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UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.

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1 UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR I Prof.ª Ms. MARIA ZÉLIA ARAÚJO CAMPINA GRANDE/PB – 2016.2

2 EMENTA Reflexão sobre o conceito de ciência. Caracterização dos principais trabalhos acadêmicos. Elaboração de roteiro de pesquisa. Desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Estudo de normas para digitação e formatação de trabalhos acadêmicos. Organização de trabalhos acadêmicos. Participação em eventos acadêmico-científicos.

3 OBJETIVOS GERAL Favorecer os bacharéis em Enfermagem, através da disciplina Seminário Interdisciplinar I, elementos teóricos metodológicos necessários a construção de trabalhos científicos específicos: Fichamento, Resumo e Resenha, de acordo com as Normas de Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). ESPECÍFICOS  Conceituar fichamento, resumo e resenha;  Identificar os tipos de fichamento, resumo e resenha;  Apresentar os passos para a elaboração de fichamento, resumo e resenha;  Elaborar fichamento, resumo e resenha.

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I: O ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO ACADÊMICA  Conceito de ciência;  Conceito de fichamento, resumo e resenha;  Identificação dos tipos de fichamento, resumo e resenha;  Apresentar o roteiro para a elaboração de fichamento, resumo e resenha.

5  Apresentar a última versão da ABNT referente a elaboração de fichamento, resumo e resenha;  Principais normas técnicas da ABNT;  Aspectos gráficos de um fichamento, resumo e resenha;  Processo de execução de um trabalho acadêmico (fichamento, resumo, resenha).  UNIDADE II: NORMAS PARA A REDAÇÃO DE FICHAMENTO, RESUMO E RESENHA

6 UNIDADE III: COMO REDIGIR E APRESENTAR UM FICHAMENTO, RESUMO E RESENHA  Inicio da produção de um fichamento, resumo e resenha, seguindo as normas apresentadas;  Destacar os critérios para a elaboração de um fichamento, resumo e resenha;  Divisões de um fichamento, resumo e resenha, de acordo com o texto que será trabalhado;  Produção, revisão e formatação de um fichamento, resumo e resenha, seguindo as normas na ABNT;  Como construir o roteiro e o que falar na apresentação de um fichamento, resumo e resenha;  Apresentação oral de um fichamento, resumo e resenha, seguindo os princípios básicos de como falar em encontros científicos.

7 METODOLOGIA Procedimento didático:  Aula expositiva dialogal com a participação dos alunos (dinamização das aulas);  Trabalhos em grupos;  Apresentação de resultados;  Vídeo, etc.  Os recursos pedagógicos serão: quadro branco; pincel, data-show e artigos científicos.

8 AVALIAÇÃO:  As avaliações serão realizadas através de:  Provas;  Seminários;  Participação;  Exposição de trabalhos;  Assiduidade e pontualidade;  Apresentar um fichamento, resumo, resenha e um seminário dentro dos critérios da ABNT.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: Elaboração de trabalhos de graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. AQUINO, Ítalo de Souza. Como ESCREVER artigos científicos – sem “arrodeio” e sem medo da ABNT. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2010. AQUINO, Ítalo de Souza. Como LER artigos científicos – Da graduação ao doutorado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. AQUINO, Ítalo de Souza. Como FALAR em encontros científicos – Do seminário em sala de aula a congressos internacionais. 1. ed. João Pessoa: Editora universitária/UFPB, 2007. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724/2011: Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. 3. ed. Rio de Janeiro: 2011. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023/2002: Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520/2002: Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028/2002: Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro: 2003.

10 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022/2002: Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Rio de Janeiro: 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024/2002: Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro: 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027/2002: Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6034/2004: Índice - Apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: 2005. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12225/2004: Lombada - Apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: 2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287/2011: Projeto de Pesquisa - Apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: 2011. FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de (Org.). Método e metodologia na pesquisa científica. São Caetano do Sul/SP, Difusão Editora, 2004. IBGE – Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Normas de apresentação tabular/ Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 3. ed. Rio de janeiro: IBGE, 1993.

11 KOLLER, Sílvia H.; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Von. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. LAKATOS, Eva. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual da metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999. MACHADO, Anna Rachel (Coord.). Resumo. Anna Rachel Machado; Eliane Lousada; Lília Santos Abreu-Tardelli. 5. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. (Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos; 1) MACHADO, Anna Rachel (Coord.). Resenha. Anna Rachel Machado; Eliane Lousada; Lília Santos Abreu-Tardelli. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. (Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos; 2) PEREIRA, Mauricio Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Reimpr. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Cleber Cristiano Prodanov e Ernani Cesar de Freitas. 2. ed. Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul – Brasil: FEEVALE, 2013. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2007. TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas de saúde e humanas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

12 MENSAGEM a ciência é um instrumento de edificação do conhecimento. Por isso faça uso dela para ajudar na qualidade de vida dos seres humanos através das novas descobertas em prol da sociedade. Que deus os abençoe sempre!!!

13 MENSAGEM Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provaste que o Senhor é benigno. 1 Pe. 2.2-3.


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