A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião Coordenadores 2016 CLAB. Ações de Laboratório para as Hepatites Virais José Boullosa Alonso Neto Tecnologista – Ministério da Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião Coordenadores 2016 CLAB. Ações de Laboratório para as Hepatites Virais José Boullosa Alonso Neto Tecnologista – Ministério da Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião Coordenadores 2016 CLAB

2 Ações de Laboratório para as Hepatites Virais José Boullosa Alonso Neto Tecnologista – Ministério da Saúde

3 Hepatites virais Causadas por cinco diferentes vírus: HAV, HBV, HCV, HDV e HEV. HAV e HEV normalmente provocam infecções agudas. HBV e HCV causam infecções agudas e apresentam potencial de cronificação. O HDV só é capaz de infectar um indivíduo na presença do HBV. A maior parte dos óbitos por hepatites virais está associada ao HBV e ao HCV. As hepatites virais crônicas estão entre as maiores causas de cirrose e de transplante hepático no mundo. A maior parte dos infectados é identificada na fase crônica da doença.

4 Diagnóstico das hepatites virais Avaliação clínica Exames laboratoriais Testes rápidos Bioquímica Pesquisa por marcadores da infecção

5 Marcadores de infecção AnticorposAntígenos Ácidos nucleicos virais São produzidos como resposta do sistema imunológico a uma infecção. Indicam contato (recente ou não) com um determinado agente infeccioso. Podem ser detectados por meio de testes sorológicos. Proteínas ou outros elementos pertencentes diretamente ao agente infeccioso investigado. Indicam infecção ativa por um patógeno. Podem ser detectados por testes sorológicos. Material genético pertencente a um agente infeccioso. Sua detecção indica infecção ativa por este agente. Podem ser detectados por ensaios qualitativos ou quantitativos (carga viral).

6 Significado dos marcadores da infecção pelo HBV MarcadorFunção HBsAg Indica que a pessoa está infectada pelo HBV. HBeAg Quando detectado, indica altos níveis de replicação viral. Anti-HBe Quando detectado, indica infecção atual ou anterior pelo HBV. Anti-HBs Anticorpo contra o HBsAg, propicia imunidade contra o vírus. Anti-HBc Total Indica que a pessoa está ou esteve infectada pelo HBV. IgM Anti-HBc Indica infecção recente pelo HBV (seis meses ou menos). HBV-DNA Indica que a pessoa está infectada pelo HBV.

7 Como são pedidos os marcadores?

8 Manual Técnico Escrito e revisado por um comitê de especialistas da área médica, de laboratório e da academia. O principais objetivos são: Padronizar a realização de testes laboratoriais, de forma a subsidiar os gestores na construção customizada de uma resposta efetiva ao agravo, definindo de forma clara algoritmos para o diagnóstico laboratorial das hepatites virais. Auxiliar os profissionais de laboratório nas situações em que se depararem com pedidos vagos de exames, como “sorologia de hepatites” em suas rotinas. Regular as situações em que é recomendado o uso de testes rápidos para a triagem da infecção pelas hepatites B e C. Esteve em consulta pública entre janeiro e fevereiro de 2015. Aprovado pela portaria Nº 25 de 01/12/15.

9 Diagnóstico da infecção aguda pelo HAV

10 Triagem da infecção pelo HBV usando testes rápidos

11 Diagnóstico laboratorial da infecção pelo HBV

12 Diagnóstico da infecção pelo HBV em indivíduos menores de 18 meses

13 Triagem da infecção pelo HCV

14 Diagnostico laboratorial da infecção pelo HCV

15 Diagnóstico da infecção pelo HCV em indivíduos menores de 18 meses

16 RequisiçãoConduta “Sorologia de hepatite” (sem explicitar quais os marcadores a ser investigados Executar os fluxogramas de diagnóstico laboratorial para o HAV, HBV e HCV. “Sorologia (ou diagnóstico) de HAV” Executar o fluxograma de diagnóstico laboratorial para o HAV. “Sorologia (ou diagnóstico) de HBV” Executar o fluxograma de diagnóstico laboratorial para o HBV. “Sorologia (ou diagnóstico) de hepatite B oculta” Executar o fluxograma de diagnóstico laboratorial para a infecção oculta pelo HBV (IOB). “Sorologia (ou diagnóstico) de HCV” Executar o fluxograma de diagnóstico laboratorial para o HCV. Sistematização do diagnóstico

