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Aula 1- Primeira fase Prof. Enf. Gislene Ramos. Conceitos Simpatia: é maioritariamente uma resposta intelectual Empatia: é uma fusão emotiva. Antipatia:

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1 Aula 1- Primeira fase Prof. Enf. Gislene Ramos

2 Conceitos Simpatia: é maioritariamente uma resposta intelectual Empatia: é uma fusão emotiva. Antipatia: aversão espontânea, irracional, gratuita por (alguém ou algo)

3 Conceitos Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

4 Dinâmica 1 Cada trio terá dez minutos para conversar entre si Cinco minutos para escrever na folha sobre seu colega o nome, idade, ocupação, filhos, hobby, e porque escolheu o curso de técnico de enfermagem.

5 Dinamica II 1) Quatro voluntários encher os balões 2) Tarefa: Jogar os 10 balões entre si, sem deixá- los cair. 3) Em quem o professor tocar o ombro saíra da atividade e sentará

6 Equipe x Grupo É a mesma coisa? Há diferença? Se há, quais são elas?

7 Grupo Trabalha voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos. Não obtêm ótimos resultados Falta comunicação Não há presença de habilidades Cada um trabalha por si sem ajuda mútua. Críticas destrutivas.

8 Equipe Os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM dfinidas; Critatividade; Troca de experiências; Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros; Críticas construtivas

9 Equipe de Enfermagem Composta por: Auxiliar de enfermagem Técnico de enfermagem Enfermeiro

10 Equipe de multidisciplinar “É uma modalidade de trabalho coletivo centrada na reciprocidade entre trabalho e interação, que as principais dimensões do trabalho em equipe são a articulação das ações e a interação de seus agentes.” Peduzzi (1998; 2001)

11 Equipe de multidisciplinar Pode ser formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que reúnem-se para decidir quais serão os objetivos para um determinado paciente.

12 Equipe de multidisciplinar Os profissionais ativamente colocam em evidência as conexões existentes entre as distintas ações e os variados conhecimentos técnicos. A interação como uma prática comunicativa, por meio da qual, os envolvidos se colocam de acordo quanto a um projeto comum (cura paciente); capaz de promover a cooperação e integração na equipe.

13 Aspecto positivo Integração nas práticas de saúde desenvolvidas ao cliente, consequentemente trazendo melhores resultados; Interação de saberes; Adesão ao tratamento será superior (principalmente na atenção primária) Todos juntos pelo mesmo objetivo (qualidade no atendimento)

14 Problemáticas na equipe multidisciplinar Falta de responsabilidade coletiva pelos resultados dos trabalhos; Ações e intervenções desarticuladas e independentes; Baixo grau de interação entre os profissionais; Dificuldade de atuar de forma coesa e integrada; Desarticulação de ações de caráter curativo, administrativo e preventivo;


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