A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança e Higiene no Trabalho Proteção contra incêndios NR-23 Prof. Eng° Daniel Pires Nunes 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança e Higiene no Trabalho Proteção contra incêndios NR-23 Prof. Eng° Daniel Pires Nunes 1."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança e Higiene no Trabalho Proteção contra incêndios NR-23 Prof. Eng° Daniel Pires Nunes 1

2 2 FOGO DEFINIÇÃO O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.

3 3 FOGO DEFINIÇÃO O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles:  o combustível (aquilo que queima, como a madeira)  o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio)  calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.

4 4 FOGO DEFINIÇÃO O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo".

5 5 FOGO Fundamento Químico O fogo é um processo exotérmico de oxidação. Composto suscetível à oxidação. Substância comburente Energia de ativação (temperatura de ignição) O calor desprendido pela reação mantém o processo em atividade. COMBUSTÃO

6 6 FOGO EXTINÇÃO Pode-se extinguir o fogo: 1)retirando-se o calor, por resfriamento (jogando-se água, que faz com que o fogo perca calor) ou 2)removendo-se o oxigênio (usando-se CO2 ou abafando-se o fogo) ou ainda 3)retirando-se o combustível (madeira, gasolina, gás, etc).

7 7 FOGO DEFINIÇÃO Os produtos da combustão (principalmente vapor de água e gás carbônico ), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reação, emitem luz visível. O resultado é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia. A isto denomina-se chama ou fogo.

8 8 FOGO DEFINIÇÃO O fogo não é portanto nem sólido, liquido ou gasoso: é energia. A composição dos gases que se desprendem, assim como a sua temperatura e disponibilidade do comburente, determinam a cor da chama.

9 9 FOGO CLASSES DE FOGO Classe de Fogo é uma classificação do tipo de fogo, de acordo com o tipo de material combustível onde ocorre. CLASSES:ABCD

10 10 FOGO CLASSE A Quando ele ocorre em materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.

11 11 FOGO CLASSE B Quando o fogo ocorre em produtos inflamáveis que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.

12 12 FOGO CLASSE C Quando o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

13 13 FOGO CLASSE D Quando o fogo ocorre em elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio, entre outros.

14 14 FOGO CLASSE K Fogo em óleo e gordura em cozinhas.

15 15 FOGO Temperaturas importantes dos gases Ponto de Fulgor: é a temperatura (uma para cada combustível), na qual um combustível desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas não em quantidade suficiente para manter a combustão.

16 16 FOGO Temperaturas importantes dos gases Ponto de Combustão: é a temperatura do combustível acima da qual ele desprende vapores em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte de calor.

17 17 FOGO Temperaturas importantes dos gases Ponto de Ignição: é a temperatura necessária para inflamar os vapores que estejam se desprendendo de um combustível. Após ter visto tudo isto, podemos concluir que se baixarmos a temperatura de um combustível, ou da região onde seus vapores flutuam, abaixo da sua temperatura de ignição, cessará a combustão. Este é o segundo método básico de extinção de incêndios, e é conhecido como resfriamento.

18 18 FOGO Classificação dos Combustíveis quanto ao estado físico - Sólidos: carvão, madeira, pólvora, etc. - Líquidos: gasolina, álcool, éter, óleo, etc. - Gasosos: metano, etano, etileno, etc.

19 19 FOGO Classificação dos Combustíveis quanto à volatilidade - Voláteis: são aqueles que, à temperatura ambiente, são capazes de se inflamar (álcool, éter, benzina, etc.) - Não voláteis: são aqueles que, para desprenderem vapores capazes de se inflamar, necessitam aquecimento acima da temperatura ambiente (óleo combustível, óleo lubrificante, etc.)

20 20 FOGO PRINCÍPIO DE INCÊNDIO 1) Aproxime-se no sentido do vento.

21 21 FOGO PRINCÍPIO DE INCÊNDIO 2) Aproxime-se do foco do incêndio cuidadosamente.

22 22 FOGO PRINCÍPIO DE INCÊNDIO 3) Movimente o jato em forma de leque, atacando a base do fogo.

23 23 FOGO PRINCÍPIO DE INCÊNDIO 4) No caso de combustível líquido, evite uma pressão muito forte, para que não aumente a área de combustão.

24 24 FOGO PRINCÍPIO DE INCÊNDIO 5) Ao final, assegure-se de que não houve reignição.

25 25 FOGO Fases do fogo O fogo tem três estágios. Os extintores de incêndio atuam no combate ao fogo no seu estágio inicial, quando o fogo é localizado. Na fase seguinte, o fogo se alastra, o calor aumenta e pode haver combustão simultânea de todos os elementos. Com a diminuição do oxigênio no ambiente o fogo diminui, reduzindo-se a brasas. Uma nova entrada de ar pode provocar uma explosão.

26 26 FOGO Agentes extintores Pó Químico Indicado para incêndio de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C. Há várias composições de pós, divididas em tipo BC (líquidos inflamáveis e energia elétrica); ABC (múltiplo uso, polivalente, para fogo em sólidos, líquidos inflamáveis e eletricidade); e D(metais combustíveis).

27 27 FOGO Agentes extintores Água Age inicialmente por resfriamento. Sua ação por abafamento ocorre devido à sua capacidade de transformação em vapor, na razão de 1 litro de água para 1.500 litros de vapor. Específico para classe A.

28 28 FOGO Agentes extintores Gás Carbônico (CO2) Age por abafamento, e por resfriamento em ação secundária. É um gás sem cheiro, sem cor e não conduz eletricidade, sendo recomendado na extinção de fogo classes B e C. É asfixiante e por isso deve-se evitar o seu uso em ambientes pequenos.

29 29 FOGO Agentes extintores Espuma Mecânica Age primeiro por abafamento e de forma secundária por resfriamento. É ideal para extinguir fogo classe B. É ideal para extinguir fogo classe B. Também é eficiente na extinção de fogo classe A.

30 30 FOGO Agentes extintores Compostos Halogenados Compostos químicos que provocam a quebra da reação em cadeia. Também agem por abafamento. Não danificam equipamentos eletrônicos sensíveis. São aplicáveis para as classes de fogo A,B e C.

31 31 Agentes extintores Resumo

32 32 NR-23 Estabelece as medidas de proteção contra incêndio que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e à integridade física dos trabalhadores.

33 33 NR-23 Regulamenta o artigo 200, inciso IV da CLT.

34 34 NR-23

35 35 NR-23 SAÍDAS

36 36 NR-23 SAÍDAS Agora vocês vão estudar a NR-23 a partir do exercício a ser entregue pelo professor! Formem grupos de até 4 componentes!

37


Carregar ppt "Segurança e Higiene no Trabalho Proteção contra incêndios NR-23 Prof. Eng° Daniel Pires Nunes 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google