A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 70. Ciclo das Criptógamas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 70. Ciclo das Criptógamas."— Transcrição da apresentação:

1 www.sistemacpv.com.br 1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 70. Ciclo das Criptógamas

2 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 2 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Índice Ciclo das Criptógamas Briófitas / Pteridófitas

3 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 3 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas As criptógamas são as plantas cuja reprodução sexuada depende da presença de água no ambiente. São as briófitas e pteridófitas.

4 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 4 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas Briófitas Para estudar a reprodução de briófitas tomaremos como exemplo os musgos, nos quais o gametófito é tipicamente pequeno, sendo encontrado em coberturas compactas (muitos indivíduos próximos) em ambientes úmidos. São dioicos, isto é, há um gametófito feminino e um masculino. Cada gametófito masculino apresenta em sua extremidade apical um pequeno gametângio chamado anterídio, no interior do qual são produzidos gametas masculinos flagelados: os anterozoides. Os gametófitos femininos apresentam em seus ápices gametângios femininos chamados arquegônios. No interior de cada arquegônio é produzida apenas uma oosfera.

5 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 5 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas Briófitas Os anterozoides, quando liberados do anterídio, dependem de água líquida no ambiente para chegar até os gametófitos femininos. Por meio de respingos de chuva, de enxurradas ou outra forma de circulação de água os anterozoides chegam aos arquegônios, onde fecundam a oosfera, resultando na formação de um zigoto diploide no interior do arquegônio. O zigoto rapidamente germina, por meio de mitoses sucessivas, gerando um indivíduo formado por células diploides: o esporófito. O esporófito tem uma estrutura simples, com uma haste que suporta em sua extremidade um pequeno órgão chamado cápsula. Geralmente aclorofiladas, crescem às custas de alimento extraído do gametófito feminino sobre o qual germinaram. No interior da cápsula, muitas células diploides passam por meiose e formam células haploides: os esporos.

6 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 6 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas Briófitas Geralmente variações de umidade do ar provocam a ejeção de uma proteção da cápsula chamada caliptra e a liberação dos esporos para o ambiente. Os esporos germinam novos gametófitos, fechando o ciclo. Após a liberação dos esporos, os esporófitos degeneram rapidamente. Cada gametófito pode gerar várias gerações de esporófitos durante sua vida. A fase duradoura é a gametofítica. O esporófito constitui a fase efêmera, com duração reduzida e total dependência do gametófito.

7 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 7 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas Briófitas

8 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 8 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas Pteridófitas Para estudar o ciclo das pteridófitas, tomaremos como exemplo as samambaias, plantas que as pessoas geralmente encontram na mata ou usam em suas casas como ornamento. São indivíduos formados por células diploides, ou seja, são esporófitos. Nas folhas compostas, os folíolos mostram granulações, geralmente escuras, chamadas soros, nos quais há pequenos sacos, em cujas paredes muitas células diploides entram em meiose, produzindo um grande número de células haploides: os esporos. Liberados para o ambiente, os esporos germinam pequenos indivíduos clorofilados, em forma de lâmina, que em algumas espécies possuem um formato que lembra um coração. Essa lâmina desempenha a função de gametófito e em seu bojo observam-se dois tipos de gametângios: anterídios, que formam anterozoides, e arquegônios, que produzem várias oosferas em cada um.

9 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 9 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas Pteridófitas Na presença de água, os anterozoides são liberados e usam seus flagelos para nadar até os arquegônios, no interior dos quais ocorre a fecundação. Os zigotos germinam em novos esporófitos jovens, que apresentam folhas ainda imaturas e bem características, os bacos, com seu aspecto escuro e enrolado em sua extremidade. Nas pteridófitas, a fase duradoura passou a ser o esporófito e o gametófito efêmero é hermafrodita, isto é, dotado de gametângios masculinos e femininos.

10 Ciências Naturais e suas Tecnologiaswww.sistemacpv.com.br 10 BIOLOGIA Capítulo 70 AULA DIGITAL Ciclo das Criptógamas Pteridófitas


Carregar ppt "1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 70. Ciclo das Criptógamas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google