A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de ciências ● Escola: Estadual Ernesto Solon Borges ● Professor: Hosmany ● Alunas: Ana Paula e Tamyres Souza ● Serie: 9º ano A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de ciências ● Escola: Estadual Ernesto Solon Borges ● Professor: Hosmany ● Alunas: Ana Paula e Tamyres Souza ● Serie: 9º ano A."— Transcrição da apresentação:

1

2 Trabalho de ciências ● Escola: Estadual Ernesto Solon Borges ● Professor: Hosmany ● Alunas: Ana Paula e Tamyres Souza ● Serie: 9º ano A

3 Cinemática ● Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante. ● Tempo é uma noção aceita sem definição, fundamental na descrição de qualquer movimento. ● Os corpos em estudo, denominado móveis, são considerados pontos materiais. Ponto material é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno.

4

5 Posição numa trajetória ● Trajetória é o conjunto de posições sucessivas ocupadas por um móvel no decorrer do tempo. Na trajetória escolhemos arbitrariamente um marco zero, a partir do qual medimos comprimentos que indicam a posição do móvel, mas não fornecem nem o sentido nem a distância percorrida Entretanto um móvel pode estar de um laço ou de outro relativamente ao marco zero (fig. 2a), sendo então conveniente orientar a trajetória, adotando-se um sentido positivo(fig. 2b).Assim a posição do móvel A fica definida pela medida algébrica -10 Km e a de B por +10Km.

6

7 Referencial aquilo que serve de guia ou base.Um corpo estará em movimento sempre que mudar de posição, no decorrer do tempo, em relação a um referencial adotado; e em repouso, sempre que sua posição se mantiver a mesma (constante) no decorrer do tempo em relação ao referencial que foi adotado.

8

9 Ponto material ● é todo corpo cujas dimensões podem ser desprezadas em relação às distâncias que envolvem este corpo no estudo de determinado fenômeno.Vamos considerar um trem de 100 m de comprimento e uma pessoa, ambos atravessando a mesma ponte. O tamanho do pedestre é muito pequeno, se compararmos com o comprimento da ponte, portanto, analisando o movimento do pedestre podemos desprezar seu tamanho (dimensão) e considerá-lo um ponto material atravessando a ponte, percorrendo assim 1000 m para efetuar a travessia. Já o comprimento do trem (100 m) não pode ser desprezado, se comparado ao comprimento da ponte (1000 m), portanto, não podemos considerá-lo um ponto material.

10

11 Móvel ● É qualquer corpo que pode mudar de posição no decorrer do tempo, em relação a um determinado referencial.

12 Trajetória ● É a linha formada por todos os pontos ocupados sucessivamente por um móvel.

13 Espaço Espaço (S) é um número que permite a localização do móvel em sua trajetória. No SI, o metro (m) é a unidade de medida de espaço. Nas rodovias, por exemplo, a unidade mais usada é o quilômetro (km).

14 Deslocamento escalar ● O deslocamento escalar (ΔS) mede a variação de espaço efetuada pelo móvel em um determinado intervalo de tempo (Δt):

15

16


Carregar ppt "Trabalho de ciências ● Escola: Estadual Ernesto Solon Borges ● Professor: Hosmany ● Alunas: Ana Paula e Tamyres Souza ● Serie: 9º ano A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google