A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO

2 FORMAÇÃO DO BRASIL EXPLORADO INICIALMENTE NAS GRANDES NAVEGAÇÕES NO CONTEXTO MERCANTILISTA. LIMITADO PELO TRATADO DE TORDESILHAS. CONFRONTO COM POVOS INDÍGENAS POR TODO TERRÍTÓRIO (ASTECAS, MAIAS, INCAS, GUARANIS ETC). CICLO DO PAU-BRASIL, CANA, OURO, BORRACHA ENTRE OUTROS COLABORARAM PARA O POVOAMENTO DO BRASIL. DESRESPEITO AO TRATADO DE TORDESILHAS.

3 TRATADO DE TORDESILHAS

4 OS PORTUGUESES APROPRIARAM- SE DO ESPAÇO INDÍGENA. EM BUSCA DE UMA ROTA ALTERNATIVA PARA AS ÍNDIAS, OS EUROPEUS SE DEPARARAM COM A AMÉRICA. OS EUROPEUS ESTAVAM EM BUSCA DE ESPECIARIAS. DE 1500 A 1530 (PERÍODO PRÉ-COLONIAL) OS CONTATOS ENTRE PORTUGUESES E INDÍGENAS FORAM IMEDIATOS. O INTERESSE DOS EUROPEUS ERA O COMÉRCIO COM AS ÍNDIAS. PRINCIPAIS ESPECIARIAS: CRAVO, CANELA, NOZ- MOSCADA, PIMENTA-D0-REINO, PÁPRICA ETC.

5 EM 1501 E 1503 EXPEDIÇÃO PORTUGUESA DE RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO FORMANDO FEITORIAS PARA A EXPLORAÇÃO DO PAU- BRASIL. EM 1516 FORAM AS EXPEDIÇÕES GUARDA COSTEIRAS PARA PROTEGER O TERRITÓRIO. (FRANCESES E HOLANDESES). EM 1532 COM MARTIM AFONSO DE SOUZA A COLONIZAÇÃO EXPLICITA INICIOU-SE COM A FORMAÇÃO DA CIDADE DE SÃO VICENTE E INSTALAÇÃO DE ENGENHOS DE AÇÚCAR. PORTUGAL PERCEBEU A POSSIBILIDADE DE LUCRO E INSTALOU NAS NOVAS TERRAS AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS COMANDADAS POR DONATÁRIOS.

6 CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

7 MUITOS FATORES DIFICULTARAM A EXPLORAÇÃO DAS NOVAS TERRAS: SECAS, FLORESTAS (MATA ATLÂNTICA), ATAQUES INDÍGENAS, DISTÂNCIA ENTRE AS CAPITANIAS E PORTUGAL ETC. COM AS DIFICULDADES DAS CAPITANIS HEREDITÁRIAS, PORTUGAL INSTALA NO BRASIL EM 1549 UM GOVERNO GERAL TORNANDO SALVADOR A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL. COM O AUMENTO DO NÚMERO DE EUROPEUS, NOVAS DOENÇAS SE INSTALARAM NA AMÉRICA COMO VARÍOLA, SARAMPO, GRIPE ETC. DESTAQUE PARA A VIOLÊNCIA PORTUGUESA. O GOVERNO GERAL CULTIVOU CANA-DE-AÇÚCAR COM DESTAQUE PARA A MÃO DE OBRA ESCRAVA DOS NEGROS AFRICANOS.

