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EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ALEXANDRA PEREIRA ARTHUR LOBÃO CAIO MOREIRA GEISE JULIE HUMBERTO ALVES JANIVY LOPES RENATA MELO VANESSA WEBER PROF. ORIENTADOR: CLEBERLEY.

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1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2 ALEXANDRA PEREIRA ARTHUR LOBÃO CAIO MOREIRA GEISE JULIE HUMBERTO ALVES JANIVY LOPES RENATA MELO VANESSA WEBER PROF. ORIENTADOR: CLEBERLEY LOURENÇO

3 Nas últimas décadas ouve um avançado crescimento do conhecimento humano proporcionando um amplo desenvolvimento das ciências e tecnologias. Neste mesmo período ocorreram mudança no modo de vida da sociedade devido ao crescimento industrial,resultando assim no crescimento das cidades,aumento a utilização dos recursos naturais e a produção de resíduos.

4  Com esses acontecimentos ouve uma profunda mudança na percepção dos ambientes pelos seres humanos que passaram a ver o ambiente como um objeto de uso para atende-lo,sem se preocupar em estabelecer limites e critérios.  Não demorou muito para surgirem as conseqüência desta moderna cultura.

5  O surgimento de problemas ambientais que afetam a qualidade de vida.  Em pouco tempo ficou nítido que havia uma crise entre a sociedade e o meio ambiente.  Para a melhora dessa relação surge com movimentos ecológicos e contra-culturais a Educação Ambiental com uma proposta de princípios de melhora na qualidade de vida futura.

6 A lei 9.075 de 27 Abril de 1999 nos diz: Art. 1º Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,habilidades,atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

7 Art. 2º A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

8 Art. 3º Como parte do processo educativo, todos têm direito à educação ambiental,e a participação nos processos. I - Ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente; V - Ás empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, devem promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente.

9  A Educação Ambiental para a sustentabilidade equitativa é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida.Onde ela propõe valores e ações que contribua para transformação,humana,social e preservação ecológica.  Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relação de interdependência e diversidade.

10 No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, isso gera um sistema dinâmico e abrangente a todos. A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo Shopping Center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.

11 A Educação Ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

12  Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.  Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

13 De forma global o primeiro congresso relacionado ao meio ambiente aconteceu na Holanda em 1974,conhecido como HAIA. Em 1975 a Unesco promoveu o 1° encontro Internacional de Educação ambiental com a participação de 65 países e resultou na formulação de principios para um programa de Educação ambiental,conhecido como a “Carta de Belgrado”.

14  Em 1977 a Unesco promoveu a primeira conferência intergovernamental em EA,conhecida como conferência de Ibilisi e constituiu como ponto de partida para o programa Internacional de EA e seus objetivos,características e estratégicas são considerados decisivos para o reino da EA até hoje.  Em 1981 no Brasil, o presidente João Figueiredo sancionou a lei 6938 sobre a política ambiental no país,onde foi criada o sisnama e conama.

15  Em 1985,com o 10° Programa Internacional de Educação da Unesco teve resultados relevantes:  31 projetos de pesquisa  37 treinamentos nacionais  10 seminários internacionais e regionais  11 conferências  66 missões técnicas Resultando na Introdução da Educação Ambiental oficialmente nos planos educacionais, políticas e legislação em 40 países.

16  Em 1989 com a lei 7735 é criado o IBAMA que veio com a finalidade de formular,coordenar e executar a política nacional do MA.  No mesmo ano com a lei 7797 foi instituído fundo nacional do MA em decorrência da Eco 92.  Em 1992 o IBAMA criou o NEA (Núcleo de Educação Ambiental)

17  Em 1992 de 03/14 Junho foi realizado no Rio de Janeiro a Eco 92, Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ela colaborou as premissas de Ibilisi e através da agenda 21, definiu as áreas de programas para a Educação Ambiental e reconhecida como o encontro Internacional mais importante desde que o homem se organizou em sociedades.  Em 1999 Criação da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente,e paralelamente a aprovação da política nacional do meio ambiente.

18  Conceito de Educação Ambiental  Todos tem direito de participar do processo educativos  Ao poder publico tem como papel definir as políticas ambientais,promovendo a educação ambiental em todos os níveis de ensino,atuando com programa de incentivo, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.  As instituições educativas tem como papel a promoção de incluir em sua grade educacional programa de educação ambiental

19  Aos meios de comunicação atuar na expansão e disseminação das informações educativas ambientais  As empresas públicas e privadas promover programas destinados a capacitação dos trabalhadores visando a melhoria e o controle sobre o ambiente de trabalho buscando nesse processo soluções entre a produção de seus produtos e o meio ambiente.

20  A educação é um direito de todos; somos todos aprendizes e educadores.  A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.  A educação ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político, baseado em valores para a transformação social

21  A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.  A educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.  A educação ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e interação entre as culturas.

22  A educação ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico. Aspectos primordiais relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente, tais como população, saúde, paz, direitos humanos, democracia, fome, degradação da flora e fauna, devem ser abordados dessa maneira.

23  EA Formal: É um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino.  A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

24  A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.  Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica Lei 9.075 Art. 8/9/10

25 EA Informal: Se caracteriza por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características. Entendem-se por educação ambiental não- formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

26  O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações.  A garantia de democratização das informações ambientais.  O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.  o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente

27  O estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada.  o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

28 É dever do poder público promover programas de incentivos como: Campanhas nos meios de comunicação,em espaços nobres, de programas e campanhas educativas com informações sólidas e dinâmicas relacionadas ao meio ambiente. Participação das escolas e universidades atuando na formulação e execução de programas e atividades vinculadas.

29  Participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas ambientais com parcerias com escolas e faculdades.  O ecoturismo

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