A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano."— Transcrição da apresentação:

1 A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano

2 O TRATADO DE TORDESILHAS Expansão marítimo-comercial século XV; Tratado de Tordesilhas 07/06/1494( Espanha); 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde ( África) dividiria o mundo entre Portugal, (Terras ao leste seriam Portuguesas e as terras a oeste seriam da Espanha); O território brasileiro seria inferior ao atual, 3 milhões de quilômetros quadrados; Com as Bandeiras ou entradas, o território português na América se expande aos poucos.

3 Tratado de Tordesilhas

4 O TRATADO DE MADRI Foi assinado em 1750 e garantiu, praticamente, a extensão territorial que o Brasil tem hoje; Anulou o Tratado de Tordesilhas, e determinou que a posse das terras seria de quem de fato as ocupasse (Uti possidetis). As mais recentes áreas conquistadas pelo Brasil ocorreram no decorrer dos séculos XIX e XX.

5

6 Negociado pelo Barão do Rio Branco com a Bolívia, incorporou ao Brasil, como território, a região do Acre. O TRATADO DE PETRÓPOLIS

7 Atual configuração do Brasil Área atual do Brasil: 8 514 876 Km²; Mais extenso da América do Sul; 3º maior da América; 5º maior do mundo.

8 A importância das atividades Econômicas 1500-1822 Nossa economia colonial girava em torno da produção de gêneros primários destinados a exportação. Cana-de-açúcar no Nordeste no séc. XVII; Drogas do sertão no século XVII na Amazônia; Mineração no Sudeste no séc. XVIII; Café no século XIX;

9 Economia brasileira: século XV ao XIX

10 Atividade Açucareira Apogeu: século XVII(1601-1700) Localização: Zona da Mata, litoral nordestino, principalmente Pernambuco e na Bahia (maior número de engenhos instalados. Características: Clima litorâneo, solo argiloso e fértil (Massapê); Experiência dos Portugueses (Açores); Aceitação na Europa (caro e raro); Financiamento pelo capital holandês; Plantation : monocultura, mão de obra escrava, latifúndio, exportação; Sociedade basicamente rural;

11 Atividade Mineradora Apogeu: entre 1740 e 1750(século XVIII); Localização: Capitania de Minas Gerais (cidades de São João Del-Rei, Vila Rica, Sabará, Vila do Príncipe e Arraial do Tejuco); Características :Imigração Portuguesa, aumento da população colonial; Deslocamento do eixo econômico; Desenvolvimento de inúmeras atividades econômicas secundárias. Sociedade Urbana. Mudança da sede do governo geral de Salvador para o Rio de Janeiro em 1793; Expansão do território através do povoamento (GO, MT e MS).

12 Atividade Cafeeira Características: Entre 1881 e 1890 mais de 60% das receitas brasileiras em exportação; Mão-de-obra escrava substituída pela mão-de-obra assalariada imigrante. A rede ferroviária e as cidades expandiram-se para o interior (São Paulo); O Porto de Santos, torna-se o mais importante do país; Capital para a indústria.

13 A Integração Nacional Até1930, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil: Canavieira, mineradora e cafeeira(Exportação); Processo que visava o abastecimento do mercado interno. Organização espacial do país só ocorreu de fato com a industrialização de base iniciada na década de 1930 e consolidada a partir da década de 1950.


Carregar ppt "A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google