8 CULTIVO DA CANA E VIOLÊNCIA PORTUGUESA

9 O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO INICIALMENTE A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO RESTRINGIU-SE AO LITORAL COM PLANTAÇÃOES DE CANA-DE- AÇÚCAR. A UNIÃO IBÉRICA COLABOROU PARA ESSA EXPANSÃO – DE 1580 A 1640 A ESPANHA ANEXOU O REINO DE PORTUGAL AO SEU. ASSIM, MUITOS AVENTUREIROS MIGRARAM PARA O INTERIOR DO CONTINENTE. PEDRO TEIXEIRA NAVEGOU O RIO AMAZONAS. DESCOBERTA DE OURO PELOS BANDEIRANTES. PAMPAS GAÚCHOS COM REBANHOS BOVINOS. NO NORDESTE O AVANÇO PARA O INTERIOR ACONTECEU PELA CRIAÇÃO DE GADO. NO AMAZONAS HOUVE MIGRAÇÃO DE NORDESTINOS PELA EXTRAÇÃO DA BORRACHA.

10 NO SÉCULO XIX A CAFEICULTURA EXPANDIU-SE PARA O INTERIOR DO SUDESTE. COM O CAFÉ, SÃO PAULO ATRAIU INDÚSTRIAS E CONSEQUENTEMENTE IMIGRANTES ESTRANGEIROS E NORDESTINOS BRASILEIROS. NA METADE DO SÉCULO XX, A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA ATRAIU IMIGRANTES PARA A PORÇÃO CENTRAL DO BRASIL. ATUALMENTE, NA REGIÃO NORTE E CENTRO- OESTE EXISTE A OCUPAÇÃO DE PESSOAS FORMANDO ÁREAS DE AGROPECUÁRIA.

11 BRASIL. O MAIS EXTENSO ESPAÇO TROPICAL DO PLANETA EQUIVALE A 50% DO ESPAÇO TERRITORIAL DA AMERICA DO SUL. QUINTO MAIOR PAÍS DO MUNDO EM EXTENSÃO. LOCALIZADO QUASE EM SUA TOTALIDADE ENTRE OS TRÓPICOS DE CÂNCER E CAPRICÓRNIO. CORTADO PELA LINHA DO EQUADOR AO NORTE. CORTADO PELO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO AO SUL. FAZ FRONTEIRA COM TODOS OS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, EXCETO CHILE E EQUADOR.

12 EXTREMIDADES DO TERRITÓRIO BRASILEIRO DE NORTE AO SUL POSSUI 4.394Km INDO DO MONTE CABURAÍ ATÉ O ARROIO CHUÍ. DE LESTE A OESTE POSSUI 4.319Km INDO DA PONTA DO SEIXAS ATÉ A SERRA DA CONTAMANA.

13 VARIEDADE CLIMÁTICA DO BRASIL AMAZÔNIA COM CLIMA TROPICAL EQUATORIAL QUENTE E ÚMIDO. NO SERTÃO NORDESTINO O CLIMA É SEMIÁRIDO QUENTE E SECO, COM VEGETAÇÃO DA CAATINGA, ESCASSA E CADUCIFÓLIA (PERCA DE FOLHAGEM). ENTRE A AMAZÔNIA E O SERTÃO NORDESTINO ENCONTRAMOS A MATA DOS COCAIS COM PALMEIRAS, BABAÇU E CARNAÚBA.

14 PELA FAIXA LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE ATÉ SANTA CATARINA TEMOS A MATA ATLÂNTICA COM CLIMA TROPICAL ÚMIDO. NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, SÃO PAULO E ESPÍTITO SANTO TEMOS O CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE. NA MAIOR PARTE DA REGIÃO CENTRO-OESTE TEMOS O CERRADO BRASILEIRO COM CLIMA SEMIÚMIDO. A REGIÃO SUL POSSUI O CLIMA TEMPERADO COM FLORESTA SUBTROPICAL OU ESTEPES.

15 FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL O BRASIL ESTÁ SITUADO À OESTE DO MERIDIANO 0º. ESTÁ ATRASADO TRÊS HORAS EM RELAÇÃO À GREENWICH. EM ABRIL DE 2008 O BRASIL DEIXA DE TER QUATRO FUSOS E PASSA A TER APENAS TRÊS FUSOS HORÁRIOS.


Carregar ppt "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google