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Prof. Dr. Waldomiro Loyolla – Univesp Prof. Dr. Ulisses F. Araújo – USP Prof. Dra. Carolina Costa Cavalcanti – Univesp Prof. Dra. Mônica C. Garbin - Univesp.

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1 Prof. Dr. Waldomiro Loyolla – Univesp Prof. Dr. Ulisses F. Araújo – USP Prof. Dra. Carolina Costa Cavalcanti – Univesp Prof. Dra. Mônica C. Garbin - Univesp ORGANIZAC ̧ A ̃ O DO PROCESSO PEDAGOGICO NOS CURSOS DE GRADUAC ̧ A ̃ O DA UNIVESP

2 A Univesp É a quarta universidade pública do estado de São Paulo Cursos semipresenciais com atividades online em AVA e polos de apoio presenciais Oferta desde 2014 cursos de graduação em: Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática Graduação em Engenharia da Computação e Engenharia da Produção Conta com 42 polos distribuídos em 24 cidades do estado Conta com mais de 3000 alunos

3 Objetivo do artigo Descrever o processo pedagógico dos cursos de graduação da UNIVESP, apresentando dados referentes a avaliação global dos cursos dada pelos estudantes no terceiro e quarto bimestres letivo dos cursos.

4 Modelo didático-pedagógico Está fundamenta na: Transmissão de conhecimentos em disciplinas curriculares Trabalho coletivo e colaborativo Interdisciplinaridade Metodologias Ativas de Aprendizagem - Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e Design Thinking

5 Organização dos cursos BIMESTRE 8 semanas 7 aulas + 1 provas presenciais 4 a 5 disciplinas curriculares Projeto Integrador Atividades individuais no AVA e interação no “Perguntas e Respostas” Atividades colaborativas em encontros online e presenciais Articulação teoria e prática

6 Avaliação da aprendizagem 4 a 5 disciplinas curriculares Projeto Integrador Portfólio individual e provas presenciais Relatórios de pesquisa Protótipos vídeos Média é uma ponderação destas notas

7 Conteúdos abertos

8 Projeto Integrador Desenvolvido por grupos de até 6 estudantes que são acompanhador por um mediador presencial; Aproxima os estudantes ao mundo profissional real ; Permite que estudantes sejam protagonistas de sua aprendizagem (ARAÚJO et. al, 2014); Incentiva a criatividade dos estudantes para a busca de soluções (SAWYER, 2006); Adota a metodologia do Design Thinking (d.School, 2011) a partir da perspectiva do Design Centrado no Ser Humano (HCD) (IDEO, 2009).

9 Design Thinking aliado à ABPP Fonte: IDEO (2009)

10 Metodologia de Pesquisa Dados qualitativos e quantitativos coletados no questionários institucional ao final do terceiro e quarto bimestres (final do 1º ano do curso). Número de respondentes Licenciatura: 3º bimestre (5/15) : 688 4º bimestre (7/15): 632 Número de respondentes cursos de Engenharia: 3º bimestre (5/15) : 467 4º bimestre (7/15): 335 Dados quantitativos: escala Likert Dados qualitativos: análise de conteúdo (Bardin, 2007).

11 Resultados de dados quantitativos – 3º Bim

12 Resultados de dados quantitativos – 4ºBim

13 Discussão Há uma melhora considerável nos índices de avaliação, tanto dos estudantes da Licenciatura, quanto da Engenharia. Enquanto 88,5% dos estudantes da Licenciatura no terceiro bimestre indicavam o curso como "Muito bom" e "Bom", no quarto bimestre, esse número subiu para 92,7%. É importante destacar que ao responder a essa questão, o estudante é convidado a levar em consideração todas as disciplinas que cursou naquele bimestre, materiais do curso e experiências vividas. O nível de dificuldade das disciplinas também vai aumentando de um bimestre para outro e isso precisa ser considerado.

14 Resultados dados qualitativos Pergunta aberta: descreva, sinteticamente, o que mais contribuiu para a aprendizagem das disciplinas oferecidas cursadas Resposta de estudantes da Engenharia: “Gostei da dinâmica das vídeoaulas, achei que os professores são bem precisos nos assuntos e não ficam fazendo rodeios para falar da matéria. O nosso mediador também é muito ativo e prestativo, sempre mandando material e ajudando o grupo no desenvolvimento do projeto integrador.” “foi enriquecedor participar de grupo de estudos de maneira cooperativa, pela troca de informações, auxílio mútuo e construção de conhecimentos, foi possível progredir no curso e aprender muito."

15 Resultados dados qualitativos Resposta de estudantes da Licenciatura: “Todas disciplinas são de muito proveito, o que chamou minha atenção foram os temas, que nos levam a refletir sobre os conteúdos abordados, e que ajudaram a propormos soluções no projeto integrador." "a qualidade do ensino, uma ótima interação entre estudantes e instituição como um todo. Principalmente uma ótima acessibilidade aos materiais na plataforma institucional UNIVESP."

16 Considerações finais O modelo pedagógico da UNIVESP incorpora os princípios das metodologias ativas de aprendizagem, em específico ABPP, aliada ao Design Thinking. Possui AVA com características multimídia dando suporte à convergência de diferentes linguagens nos processos educativos que cria possibilidades para diversos tipos de experiências nas relações com o conhecimento. Foi possível observar, após a análise dos dados, que cada vez mais os estudantes da UNIVESP tem aprovado as opções metodológicas da universidade e que elas vem contribuindo para o seu processo de aprendizagem.

17 Referências ARAÚJO, U. F., FRUCHTER, R., GARBIN, M. C., PASCOALINO, L. N. & ARAÚJO, V. A. The reorganization of time, space, and relationships in school with the use of active learning methodologies and collaborative tools. ETD – Educação Temática Digital, 2014. Acesso em 14 março 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/etd/v16n01/v16n01a07.pdf. http://educa.fcc.org.br/pdf/etd/v16n01/v16n01a07.pdf BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007. BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. CARBONELL, M. R.; & CATASÚS, M. G. Diseño y utilización de un entorno de aprendizaje colaborativo basado en la Web 2.0, Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa RELATEC, 11 (1), 83-94. 2012. Acesso em 29 janeiro 2016. Disponível em: http://relatec.unex.es/article/view/833/631.http://relatec.unex.es/article/view/833/631 IDEO. HCD - Human Centered Design: Kit de ferramentas. Palo Alto: Ideo. 102 p., 2009. Disponivel em: http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/. Acesso em 11 março 2016. http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/ MEINEL, C.; & LEIFER, L. Design Thinking Research – Studying Co-Creation in Practice. Springer, 2011. SAWYER, R. K. Educating for innovation. Thinking Skills and Creativity 1 (1) 41–48, 2006. Acesso em 12 de maio de 2015. Disponível em: http://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1J61LBYJK-17C3JQN-WBB/sawyer2006.pdfhttp://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1J61LBYJK-17C3JQN-WBB/sawyer2006.pdf

18 Contatos Profa. Dra. Carolina Costa Calvancanti carolina.cavalcanti@cursos.univesp.br


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