17 Impacto esperado da publicação do manual na solicitação de marcadores para o diagnóstico da infecção pelo HBV Anti-HBsAnti-Hbe Anti-HBc total Anti-HBc IgM HBsAgHBeAg Carga Viral Total DATASUS (2015) 2.875.737299.9022.144.987899.0975.900.437353.39721.823 Em 2015 foi apresentado no DATASUS o quantitativo de 2.144.987 testes de detecção do anti-HBc total; Este valor representa 36% do quantitativo apresentado de testes para a detecção do HBsAg; Considerando dois valores de prevalência para a hepatite B no Brasil o quantitativo de testes anti-HBc total a serem solicitados, segundo o manual, seriam: Prevalência de 7%Prevalência de 1,5% Anti-HBc total413.03088.506 Estes valores representam uma redução de 81% e de 96% no quantitativo de testes realizados para a pesquisa do anti-HBc total no Brasil, considerando-se as prevalências sugeridas.

18 Confiabilidade dos dados dos sistemas de informação A pesquisa de dados é realizada nos sistemas mantidos pelo SUS. No entanto, os dados presentes no sistema apresentam inconsistências. GAL 1 DDAHV 2 Carga Viral HBV34.76873.620 Carga Viral HCV42.21096.999 1 Jan-Dez 2015 2 Jan-Nov 2015

19 Novas fichas de solicitação de testes

20 A Importância do Diagnóstico para o encaminhamento do paciente ao tratamento

21 Na busca de novas estratégias para proporcionar maior agilidade na realização dos exames de Genotipagem de HCV e HIV-1, aliada às dificuldades de aquisição dos reagentes, o DDAHV optou por realizar a compra de serviço dos referidos exames. Vencedor da licitação: Laboratório Centro de Análise e Triagem de Genoma Ltda. – CATG. a.Fornecimento de todos os insumos para coleta da amostra. b.Recolhimento das amostras nos pontos de coleta em até 72 horas após a coleta da amostra do paciente. c.Realização dos exames e entrega dos resultados em até 12 dias úteis a partir da data do recolhimento das amostras nos pontos de coleta. a.Fornecimento de todos os insumos para coleta da amostra. b.Recolhimento das amostras nos pontos de coleta em até 72 horas após a coleta da amostra do paciente. c.Realização dos exames e entrega dos resultados em até 12 dias úteis a partir da data do recolhimento das amostras nos pontos de coleta. Ofício nº58 12/11/2015 Genotipagem do HIV e HCV

22 A medida em que os kits da Abbott se esgotem nos laboratórios da rede, o laboratório CATG será contatado para iniciar o recolhimento das amostras. Para tanto, solicitamos aos laboratórios da rede que sinalizem através do e-mail igor.kohiyama@aids.gov.br o momento em que não houver mais kits para a execução do exame.igor.kohiyama@aids.gov.br A medida em que os kits da Abbott se esgotem nos laboratórios da rede, o laboratório CATG será contatado para iniciar o recolhimento das amostras. Para tanto, solicitamos aos laboratórios da rede que sinalizem através do e-mail igor.kohiyama@aids.gov.br o momento em que não houver mais kits para a execução do exame.igor.kohiyama@aids.gov.br Genotipagem do HCV Solicitação Coleta e cadastramento no GAL Recolhimento pelo CATG Execução Liberação resultado GAL Genotipagem do HCV Ofício nº15 24/02/2016

23 Foco na ampliação da testagem Em 2016 a CLAB fará junto com os estados um trabalho focado na ampliação da testagem Cada estado terá um ponto focal na CLAB para realizar este acompanhamento Ampliação do Diagnóstico Fique atento ao responsável pelo seu estado! 3.171 municípios cadastrados na rede de capilaridade no Sisloglab 10.578 unidades de saúde cadastradas na rede de capilaridade no Sisloglab 3.171 municípios cadastrados na rede de capilaridade no Sisloglab 10.578 unidades de saúde cadastradas na rede de capilaridade no Sisloglab

24 Desafios futuros Divulgação do Manual Técnico; Atenção aos critérios de solicitação dos testes de carga viral e genotipagem; Uso do GAL por 100% das Unidades da Federação; Aderência dos municípios a rede de capilaridade dos testes rápidos de HIV, HV e sífilis; Apoio das coordenações para a realização das videoconferências com as UF.

25 Obrigado jose.alonso@aids.gov.br Coordenação de Laboratório DEPARTAMENTO DE DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS


Carregar ppt "Reunião Coordenadores 2016 CLAB. Ações de Laboratório para as Hepatites Virais José Boullosa Alonso Neto Tecnologista – Ministério da Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google