Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRuy Brás da Silva Alterado mais de 7 anos atrás
1
Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Algébrico
2
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética
3
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística
4
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Álgebra
5
Uma Divisão Básica da Matemática Aritmética Estatística Álgebra Geometria
6
NCTM - 2000 Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais
7
NCTM - 2000 Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais Como melhorar o pensamento algébrico?
8
NCTM - 2000 Dificuldade em Álgebra nos Anos Finais Como melhorar o pensamento algébrico? Pesquisas e orientações didáticas
9
PCN - 1997 Números e Operações
10
PCN - 1997 Números e Operações Espaço e Forma
11
PCN - 1997 Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas
12
PCN - 1997 Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação
13
Provinha Brasil de Matemática - 2011 Números e Operações
14
Provinha Brasil de Matemática - 2011 Números e Operações Geometria
15
Provinha Brasil de Matemática - 2011 Números e Operações Geometria Grandezas e Medidas
16
Provinha Brasil de Matemática - 2011 Números e Operações Geometria Grandezas e Medidas Tratamento da Informação
17
Direitos de Aprendizagem - 2012 Eixo Números e Operações Eixo Pensamento Algébrico Eixo Espaço e Forma Eixo Grandezas e Medidas Eixo Tratamento da Informação
18
BRASIL. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Decreto N o 6.904, de 24 de abril de 2007. BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico] : Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 45 p. – (Série legislação ; n. 118). BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília : MEC/SEF, 1997. 142p. Principais Referências
19
BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1o, 2o e 3o anos) do Ensino Fundamental. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, 2012. INEP. Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização Matemática Inicial. Prova Brasil. Disponível em:. Acesso em: 08 Fev. 2016. NCTM. 2000. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (1.ed. 2000) Tradução portuguesa dos Principles and Standards for School Mathematics. 2.ed., APM, Lisboa, 2008. Principais Referências
20
Qual o estado da arte das pesquisas sobre o pensamento algébrico? Blanton e Kaput (2005) Aritmética Generalizada: generalização das operações aritméticas
21
Qual o estado da arte das pesquisas sobre o pensamento algébrico? Blanton e Kaput (2005) Aritmética Generalizada: generalização das operações aritméticas Pensamento Funcional: descrição da variação numérica em certo domínio
22
BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. O Estado da Arte das Pesquisas sobre o Pensamento Algébrico com Crianças. Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n.2, p.197-208, 2015. BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p.412-446, 2005. KIERAN, Carolyn. Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher questions from the primary to the early secondary school levels. Quadrante, v.16, n.1, p.5-26, 2007. Principais Referências
23
Teoria dos Campos Conceituais Gerárd Vergnaud Estudos Construtivistas Psicologia Cognitiva
24
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais
25
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação
26
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo
27
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo Acomodação
28
Teoria dos Campos Conceituais Esquemas Mentais Assimilação -> Ação do Meio Externo Acomodação -> Modificação de Estruturas Cognitivas
29
Teoria dos Campos Conceituais --> Campo Conceitual:
30
Teoria dos Campos Conceituais Situações --> Campo Conceitual:
31
Teoria dos Campos Conceituais Situações Invariantes operatórios --> Campo Conceitual:
32
Teoria dos Campos Conceituais Situações Invariantes operatórios Representações Simbólicas --> Campo Conceitual:
33
Teoria dos Campos Conceituais Campo das Estruturas Aditivas Campo das Estruturas Multiplicativas
34
Teoria dos Campos Conceituais Invariantes Operatórios:
35
Teoria dos Campos Conceituais Conceitos-em-Ação Invariantes Operatórios:
36
Teoria dos Campos Conceituais Conceitos-em-Ação Teoremas-em-Ação Invariantes Operatórios:
37
VERGNAUD, Gérard. 1985. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. 3ed. Editora da UFPR, Curitiba, 2009. VERGNAUD, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.10 (2-3), p.133-170, 1990. Principais Referências
38
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas
39
“O dono da fazenda Cocoricó tem sono pesado e precisa de cinco galos para ser acordado. Quantos galos faltam para que o dono consiga acordar de seu sono pesado?” Busca por Valor Desconhecido:
40
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “O dono da fazenda Cocoricó tem sono pesado e precisa de cinco galos para ser acordado. Quantos galos faltam para que o dono consiga acordar de seu sono pesado?” 3 acertaram e 2 erraram Busca por Valor Desconhecido:
41
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: A) Busca por Valor Desconhecido seguida por Contagem Busca por Valor Desconhecido:
42
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: A) Busca por Valor Desconhecido seguida por Contagem B) Busca por Valor Desconhecido seguida por subtração Busca por Valor Desconhecido:
43
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “A fazenda vizinha possui cinco papagaios a mais que a fazenda Cocoricó. Quantos papagaios moram na fazenda vizinha?” Previsão de Resultados:
44
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas “A fazenda vizinha possui cinco papagaios a mais que a fazenda Cocoricó. Quantos papagaios moram na fazenda vizinha?” 2 acertaram e 3 não Previsão de Resultados:
45
O Pensamento Algébrico nas Estratégias Aditivas Teoremas-em-Ação: C) Previsão seguida por Contagem Previsão de Resultados:
46
BECK, Vinicius Carvalho. Os Problemas Aditivos e o Pensamento Algébrico no Ciclo de Alfabetização. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande. 74p. BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. Pensamento Algébrico Funcional na Alfabetização: O Uso da Previsão de Resultados em Problemas Aditivos. Teoria e Prática da Educação, no prelo. BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto. A Busca por Valor Desconhecido em Problemas Aditivos: Uma Possibilidade de Desenvolvimento do Pensamento Algébrico na Alfabetização. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, no prelo. Principais Referências
47
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos
48
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações
49
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares
50
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares Polinômios
51
Linguagem Algébrica Conjuntos Numéricos Equações Sistemas Lineares Polinômios Funções
52
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados
53
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido
54
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões
55
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões Generalização Indutiva
56
Pensamento Algébrico Previsão de Resultados Busca por Valor Desconhecido Reconhecimento de Padrões Generalização Indutiva Generalização Dedutiva
57
Página Pessoal: VINICIUSPROFMAT.WORDPRESS.COM
58
E-mail: VINICIUSBECK@CAVG.IFSUL.EDU.BR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.