A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kenia Lopez Monasterio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kenia Lopez Monasterio"— Transcrição da apresentação:

1 Kenia Lopez Monasterio
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância (ead) Turma 5 Melhoria da prevenção e detecção precoce de Câncer de Colo do Útero e de Mama na UBS Casa de Saúde Caraná, Boa Vista/RR Kenia Lopez Monasterio Orientador: Daniele Freitas Brasil Pelotas, 2015

2 Introdução: Boa Vista  Capital de Roraima, localizada ao norte da linha do Equador, encontra-se na margem direita do Rio Branco. População de Boa Vista  308,996 habitantes (IBGE, 2013). Serviços de saúde municipal  52 equipe ESF  32 Unidades Básicas de Saúde (15 Centros de Saúde da Família e 17 Casas de Saúde da família). UBS Caraná  ESF 1.4  Localizada no bairro Caraná, área urbana de renda baixa, com o total de pessoas na área de abrangência.

3 JUSTIFICATIVA: O câncer do colo do útero é o terceiro mais comum mundialmente, responsável pelo óbito de 274 mil mulheres por ano (WHO, 2008), com 530 mil casos novos por ano no mundo. Na análise regional é o mais incidente na Região Norte, com 23,57 casos por 100 mil mulheres. Quanto à mortalidade, 10,1 mortes por 100 mil mulheres (2009). Relação entre o HPV e o câncer do colo do útero, tipos 16 e 18 são os mais oncogênicos, presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero (SMITH et al., 2007).

4 JUSTIFICATIVA: O câncer de mama é o mais incidente em mulheres (25% do total de casos de câncer no mundo, em 2012), com 1,7 milhões de casos novos, e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres (522 mil óbitos), (WHO, 2008). No Brasil para o ano de 2014, foram estimados casos novos, com mortalidade de 11,88 óbitos por 100 mil mulheres em 2011.

5 Objetivo geral: Melhorar a prevenção e detecção precoce de câncer de colo do útero e de mama na UBS Casa de Saúde Caraná, Boa Vista/RR.

6 Objetivos específicos:
Ampliar a cobertura de prevenção e detecção precoce de Câncer do Colo do Útero e de Câncer de Mama. Melhorar a qualidade das amostras para o estudo citopatológico do Colo de Útero. Ampliar a adesão das mulheres aos programas de prevenção de câncer do colo do útero e de câncer de mama. Melhorar o registro das informações. Melhorar a avaliação de risco nas mulheres. Promover a saúde das mulheres.

7 METODOLOGÍA Para alcançar os objetivos propostos nesta intervenção as ações correspondentes a cada objetivo foram organizadas em quatro eixos estruturais: Monitoramento e avaliação (mensalmente). Organização e gestão do serviço (ficha-espelho e livro de registro). Engajamento público (atividades educativas: palestras, conversas, grupos). Qualificação Prática Clínica (capacitação à equipe, coleta de amostras de PCCU, exploração clínica das mamas).

8 Resultados

9 Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 70%. Figura 1: Proporção de Mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

10 Meta: Obter 100% de coletas de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero.
Figura 2: Proporção de mulheres com amostra satisfatória do exame citopatológico de colo de útero. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

11 Meta: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 3: Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

12 Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 65%. Figura 4: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

13 Meta: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 5: Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia. Fonte: Planilha de coleta de dados, 2015.

14 Metas alcançadas: Avaliação de risco e pesquisa de sinais de alerta (história familiar, dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo), para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos. Avaliação de risco e pesquisa de sinais de alerta (história familiar, nódulos, secreções pelo mamilo), para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero e para câncer de mama.

15 Metas alcançadas: Devido a demora na liberação dos resultados não tivemos registro da proporção de mulheres com exame citopalógico e mamografia alterados que não retornaram para conhecer o resultado, o mesmo aconteceu com a proporção de mulheres que não retornaram para conhecer o resultado do citopatológico e da mamografia. A equipe decidiu que ao receber os resultados dos citopalógicos se faria a busca ativa, não tivemos nenhuma usuária que não acudisse a consulta. Todas as usuárias com mamografia alterada e as com PCCU alterados estão em acompanhamento.

16 Atividades desenvolvidas durante a INTERVENÇÃO

17

18 Discussão Serviço Equipe Comunidade
Ações alcançadas com a intervenção: Serviço Organização do trabalho Reorganização do acolhimento Sistema de registro Equipe Capacitação (ACS) e Qualificação União e atuação multidisciplinar Comunidade Ampliação da cobertura Qualidade da atenção Melhora no acompanhamento Atividades educativas

19 Discussão Dificuldades a serem resolvidas:
Sobrecarga de trabalho, excesiva demanda de usuários fora de área. Demora na liberação dos resultados do PCCU (6 meses). Demora na realização da Mamografía (6 a 8 meses). Integração e participação ativa da comunidade.

20 Reflexão Crítica Desenvolvimento profissional e pessoal.
Superação diária. Melhoria no conhecimento da língua portuguesa. Integração ao trabalho em equipe. Melhoria nas funções e práticas profissionais da equipe. Prosseguir com a melhoria do serviço de saúde.

21


Carregar ppt "Kenia Lopez Monasterio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google