. Muitas empresas investiram em tecnologia, com a compra de novas máquinas, informatização, robotização e novas formas de administração. A privatização de empresas públicas também apresentou vantagens e desvantagens. Algumas empresas privatizadas se modernizaram e hoje apresentam lucro e êxito, a exemplo da Embraer, que produz e exporta aviões de médio porte. Porém, em setores como os de energia e transportes, o investimento e a modernização pouco avançaram.

7 Ciências Humanas e suas Tecnologias 7 Geografia Capítulo 23 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Geografia da indústria no Brasil

8 Ciências Humanas e suas Tecnologias 8 Geografia Capítulo 23 AULA DIGITAL www.sistemacpv.com.br Descentralização da Indústria A distribuição da indústria continua desigual, estando concentrada na porção sudeste do país, especialmente nos três estados mais populosos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde se destacam grandes centros industriais, como as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Todavia, podemos constatar que está ocorrendo uma desconcentração industrial. Enfim, a tendência é de industrialização em novos estados e pequenas e médias cidades do interior que oferecem as seguintes vantagens: ● incentivos fiscais — isenção ou redução de impostos municipais e estaduais; ● baixo valor ou doação de terrenos em posição geográfica privilegiada; ● mão de obra mais barata, com nível razoável de escolarização e qualificação; ● infraestrutura adequada — rodovias, energia, matérias-primas e portos. Em São Paulo, existem vários tecnopólos, ou seja, cidades que concentram indústrias e serviços de alta tecnologia, muitas vezes vinculados à presença de institutos de pesquisa. São exemplos: São Paulo (USP, IPT, PUC e Mackenzie), Campinas (Unicamp), São Carlos (USP e UFSCar) e São José dos Campos (ITA e INPE).


Carregar ppt "1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google