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Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para.

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Apresentação em tema: "Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para."— Transcrição da apresentação:

1 www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para a Educação: validade e aplicações Profa. Dda. Caroline Di Bernardi Luft Equipe Sina-Psi

2 2008 O que o ProA faz? ProA é uma bateria de jogos que monitora o desempenho em 4 habilidades cognitivas, com base nos princípios da psicometria e estatística. O ProA mede inteligência? É possível ter diagnóstico? A inteligência é um construto que envolve diversas habilidades e conhecimentos, que não são englobados pela bateria ProA. O sistema verifica 4 habilidades básicas na cognição humana, fundamentais para o processo de aprendizagem, e possui a capacidade de identificar melhora ou declínios cognitivo. ProA não é um teste psicológico e não oferece diretrizes diagnósticas. Ele é um sistema que permite ao profissional entender melhor o processamento cognitivo de seu aluno ou paciente. 2010www.sina-psi.com/proa www.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

3 20082010http://www.sina-psi.com/proa Aplicações do ProA na Educação Rastreamento Rápido e Prático das funções cognitivas básicas na aprendizagem Identificação ecologicamente válida de riscos de dificuldades escolares Possibilidade de desenvolvimento de estratégias de ensino individualizadas de acordo com o estilo cognitivo do aluno Possibilidade de acompanhamento do desenvolvimento cognitivo ao longo dos anos dos alunos que permanecem na escola www.sina-psi.com/proa www.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

4 20082010http://www.sina-psi.com/proa Aritmética, noção visuo-espacial Visão, localização de objetos, reconhecimento de formas. Hemisfério esquerdo: Memória verbal, reconhecimento de palavras, leitura, linguagem, emoção. Atenção, memória de trabalho, consciência social, caráter, motivação, planejamento.. www.sina-psi.com/proa Relação dos jogos com o cérebro Hemisfério direito: música, reconhecimento de faces, dicas sociais, proximidade com a amigdala. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

5 Os jogos do ProA Jogo 1: Atenção Seletiva Jogo 2: Memória de Trabalho Jogo 3: Visuo-Espacial Jogo 4: Aritmética www.sina-psi.com/proa Os Jogos ProA www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

6 Atenção Seletiva: Stroop www.sina-psi.com/proa www.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

7 Memória de Trabalho www.sina-psi.com/proa www.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

8 Habilidade Visuo-Espacial: rotação mental www.sina-psi.com/proa www.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

9 Habilidade Aritmética www.sina-psi.com/proa www.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

10 www.sina-psi.com/proa MEDIDAS DO PROA Velocidade Acurácia Estabilidade Desempenho Geral Eficiência Tentativas Desempenho sob-pressãoAnálises ao longo do tempo www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

11 www.sina-psi.com/proa RELATÓRIOS Escores padronizados: referencias por faixa etária Cuidados na interpretação: acompanhar diretrizes do manual ExemploExemplo de relatório: verificar no site www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

12 RESULTADOS DO ESTUDO DE VALIDAÇÃO www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio. Os resultados das análises acerca da validade de construto, da validade convergente, da validade divergente e validade preditiva podem ser observados no manual “propriedades psicométricas do ProA”, disponível no site www.sina-psi.com/proa

13 Validade Preditiva Regressão Logística: análise do poder preditivo do desempenho no ProA e dificuldade em matemática. A dificuldade em aprender matemática pode estar associada com diferentes áreas e funções cerebrais, por isso é importante conhecer as funções cognitivas dos alunos para ter uma idéia da sua origem. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

14 As principais variáveis do ProA juntas, conseguem predizer aproximadamente 90% dos casos com dificuldade e facilidade. As variáveis mais importantes como preditoras foram: Número de Erros na Memória de Trabalho (nível 2) Número de erros Aritmética (nível 2) Desempenho geral na memória de trabalho (nível 2) Número de Acertos na tarefa visuo-espacial (nível 2) Desempenho geral na atenção seletiva (nível 2) www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

15 Estudos de Caso Aluna 6ª série: 12 anos, dificuldade em matemática. Observa-se que essa aluna apresenta evidências de baixo funcionamento das funções executivas em geral. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

16 Aluna 6ª série: 12 anos, dificuldade em matemática. Observa-se que essa aluna apresenta evidências de baixo funcionamento das funções executivas em geral. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

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22 ANÁLISE DOS ALUNOS COM INDICATIVO DE TDAH Da lista dos alunos com indicativos de dificuldades de atenção, foi feita uma análise detalhada, caso a caso. Os resultados principais das análises foram: Entre os 19 alunos indicados, 11 apresentaram evidências de baixo funcionamento executivo, especialmente na memória de trabalho. 6 apresentaram dificuldades variadas, tanto relacionadas ao processamento visuo-espacial e aritmético, quanto relacionadas com a estabilidade das respostas. 2 alunos da lista apresentaram desempenho cognitivo acima da média, sem nenhuma evidência de problemas nas funções analisadas. No caso desses alunos, deve ser feita um analise dos outros fatores (ambientais, sociais e emocionais) que podem estar influenciando a atenção no ambiente escolar. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

23 EXEMPLO DE DESEMPENHO DE ALUNO COM DIAGNÓSTICO DE TDAH Aluno da 5ª série, com diagnóstico de TDAH, 11 anos de idade. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

24 Aluno da 5ª série, com diagnóstico de TDAH, 11 anos de idade. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

25 Aluno da 5ª série, com diagnóstico de TDAH, 11 anos de idade. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

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28 Aluno da 5ª série, com diagnóstico de TDAH, 11 anos de idade. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

29 Como trabalhar com os resultados? O ProA não fornece diagnóstico e sim, ajuda a compreender os processos cognitivos dos alunos a fim de permitir uma intervenção educativa mais eficaz para as suas características. Dessa forma, é interessante que o profissional que a utiliza conheça os processos cerebrais envolvidos na aprendizagem de sua disciplina, a fim de desenvolver diferentes técnicas para ensinar da forma como o aluno aprende melhor. Por exemplo: se um aluno tem dificuldade na memória de trabalho, ele possivelmente poderá apresentar problemas na matemática por não conseguir recordar os passos na hora em que está fazendo o cálculo (o aluno perde tempo “voltando” no raciocínio). O professor que sabe isso, pode ajudar o aluno utilizando técnicas que facilitem recordar na hora em que é executado. Se o aluno tem boa habilidade visuo-espacial, pode utilizar enfatizar dimensões, organizar as informações em fluxogramas para facilitar para o aluno. Também é interessante exercícios que reforcem essa função cognitiva. www.sina-psi.com/proawww.sina-psi.com/proa Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.

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