A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado já indica a força criadora do seminário, aponta o seu papel de lançar sementes, novas idéias, novas perspectivas de pesquisa para os participantes” - Dinâmica de estudo em grupo a partir da proposição e da discussão de um tema; - O estudo envolve apresentadores e platéia; - Requer preparo prévio – coleta de material bibliográfico acerca do tema, leitura, redação e metodologia de apresentação oral.

3 Qual a finalidade de um seminário? - Aprofundar um tema; - Propiciar o debate; - Socializar o conhecimento; - Despertar o interesse; - Estimular a participação; - Tornar o estudo aprazível.

4

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre compostos orgânicos, suas nomenclaturas, propriedades e estruturas moleculares, além de correlacionar a QUÍMICA ORGÂNICA diretamente com sua aplicabilidade em várias atividades da vida humana.

6 Realização do seminário LOCAL: Sala de informática PERÍODO : IV unidade DURAÇÃO: 20-25 minutos EQUIPES: 2 componentes VALOR: 4,0

7 A Química Orgânica e...  1. A indústria petroquímica.  2. A indústria dos plásticos.  3. A indústria têxtil.  4. A indústria dos produtos de limpeza.  5. A indústria dos materiais de revestimento superficial  6. A indústria dos cosméticos  7. A indústria dos alimentos  8. A indústria dos defensivos agrícolas.  9. A indústria farmacêutica.  10. As plantas medicinais.  11. As biomoléculas.  12. Os biocombustíveis.  13. A ciência forense.  14. As drogas.  15. O amor.

8 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS Apresentação Os seminários devem ser apresentados de forma clara, objetiva e dentro do limite de tempo previamente estabelecido em classe. Devem começar com uma introdução e/ou motivação e conter uma conclusão com avaliação pessoal do assunto e a lista de bibliografias consultadas. A avaliação da apresentação levará em conta os seguintes fatores: Estrutura/organização da apresentação Domínio do assunto Clareza de expressão Adequação ao tempo disponível Qualidade dos recursos audiovisuais Comportamento diante do público Habilidade em responder perguntas Trabalho escrito ou resumo para o email da turma com 48h de antecedência

9 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS Trabalho escrito O estilo de redação deve ser claro e objetivo. Deve conter uma imtrodução, um desenvolvimento, uma conclusão e uma lista de referências bibliográficas. A avaliação do trabalho escrito levará em conta os seguintes fatores: Organização e estrutura Estilo de redação Precisão e corretude do assunto abordado Aspectos/tópicos discutidos Grau de detalhe/profundidade Adequação e completude da lista bibliográfica Respeito às normas da ABNT

10

11 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES A nota dos seminários e parte escrita será atribuída considerando principalmente se o conteúdo dos temas sorteados foi adequadamente apresentado para cada tema, de forma coerente e compatível com o conteúdo da disciplina. Cada integrante do grupo deverá participar da apresentação do seminário. As notas serão individuais e coletivas, mas em caso de falta, a nota do seminário será zero para o aluno ausente. Apesar de a nota ser individual será necessária integração entre os componentes, pois, a avaliação de um estará sempre relacionada ao grupo.

12 Para atribuição de nota ao seminário, será considerada a adequação do conteúdo ao nível e objetivos da disciplina e a clareza da apresentação. Não serão considerados para nota os aspectos estéticos ou de criatividade (slides “bonitinhos” ou “engraçadinhos”, animações, etc.) Aspectos químicos: apresentação detalhada, em linguagem adequada à área de Química, dos conceitos químicos envolvidos no tema apresentado. Devem ser apresentadas estruturas químicas, reconhecimento das funções orgânicas e/ou reações químicas. Deverá ser entregue um único trabalho escrito por grupo.

13 Sofrerá perda de 1 ponto quem atrapalhar o seminário dos colegas com barulhos ou atitudes inadequadas. As apresentações dos seminários poderão ocorrer em horários diferentes dos horários normais das aulas de cada turma. A realização do seminário deverá ser divulgada para comunidade escolar com antecedência de, no mínimo, uma semana.

14

15 BOM SEMINÁRIO!


Carregar ppt "O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google