A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Construindo um simples Script de Backup TAR – RSYNC – CRON SSH -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Construindo um simples Script de Backup TAR – RSYNC – CRON SSH -"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Construindo um simples Script de Backup TAR – RSYNC – CRON SSH - BASH

2 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando TAR 2  Utilizado para arquivar arquivos. “Permite juntar vários arquivos em um só”.  Pode ser utilizado junto com compactadores para diminuir o tamanho do arquivo.  Principais extensões: tar; tar.gz; tar.tgz; tar.bz2, etc.

3 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando TAR 3 tar [opções] [arquivo-destino] [arquivos-origem] Exemplos: tar -cf index.txt.tar index.txt Cria um arquivo chamado index.txt.tar que armazenará o arquivo index.txt. Você pode notar digitando ls -la que o arquivo index.txt foi somente arquivado (sem compactação), isto é útil para juntar diversos arquivos em um só. tar -xf index.txt.tar - Desarquiva o arquivo index.txt criado pelo comando acima. tar -czf index.txt.tar.gz index.txt O mesmo que o exemplo de arquivamento anterior, só que agora é usado a opção - z (compactação através do programa gzip). Você agora pode notar digitandols -la que o arquivo index.txt foi compactado e depois arquivado no arquivo index.txt.tar.gz (você também pode chama-lo de index.txt.tgz que também identifica um arquivo.tar compactado pelo gzip

4 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando TAR 4 tar -xzf index.txt.tar.gz - Descompacta e desarquiva o arquivo index.txt.tar.gz criado com o comando acima. tar -t index.txt.tar - Lista o conteúdo de um arquivo.tar. tar -tz index.txt.tar.gz - Lista o conteúdo de um arquivo.tar.gz.

5 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando RSYNC 5  Permite sincronizar o conteúdo de duas pastas, transferindo apenas as modificações.  Não trabalha apenas comparando arquivo por arquivo, mas também comparando o conteúdo de cada um. Se apenas uma pequena parte do arquivo foi alterada, o rsync transferirá apenas ela, sem copiar novamente todo o arquivo.

6 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando RSYNC 6 Exemplos: $ rsync -av /mnt/hda6/trabalho/ /mnt/backup/ A opção "-a" (archive) faz com que todas as permissões e atributos dos arquivos sejam mantidos, da mesma forma que ao criar os arquivos com o tar, e o "v" (verbose) mostra o progresso na tela. $ rsync -av /mnt/backup/trabalho/ /mnt/hda6/trabalho Restaurar os arquivos que foram copiados no passo anterior. $ rsync -av --delete /var/ /mnt/sdb1/ >> /tmp/rsync.log Copia o conteúdo da pasta var para /mnt/sdb1, removendo os arquivos que foram excluídos em /var/ e gera um log em rsync.log.

7 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Comando RSYNC 7 Exemplos: rsync -az -e "ssh -i $CHAVE_PRIVADA -C“ origem destino Realiza a cópia dos arquivos de origem para o destino, através do shell remoto (SSH), utilizando uma chave como mecanismo de autenticação. -az -> Mantém os atributos dos arquivos e realiza compactação dos dados. -e -> define o shell remoto que será utilizado. -C -> Realiza compactação dos dados na transmissão.

8 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Serviço de agendamento de tarefas ( CRON) 8 O cron é um daemon que permite o agendamento da execução de um comando/programa para um determinado dia/mês/ano/hora. É muito usado em tarefas de arquivamento de logs, checagem da integridade do sistema e execução de programas/comandos em horários determinados.

9 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes O formato de um arquivo crontab 9

10 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes O formato de um arquivo crontab 10 Minuto - Valor entre 0 e 59 Hora - Valor entre 0 e 23 Dia do Mês - Valor entre 0 e 31 Mês - Valor entre 1 e 12 (identificando os meses de Janeiro a Dezembro) Dia da Semana - Valor entre 0 e 7 (identificando os dias de Domingo a Sábado). Note que tanto 0 e 7 equivalem a Domingo. Usuário - O usuário especificado será usado para executar o comando (o usuário deverá existir). Comando - Comando que será executado. Podem ser usados parâmetros normais usados na linha de comando.

11 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes O formato de um arquivo crontab 11 Os campos do arquivo são separados por um ou mais espaços ou tabulações. Um asterisco * pode ser usado nos campos de data e hora para especificar todo o intervalo disponível. O hífen - serve para especificar períodos de execução (incluindo a o número inicial/final). A vírgula serve para especificar lista de números. Passos podem ser especificados através de uma /. Veja os exemplos no final desta seção. O arquivo gerado em /var/spool/cron/crontabs/[usuário] pelo crontab tem o mesmo formato do /etc/crontab exceto por não possuir o campo usuário (UID), pois o nome do arquivo já identifica o usuário no sistema. Para editar um arquivo de usuário em /var/spool/cron/crontabs ao invés de editar o /etc/crontab use crontab -e, para listar as tarefas daquele usuário crontab -l e para apagar o arquivo de tarefas do usuário crontab -r (adicionalmente você pode remover somente uma tarefa através do crontab -e e apagando a linha correspondente). OBS: Não esqueça de incluir uma linha em branco no final do arquivo, caso contrário o último comando não será executado.

12 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Exemplos de entradas na crontab 12 00 10 * * * root sync # Executa o comando sync todo o dia as 10:00 00 06 * * 1 root updatedb # Executa o comando updatedb toda segunda-feira as 06:00. 10,20,40 * * * * root runq # Executa o comando runq todos os dias e a toda a hora em 10, 20 e 40 minutos. */10 * * * * root fetchmail # Executa o comando fetchmail de 10 em 10 minutos todos os dias 15 0 25 12 * root echo "Feliz Natal"|mail john # Envia um e-mail as 0:15 todo o dia 25/12 para john desejando um feliz natal. 30 5 * * 1-6 root poff # Executa o comando poff automaticamente as 5:30 de segunda-feira a sábado.

13 Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes Exemplos de entradas na crontab 13 00 10 * * * root sync # Executa o comando sync todo o dia as 10:00 00 06 * * 1 root updatedb # Executa o comando updatedb toda segunda-feira as 06:00. 10,20,40 * * * * root runq # Executa o comando runq todos os dias e a toda a hora em 10, 20 e 40 minutos. */10 * * * * root fetchmail # Executa o comando fetchmail de 10 em 10 minutos todos os dias 15 0 25 12 * root echo "Feliz Natal"|mail john # Envia um e-mail as 0:15 todo o dia 25/12 para john desejando um feliz natal. 30 5 * * 1-6 root poff # Executa o comando poff automaticamente as 5:30 de segunda-feira a sábado.


Carregar ppt "Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 Construindo um simples Script de Backup TAR – RSYNC – CRON SSH -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google