A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese"— Transcrição da apresentação:

1 Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER: INTERVENÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JOSÉ DOMINGOS DALSASSO DE CANELINHA - SC Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese

2 INTRODUÇÃO Considerando a alta incidência e a mortalidade relacionadas ao câncer de colo de útero e de mama, é responsabilidade dos gestores e dos profissionais de saúde realizarem ações que visem ao controle dos cânceres do colo do útero e da mama e que possibilitem a integralidade do cuidado, aliando as ações de detecção precoce com a garantia de acesso a procedimentos diagnósticos e terapêuticos, em tempo oportuno e com qualidade.

3 O município de Canelinha/SC pertence à macrorregional de saúde da Grande Florianópolis. Apresenta uma população de habitantes, destes 5372 do sexo masculino e, 5331 do sexo feminino (IBGE, 2010). A rede de assistência à saúde em Canelinha/SC apresenta: - 4 Unidades Básica de Saúde (ESF) com Saúde Bucal. -1 hospital geral, -1 laboratório, -1 equipe NASF, -1 Rede Feminina de Combate ao Câncer.

4 Objetivo Geral Implantar a coleta do exame citopatológico de colo uterino, a solicitação do exame de mamografia e qualificar a atenção à saúde da mulher na Unidade Básica de Saúde José Domingos Dalsasso.

5 Objetivos Específicos
Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia. Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Melhorar registros das informações. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Qualificar a promoção da saúde.

6 Metodologia O projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de 04 meses na Unidade Básica de Saúde José Domingos Dalsasso. O público alvo da pesquisa foram 315 mulheres com idade entre 25 e 64 anos para as ações relacionadas à prevenção câncer de colo de útero e 101 com idade entre 50 e 69 anos para as ações relacionadas à prevenção do câncer de mama.

7 Resultados Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e de mama. Meta: câncer de Colo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 30%.

8 Indicador: câncer de Colo: Número de mulheres entre 25 e 64 anos residentes na área que frequentam o programa na UBS / número total de mulheres entre 25 e 64 anos residentes na área.

9 Meta: câncer de Mama: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%.  Indicador: CA de Mama: Número de mulheres entre 50 e 69 anos residentes na área e acompanhadas no UBS para prevenção do câncer de mama / número total de mulheres entre 50 e 69 anos residentes na área.

10

11 Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 100% das mulheres de 25 a 64 anos de idade que realizaram acompanhamento na UBS, para ser utilizado no indicador de câncer de colo, e das mulheres entre 50 e 69 anos para o indicador de câncer de  mama. Indicador: câncer de Colo: Número de mulheres entre 25 e 64 anos residentes no território com exame citopatológico em dia / Número de mulheres entre 25 e 64 anos residentes no território na área que frequentam o programa na UBS

12

13 Indicador: câncer de Mama: Número de mulheres entre 50 e 69 anos residentes no território com exame citopatológico em dia./ Número de mulheres entre 50 e 69 anos residentes no território na área que frequentam o programa na UBS

14 Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 100% das mulheres de 25 a 64 anos de idade que realizaram acompanhamento na UBS, para ser utilizado no indicador  de câncer de colo , e das mulheres entre 50 e 69 anos para o indicador de câncer de mama.  

15 Indicador: Câncer de Mama: Número de mulheres entre 50 e 69 anos residentes no território com exame mamografia em dia./ Número de mulheres entre 50 e 69 anos residentes no território na área que freqüentam o programa na UBS

16 Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 100% das mulheres de 25 a 64 anos de idade que realizaram acompanhamento na UBS Indicador: Captar 80% das mulheres de 25 a 64 anos de idade da área de cobertura da UBS que nunca realizaram citopatológico de colo uterino.

17 Este indicador não está na planilha proposta, mas para efeito de cálculo. Ao final de 4 meses de intervenção alcançamos um percentual de 100%, acima da meta esperada, já que foram identificadas 13 mulheres cadastradas no programa que nunca haviam coletado o exame preventivo de câncer de colo de útero e todas aceitaram a importância e realizaram o exame.

18 Objetivo: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino. Meta: Buscar 70% das mulheres faltosas à realização dos exames de colo uterino e mama, conforme periodicidade recomendada.

19 Indicador: Não há indicador proposto na planilha, mas para questão de cálculo da meta pode ser feito assim: número de mulheres residentes na área entre 25 e 64 anos que faltaram para realizar o exame CP / número de mulheres residentes na área entre 25 e 64 anos que agendaram CP. Este indicador seria o número da taxa de mulheres faltosas.

20 Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizaram detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta: Aumentar a coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino em 95%.

21 Indicador: número de mulheres residentes na área entre 25 e 64 anos que realizaram o CP com amostra satisfatória / número total de mulheres  cadastradas no programa que realizaram o CP.  

22 Meta: Capacitar 100% dos profissionais para a prevenção do câncer de colo de útero e de mama de acordo com os protocolos adotados pela UBS. Indicador: Número de profissionais da UBS que participaram da reunião / Número de profissionais que fazem parte da equipe da UBS.

23

24 Meta: Garantir a adoção de condutas terapêuticas conforme fluxogramas adotados pela UBS para 100% das mulheres, tanto para os exames citopatológicos quanto de mama. Indicador: Número de mulheres com encaminhamento / número de mulheres residentes no território que frequentam o programa na UBS que necessitaram de encaminhamento.

25 Objetivo: Melhorar o registro das informações. Meta: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e do exame clínico das mamas no registro específico. Indicador: Não há indicador proposto na planilha, porém o resultado desta meta foi de 100%, já que um prontuário foi criado para registro específico para coleta de CP e exame de mama clínico e resultado de CP e mamografia.

26 Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Meta: Realizar avaliação de risco em 80% das mulheres nas faixas etárias alvo, tanto para câncer de colo uterino quanto de mama. Indicador: número de mulheres na faixa etária alvo que residem no território, com avaliação de risco para câncer de colo e de mama / número de mulheres na faixa etária alvo residentes no território, atendidas pelo programa da UBS.

27 Objetivo: Promoção da saúde Meta: Orientar 70% das mulheres atendidas no programa sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), fatores de risco para câncer de colo uterino e de mama e detecção precoce de CA de colo e de mama. Indicador: número de mulheres na faixa etária alvo que residem no território que receberam as orientações / número de mulheres na faixa etária alvo residentes no território, atendidas pelo programa da UBS.

28 DISCUSSÕES O que alcançou com a intervenção.
Importância da intervenção para a equipe. Importância da intervenção para o serviço. Importância da intervenção para a comunidade. O que faria diferente caso fosse realizar a intervenção neste momento Quais os próximos passos para melhorar a atenção a saúde no serviço

29 REFLEXÃO CRÍTICA Em relação às expectativas iniciais.
O significado do curso para a prática profissional Aprendizados mais relevantes

30 OBRIGADO!!


Carregar ppt "Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google