A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika Maria Echirley Sâmia Jeisy Tenório Trabalho para ser apresentado Profa. Cleide. Responsável pela disciplina Organização da Educação Nacional, no Curso de Informática em Educação, da faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE.

2 EXEMPLO DE USO DE UMA DAS TECNOLOGIAS APRESENTADAS NO ENSINO PRESENCIAL. PODCAST

3 INTRODUÇÃO Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed Rss, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de mídia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Wikipédia) Programas Podcasting podem ser gravados em formatos MP3 e são disponibilizados na Internet para que o usuário escute online ou faça download para o computador ou para aparelhos MP3 e MP4.

4 JUSTIFICATIVA AS Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTCI) possibilita a interação entre as pessoas, permite-nos explorar recursos inerentes, e se tornou um suporte de ação a educação à distância. Com o uso do PODCAST o educador pode desenvolver suas aulas de uma forma mais dinâmica e atrativa. Já o aluno pode utilizá-lo para divulgar suas pesquisas escolares, utilizando meios harmônicas e inovadores. Utilizando esse recurso é possível desenvolver maior interesse dos alunos na construção da aprendizagem por se tratar de uma tecnologia nova e diferente das usuais no ambiente escolar.

5 OBJETIVO Armazenar as aulas em podcast, de forma que alunos possam ter acesso aos conteúdos das disciplinas a qualquer hora em qualquer lugar.

6 Permitir que o professor esteja sincronizado com os estudantes; Acompanhar os conteúdos curriculares; Gerenciamento de informações; Compartilhar opiniões e experiências com mais pessoas; Possibilitar a aprendizagem tanto dentro como fora do ambiente virtual; Coletar e organizar informações; OBJETIVO ESPECÍFICO

7 METOLOGIA Realizar a gravação dos conteúdos de aulas em áudio pelo computador ; Trazer esse material para sala de aula e interagir com os alunos para verificar se a apresentação do conteúdo foi satisfatória; Disponibilizar o podcasting no site ou blog da escola.

8 CONCLUSÃO Cabe dizer que essa tecnologia será útil na educação se servir para encurtar distâncias e contribuir para humanizar as relações. Robôs são as máquinas, os que sentam em frente a elas são seres humanos. O podcast pode ser um excelente recurso para estimular no aluno uma maneira simples de estudar e independente com tempos flexíveis. Proporciona ao aluno uma construção de sua aprendizagem como produtor de informações e formador de opinião.

9 “ Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é fonte do saber.” (Paulo Freire)...Para refletir...

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. Pedagogia da indignação. São Paulo: Unesp, 2000. LÉVY, Pierre Padilha, Maria Auxiliadora Soares. Tecnologias da informação e comunicação: mídias e modelos de ensino/ Maria Auxiliadora Soares Padilha, Patrícia Smith Cavalcanti, Sérgio Paulino Abranges. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.


Carregar ppt "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google