A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5"— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
MELHORIA NO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO E CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA NA UBS/ESF ERICO VERISSIMO, TRÊS PASSOS-RS ESPECIALIZANDA: MARIA C. CALDERON BRITO ORIENTADOR: FLÁVIO RENATO REIS DE MOURA 2015

2 Importância da Ação Programática
INTRODUÇÃO Importância da Ação Programática - Considerado um problema de saúde mundial. - Morbimortalidade crescente. - Faixas etárias cada vez mais baixas. Em 2014: casos novos de câncer de colo e, câncer de mama .

3 Caracterização do Município
INTRODUÇÃO Caracterização do Município Município Três Passos 268,4 km² e esta a 470km de Porto Alegre capital do estado do RS. Limites entre os municípios de: Norte: Esperança do Sul e Derrubadas Sul: Bom Progresso e Humaitá Leste: Tenente Portela e Miraguaí Oeste: Crissiumal e Tiradentes do Sul População de habitantes 79,51% urbana 20,49% rural.

4 Caracterização do município
INTRODUÇÃO Caracterização do município -Disponibilidade de NASF - CAPS -Tem convênio através do SUS com: o Consórcio Intermunicipal da Saúde da região noroeste (CISA) -HOSPITAL DE CARIDADE -CLINICA CARROSEL -8 Unidades Básica de Saúde -Unidade Prisional -CMS

5 Caracterização da UBS/ESF
INTRODUÇÃO Caracterização da UBS/ESF É urbana que brinda atendimento a 7 localidades no interior com boa estrutura física. População 3800 em 1434 famílias ,1% (F) ,8% (M) ,7% (EF)

6 Situação da ação programática na UBS/ESF antes da intervenção
INTRODUÇÃO Situação da ação programática na UBS/ESF antes da intervenção -Não havia controle das mulheres que realizavam os exames citopatológico e mamografia. Registros deficientes/desatualizados. Não havia controle das mulheres que não realizavam os exames. -Não havia grupo de mulheres para atividades educativas relacionadas ao câncer de colo de útero e de mama.

7 OBJETIVO GERAL Melhorar o programa de prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na UBS/ESF Érico Veríssimo.

8 METODOLOGIA Cobertura Qualidade Adesão Registro Mapeamento Promoção Monitoramento e avaliação Organização e gestão do serviço Engajamento público Qualidade da prática clínica Faixas etárias para intervenção Câncer de colo de útero (de 25 a 64 anos) Câncer de mama (de 50 a 69 anos) As ações foram planejadas para serem executadas no período de 16 semanas.

9 METODOLOGIA Prontuários Livro de registro de exame citopatológico Livro de registro de mamografia

10 Mudança no planejamento:
RESULTADOS Para melhor compreensão será apresentada a seguinte sequência: OBJETIVOS METAS RESULTADO PARA CADA META PREVISTA Mudança no planejamento: Ações executadas pelo período de 12 semanas.

11 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e câncer de mama.
Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero (mulheres entre 25 e 64 anos) para 95% N=480 N=257 N=97

12 Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e câncer de mama.
Meta 1.2: Ampliar a detecção precoce do câncer de mama das mulheres da faixa etária entre 50 e 69 anos para 90% N=252 N=143 N=49

13 100% das amostras satisfatórias nos 3 meses de intervenção
Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo e mama na unidade Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Resultado: 100% das amostras satisfatórias nos 3 meses de intervenção

14 Objetivo 3:Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia Meta 3.1: Identificar 100% de mulheres com citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Resultados: Não tivemos CP alterado Tivemos 6 mulheres com mamografia alterada e que estão sendo acompanhadas pela equipe.

15 Objetivo 3:Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Resultados: Não tivemos CP alterado Não foi necessário realizar busca ativa, pois as 6 mulheres com mamografia alterada estão sendo acompanhadas.

16 Objetivo 4: Melhorar os registros das informações
Meta 4.1 : Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. (n=487) (n=273) (n=94)

17 Objetivo 4: Melhorar os registros das informações
Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. (n=90) (n=149) (n=35)

18 Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo e de mama
Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo) Meta 5.2: realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Resultados 100% das mulheres cadastradas na ação programática foram avaliados os fatores de risco para CA de colo de útero e mama segundo a faixa etária.

19 Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizaram detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Metas 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Resultados: 100% das mulheres cadastradas foram orientadas sobre DSTs e fatores de risco para câncer de colo de útero

20 transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama.
Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizaram detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Metas 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças Sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Resultados: 100% das mulheres cadastradas foram orientadas sobre DSTs e fatores de risco para câncer de mama.

21 Discussão Ampliação da cobertura da atenção das mulheres na faixa etária do estudo. Capacitação da equipe relativa ao foco da intervenção. Integração do trabalho na unidade.

22 Discussão Classificação do risco das mulheres na faixa etária do estudo. Satisfação das mulheres com a prioridade do atendimento e tempo de chegado dos resultados.

23 Nível de incorporação da intervenção
Discussão Nível de incorporação da intervenção Conscientização da comunidade na prevenção, sinais, sintomas e fatores de risco. Adequando ficha espelho para coletar e monitorar indicadores previstos.

24 Reflexão Crítica ao Aprendizagem
Melhorou conhecimento em informática. Melhorou a comunicação e a escrita no idioma. Permitiu interagir com colegas e professores.

25 Reflexão Crítica ao Aprendizagem
Casos interativos muito interessantes. Permitiu trabalhar na prevenção de câncer de colo e mama. Para finalizar: considerando a magnitude do problema de saúde pública voltado para saúde da mulher, a comunidade ganhou uma ação programada e sistematizada.

26 Muito obrigada


Carregar ppt "Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google