A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil – 3º Período Email: gabrielparizoto@hotmail.com viclamas@hotmail.com

2 MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

3 POSIÇÃO ANGULAR Para descrever a rotação de um corpo rígido em torno de um eixo de rotação, supomos que uma reta de referência está fixa no corpo, perpendicular ao eixo e girando com o corpo. A Posição Angular do corpo é a medida dessa linha em relação a uma direção fixa. A posição angular é medida em radianos. A relação entre um ângulo em radianos, um ângulo em revolução e um ângulo em graus é a seguinte:

4 DESLOCAMENTO ANGULAR O Deslocamento Angular é a variação da posição angular que ocorre em um corpo que gira em torno de um eixo de rotação. Positivo para rotações no sentido anti-horário. Negativo para rotações no sentido horário.

5 VELOCIDADE ANGULAR A Velocidade Angular Média de um corpo que sofre um deslocamento angular em um determinado intervalo de tempo é: A Velocidade Angular Instantânea do corpo é: Ambas velocidades são grandezas vetoriais, isto é, possuem módulo, direção e sentido. O módulo é dado pela velocidade angular escalar. A orientação das velocidades é dada pela regra da mão direita.

6 REGRA DA MÃO DIREITA A orientação das velocidades é dada pela regra da mão direita.

7 ACELERAÇÃO ANGULAR A Aceleração Angular Média de um corpo que tem uma variação de velocidade em um determinado intervalo de tempo é dada por: A Aceleração Angular Instantânea do corpo é dada por: Ambas acelerações são grandezas vetoriais, isto é, possuem módulo, direção e sentido.

8 EQUAÇÕES ACELERAÇÃO CONSTANTE A aceleração angular constante é um caso especial do movimento de rotação. Quando isso ocorre, as equações cinemáticas usadas são:

9 ACELERAÇÃO ANGULAR

10

11 As relações entre variáveis lineares e angulares são: Sendo: s = comprimento do arco de círculo r = raio da circunferência descrita v = velocidade linear T = período = Posição Angular = Velocidade Angular = Aceleração Tangencial = Aceleração Angular

12 Sendo: s = comprimento do arco de círculo r = raio da circunferência descrita v = velocidade linear T = período = Posição Angular = Velocidade Angular = Aceleração Tangencial = Aceleração Angular As relações entre variáveis lineares e angulares são: ACELERAÇÃO ANGULAR

13

14 TORQUE O torque é a ação de girar ou de torcer um corpo em torno de um eixo de rotação, produzida por uma força. Se a força F é exercida em um ponto dado pelo vetor r em relação ao eixo, o módulo desse torque é: A unidade de torque do SI é o Newton metro (N m). O torque é positivo se tende a girar um corpo em repouso no sentido anti- horário. O torque é negativo se tende a girar o corpo em repouso no sentido horário.

15 TORQUE Eixo de ação Linha de ação Braço de alavanca

16 TORQUE


Carregar ppt "Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google