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FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE TÉCNICAS BÁSICAS PARA O EXAME FÍSICO.

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1 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE TÉCNICAS BÁSICAS PARA O EXAME FÍSICO

2  O EXAME FÍSICO COMPREENDE:  INSPEÇÃO  PALPAÇÃO  PERCUSSÃO  AUSCULTA

3 INSPEÇÃO  INSPEÇÃO: É a Exploração feita usando o sentido da visão pode ser:  PANORAMICA OU LOCALIZADA  SEMIOTÉCNICA:  Dispor de um ambiente adequado  Descobrir a região a ser inspecionada  Ter em mente as características normais  DEVE SER REALIZADA:  OLHANDO DE FRENTE ( INSPEÇÃO FRONTAL)  OLHANDO DE COSTAS( INSPEÇÃO POSTERIOR)  OLHANDO DE LADO ( INSPEÇÃO TANGENCIAL)

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6 INSPEÇÃO

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14 PALPAÇÃO  PALPAÇÃO: Recolhe dados através do tato e da pressão.  Percebem-se modificações: de textura; espessura; consistência; sensibilidade; volume; dureza; percepção de frêmito; flutuação; elasticidade; presença de edema. OUTRS TIPOS: VITROPRESSÃO PUNTIPRESSÃO FRICÇÃO COM ALGODÃO

15 PALPAÇÃO  SEMIOTÉCNICA:  Palpação com a mão espalmada, usando-se toda palma de uma ou de ambas as mãos;  Palpação com uma mão superposta a outra  Palpação com a mão espalmada usando-se apenas as polpas digitais ou a parte ventral dos dedos;  Palpação com a borda da mão;  Palpação usando-se o polegar e o indicador em forma de pinça;  Palpação com o dorso dos dedos e das mãos;  Dígitopressão Puntipressão  Vitropessão Fricção com algodão  Pesquisa de flutuação

16 PALPAÇÃO

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20 PERCUSSÃO  PERCUSSÃO: Golpes realizados em qualquer ponto do organismo, origina-se vibrações que tem características próprias quanto intensidade, timbre, e tonalidade na dependência da estrutura percutida.  SEMIOTÉCNICA:  Percussão direta  Percussão dígito-digital  EM SITUAÇÕES ESPECIAIS:  Punho percussão  Percussão com a borda da mão  Percussão em piparote.

21 PERCUSSÃO  TIPOS DE SONS OBTIDOS :  Som maciço – se obtém ao percutir regiões desprovidas de ar  Som submaciço – a presença de ar em quantidade restrita.  Som timpânico – qualquer área que contenha ar  Som claro pulmonar – se obtém ao se golpear um tórax normal.

22 PERCUSSÃO

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25 AUSCULTA  AUSCULTA: todo dado obtido com o sentido da audição  Uso do estetoscópio.  TÉCNICAS DE AUSCULTA:  Ambiente adequado  Posição do paciente e do examinador  Instrução do paciente de maneira adequada  Aplicação correta do receptor

26 FOCOS DE AUSCULTA

27 AUSCULTA PULMONAR

28 AUSCULTA  SONS PULMONARES:  Os estertores são pequenos sons de estalidos, borbulhas ou chocalhos no pulmão. Acredita-se que eles ocorram quando o ar abre espaços fechados. Estertores podem ser ainda descritos como úmidos, secos, finos e ásperos.  Roncos são sons que se assemelham ao ronco noturno. Eles ocorrem quando o ar é bloqueado ou a passagem se torna difícil pelas vias aéreas amplas.

29 SONS PULMONARES  Sibilos são sons agudos produzidos por vias aéreas estreitadas Eles podem ser ouvidos quando uma pessoa expira (exala). Os sibilos e outros sons normais podem algumas vezes ser ouvidos sem um estetoscópio.  O estridor é um som parecido com o sibilo ouvido quando uma pessoa respira. Normalmente é devido a um bloqueio do fluxo de ar na traqueia ou na parte traseira da garganta.

30 Estetoscópio

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