A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Renata Medici Reduc lança coluna de fumaça no céu no dia 30 de abril(Foto: Marcos Estrella / TV Globo ) CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Renata Medici Reduc lança coluna de fumaça no céu no dia 30 de abril(Foto: Marcos Estrella / TV Globo ) CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Renata Medici Reduc lança coluna de fumaça no céu no dia 30 de abril(Foto: Marcos Estrella / TV Globo ) CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA

2 FATORES QUE INFLUENCIAM NA PROPAGAÇÃO DO SOM ÁREA URBANA

3 Cada espaço urbano corresponde a um ambiente que possui um nível sonoro específico em função de sua forma e de sua função dominante, sendo assim o ruído percebido depende do entorno que que envolve a fonte. (SOUSA, 2004) de SOUSA, D. S. Instrumentos da Gestão da Poluição Sonora para Sustentabilidade das Cidades Brasileira. Tese de Doutorado. COPPE/UFRJ.

4 EDIFICAÇÕES E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO – Barreiras acústicas As barreiras acústicas urbanas mais comuns são as paredes ou fachadas das edificações as mesmas Se a fonte de ruído situar-se entre duas barreiras paralelas  reduzem notavelmente os níveis sonoros em sua parte posterior,  refletem o ruído para a calçada, criando um espaço de reflexão das ondas sonoras entre os prédios, principalmente quando a distância entre as fachadas, ou barreiras, é pequena.  Logo, as reflexões do som com as paredes originam um maior aumento dos níveis de ruído em ruas estreitas do que em ruas largas.

5 COBERTURA DO SOLO de SOUSA, D. S. Instrumentos da Gestão da Poluição Sonora para Sustentabilidade das Cidades Brasileira. Tese de Doutorado. COPPE/UFRJ. A cobertura do solo intervém na propagação do som dependendo do tipo de material e é categorizado segundo graduação que varia de totalmente refletor a absorvente.

6 COBERTURA DO SOLO Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio V – Situação Atual e Futura Efeito da Vegetação A vegetação pode contribuir para atenuação da propagação do som: Ex: i.Uma área de árvores densas à 10 m de distância da fonte e com uma largura de 20m atenua de 2 dB em 1kHz ii.Grama densa e folhagens no solo essa atenuação pode aumentar para 4 dB.

7 FATORES CLIMÁTICOS i.Gradiente de temperatura que provoca movimentos de ascendência ou descendência da ondas sonoras; ii.Efeito do vento que depende da velocidade do vento e mudança de sua direção, provocando aumentos ou declínios nos níveis de pressão sonora, dependendo da localização do receptor devido a distorção da frente de onda.


Carregar ppt "Profa. Renata Medici Reduc lança coluna de fumaça no céu no dia 30 de abril(Foto: Marcos Estrella / TV Globo ) CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google