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PublicouMicaela Monteiro Figueiroa Alterado mais de 8 anos atrás
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ESTRATEGIA EMPRESARIAL ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS 5ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE
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PRINCIPAIS DIFERENÇAS PRODUTOS E SERVIÇOS ( PUROS) FISICO( TANGÍVEL) CLIENTE DISTANTE CONSUMO POSTERIOR POUCO ESTOCÁVEL CONSUMO IMEDIATO CONTATO DIRETO INTANGÍVEL PADRONIZÁVEL POSSÍVEL ESTOCAR CUSTOMIZADOS MECANIZÁVELUSO INTENSO DE MO POUCO REPETITIVOSROTINIZÁVEL PRODUTOSERVIÇO
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ESCOLHA DA ESTRATÉGIA Estratégias de negócios Liderança em custos Diferenciação de produto e serviço Estratégias corporativas Integração vertical Alianças estratégicas Diversificação Fusões e aquisições
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DEFINIÇOES Estratégia corporativa Forma da empresa buscar vantagem competitiva atuando em vários negócios simultaneamente. Exemplo: Philips, Sansung, Porto Seguro, Itau, Não são corporações: empresas que tem o mesmo tipo de negócio Cadeia de valor ( Visão estratégica) Conjunto de Atividades necessárias para levar valor ao cliente final. ( Visão física) Cadeia industrial ou de suprimentos: conjunto de atividades que transformam, negociam e levam produtos e serviços para o cliente final
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Indústria Têxtil FABRICANTE DE FIOS TECELAGEM CONFECÇÃO DISTRIBUIDOR ATACADO Matéria prima VAREJO CONSUMIDOR CADEIA de SUPRIMENTOS
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COMPETÊNCIA EMPRESARIAL Somatório de aprendizados ocorridos na empresa, cruzando fronteiras de equipes, unidades operacionais e funcionais e, portanto, raramente é encontrada restrita em uma unidade ou equipe que caracterizam uma vantagem competitiva pela dificuldade de imitação. Hamel e Prahalad(1994)
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COMPETÊNCIAS CENTRAIS (Hamel e Prahalad,1994) (V) Valor para o cliente Proporciona benefício percebido pelo cliente (R) (I) Diferenciação sobre a concorrência Deve ser uma competência exclusiva ou com baixa possibilidade de ser copiada. Extensão da habilidade Possibilidade de aproveitar esta competência em outras condições futuras. O “ Continuo da Centralidade” Atividades mais ou menos centrais
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INTEGRAÇÃO VERTICAL ( OU NÍVEL DE..) Numero de etapas que a empresa opera internamente sob sua responsabilidade Integração à montante ou para trás Atividades que antecedem na cadeia de suprimentos Integração à jusante ou para frente Atividades de sucedem na cadeia de suprimentos
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Prof.Paulo Roberto Leite ESTRATÉGIA DE VERTICALIZAÇÃO A empresa procura realizar internamente as “competências centrais” ou na visão do VRIO aquelas que garantem Valor-Raridade-Não Imitabilidde. Aspectos positivos: domínio total dos recursos, auferindo os lucros totais. Aspectos negativos: todos os custos fixos, investimentos, baixa flexibilidade com relação aos recursos.
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Prof.Paulo Roberto Leite ESTRATÉGIA DE TERCEIRIZAÇÃO Estratégia oposta à verticalização em que a empresa se empenha em usar serviços e insumos de terceiros Aspectos positivos : redução de custos, flexibilidade, foco no negócio. Aspectos negativos: baixo controle tecnológico, perde o lucro correspondente.
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Prof. Paulo Roberto Leite DECISÃO FINANCEIRA
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DECISÃO DE INTEGRAÇÃO Atividades com características de valor – raridade e dificuldade de imitar são preferencialmente candidatas a ser integradas, mantidas ou verticalizadas, ao portfolio da empresa. A integração vertical pode criar valor : Reduzindo ameaças oportunistas: falhas nas transações por diversos motivos, ou desconfiança dos fornecedores ou clientes Custos de verticalização x oportunismo: ocasiões em que ganha pelo aproveitamento de uma oportunidade Explorando seus recursos e capacidades valiosos Pode ser rara: Quando está diferentemente verticalizada que o mercado. Flexibilidade Capacidade de mudança de uma situação para outra.
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DIVERSIFICAÇÃO Limitada Negócio único: 95% no negócio Negócio dominante : 75% a 95% da receita Relacionada Restrita: 70% de um negócio e restante diversos negócios Vinculada : 70% mas com poucos vínculos Não relacionada Menos de 70% da receita e poucos vínculos entre eles
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DIVERSIFICAÇÃO Valiosa : reduz custos através de economias de escopo Economia de escopo: valor das vendas aumenta com em função do numero de negócios operados Motivos para implantação: Economia de escopo operacionais Economia de escopo financeira Economia de escopo de RH
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ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Sem participação acionaria Comparticipação acionaria Joint Venture Motivos: Desempenho melhor Entrada em mercados
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Resumo para seminário
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MODELO DE CINCO AMEAÇAS DE UM SETOR ( de Michael Porter)
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Desenvolvimento Produção Distribuição Pós-venda Financeiros Físicos Humanos Organizacionais Valor Raridade Imitabilidade Organização Cadeia de valor Recursos VRIO
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O MODELO VRIO E A VANTAGEM COMPETITIVA VALIOSO ?RARO?CUSTOSO PARA IMITAR ? EXPLORADO PELA ORGANIZAÇÃO? IMPLICAÇÃO COMPETITIVA NÃO-- DESVANTAGEM COMPETITIVA = FRAQUEZA SIMNÃO-POSSIVELPARIDADE COMPETITIVA = FORÇA SIM NÃOPOSSIVELVANTAGEM COMPETITIVA TEMPORÁRIA = FORÇA SIM VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL = FORÇA
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TIPOS DE DIFERENCIAÇÃO – PRODUTO OU SERVIÇO Características: modelos, luxo, design,etc Complexidade: sofisticação, tecnologia, etc Timing de lançamento: rapidez de desenvolvimento e momento adequado do lançamento Localização: conveniência, Personalização: adequação ao consumidor Marketing: campanhas melhores, embalagens melhores, etc Reputação: não se cria mas se adquire! Canais de distribuição: melhores estratégias, importantes ganhos Serviços de pós-venda: fidelização de clientes, novas compras,
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DECISÃO DE INTEGRAÇÃO Atividades com características de valor – raridade e dificuldade de imitar são preferencialmente candidatas a ser integradas, mantidas ou verticalizadas, ao portfolio da empresa. A integração vertical pode criar valor : Reduzindo ameaças oportunistas: falhas nas transações por diversos motivos, ou desconfiança dos fornecedores ou clientes Custos de verticalização x oportunismo: ocasiões em que ganha pelo aproveitamento de uma oportunidade Explorando seus recursos e capacidades valiosos Pode ser rara: Quando está diferentemente verticalizada que o mercado. Flexibilidade Capacidade de mudança de uma situação para outra.
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