A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente."— Transcrição da apresentação:

1

2 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.

3 Lema Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!Tema A Saúde Ambiental na cidade,no campo e na floresta: Construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis

4 Realização Conselho Estadual das Cidades Conselho Estadual de Meio Ambiente Conselho Estadual de Saúde Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano Secretaria do Meio Ambiente Secretaria da Saúde Coordenação Comissão Organizadora Estadual - COE

5 Decreto Estadual -......de julho de 2009 (DOE de.... de Julho de 2009) Objetivo Geral 1ª CNSA Definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental,a partir da atuação transversal e inter-setorial dos vários atores envolvidos com o tema.

6 Eixos Temáticos 1)Desenvolvimento e sustentabilidade socio-ambiental 1)Desenvolvimento e sustentabilidade socio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde 2) Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; Democracia, saúde, ambiente e educação 3) Democracia, saúde, ambiente e educação: políticas para construção de territórios sustentáveis.

7 EIXO 1 - Tópicos a serem considerados na discussão: 1. O modelo de desenvolvimento e as questões econômicas, sociais e ambientais: A crise econômica, social e ambiental; O crescimento e o desenvolvimento econômico e social; A divisão internacional da produção e do consumo, do trabalho e dos riscos ambientais; Mecanismos produtores de desigualdade e iniquidade: implicações nos determinantes e condicionantes socio-ambientais num dado território; Os problemas ambientais e seus impactos na saúde das populações da cidade, do campo e da floresta: 2. Os problemas ambientais e seus impactos na saúde das populações da cidade, do campo e da floresta: As dinâmicas entre cidade-campo-floresta; As questões: metropolitanas, urbanas, do campo/rural e das florestas. As dimensões culturais e simbólicas das populações indígenas, das comunidades tradicionais, do campo e das populações urbanas. 3. As dimensões culturais e simbólicas das populações indígenas, das comunidades tradicionais, do campo e das populações urbanas. 4. Recursos hídricos: bacias hidrográficas, o uso da água e seus conflitos. 5. Clima e saúde: doenças tropicais, fluxos migratórios e eventos climáticos extremos. 6. O papel do Estado na promoção do desenvolvimento.

8 EIXO 2 - EIXO 2 - Os tópicos a serem considerados para a discussão: 1. Processos de produção e consumo, tais como: - monocultura; - pecuária; - aquicultura e pesca; - commodities; - turismo; - grandes obras de infraestrutura; - pólos industriais. 2. Matriz energética - Recursos renováveis e não renováveis 3. Relações sociais do trabalho e sua dinâmica: - Trabalhadores formais e informais: rurais, urbanos e das florestas; 4. Dinâmicas socioambientais nos territórios: - concentrações urbanas: saúde, moradia, transporte, saneamento, segurança e áreas urbano-industriais. -poluição e contaminação ambiental; 5. Uso e ocupação no cerrado, na caatinga, na floresta amazônica, na mata atlântica, no pantanal, nos pampas, nos manguezais, entre outros. 6. Produção e Consumo nos territórios: experiências socioambientais sustentáveis 6. Produção e Consumo nos territórios: experiências socioambientais sustentáveis.

9 EIXO 3 - Tópicos a serem considerados na discussão: A.Democracia representativa e participativa na definição de políticas públicas. B. Políticas públicas integradas: desafios - transversalidade, intersetorialidade; -direito a informação com qualidade e transparência. C. Ações setoriais e intersetoriais voltadas à sustentabilidade socioambiental. 4. Articulações entre as políticas públicas tais como: Sistema Único de Saúde, Sistema Nacional de Meio Ambiente, Estatuto da Cidade, Educação Integral, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Agrário, considerando seus principais instrumentos de gestão.

10 Etapas e Datas Conferências municipais Até 30 de agosto Conferências estaduais e do Distrito Federal Até 30 de outubro Etapa Nacional 15 a 18 de dezembro Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília - DF

11 Contatos salzano-barreto@saude.rs.gov.br (51) 3019 5782


Carregar ppt "1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google