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Communications Seminários do IST Tagus, 22 de Março de 2005 Educação para a Mobilidade João Picoito.

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1 Communications Seminários do IST Tagus, 22 de Março de 2005 Educação para a Mobilidade João Picoito

2 © Siemens AG, October 2004 Communications Copyright Notice 1.This presentation contains ideas, concepts, methods and know- how (‘Information’) generated, authored and/or prepared by or for Siemens SA or another company within Siemens Group. 2.The Information is considerable value to our business and is disclosed to you on the basis that you do not use it otherwise than as expressly permitted by us. Copyright on all materials contained in this presentation is owned by us (unless otherwise stated). We are providing this material to you on the basis that you agree that you will use it only for reference. No part of this material may be reproduced or disclosed to any third party without our express written permission. 3.Save as provided above, all our other rights are reserved.

3 © Siemens AG, October 2004 Communications Agenda  A mobilidade como catalisador do desenvolvimento  A correlação positiva entre Educação e Mobilidade  Mobilidade não é só tecnologia: a importância da educação no uso da tecnologia  Educação para o desenvolvimento:  A importância da educação para o desenvolvimento  A mobilidade como catalisador do ciclo  O caso Siemens Portugal: a Inovação como via única de desenvolvimento

4 © Siemens AG, October 2004 Communications Educação, Mobilidade e Desenvolvimento Source: EuroStat DesenvolvimentoEducação Tecnologia Mobilidade

5 © Siemens AG, October 2004 Communications Redução de custos da tecnologia Mobilidade Catalisador do desenvolvimento Aumento da largura de banda Crescente Mobilidade Zonas urbanas menos concentradas Aumento da produtividade Sociedade mais sofisticada Desenvolvimento

6 © Siemens AG, October 2004 Communications Na Europa, a mobilidade dos licenciados em Ciências e Engenharia na faixa etária 25-34 anos é mais do dobro do que na faixa 45-64 Em Portugal, a mobilidade é maior em trabalhadores mais jovens e com menor experiência profissional, mas com maior educação cientítica e tecnológica. Em Portugal (2003) o rácio de mobilidade no emprego para licenciados em Ciências e Engenharia foi de 5,6%, um valor próximo da média Europeia, mas distante dos países de referência (UK e Finlândia, ≈ 10%) Source: EuroStat Mobilidade e Educação Uma correlação positiva

7 © Siemens AG, October 2004 Communications Tecnologia & Broadband Casa/LazerEmpresaMovimentoHotspot Mobilidade da população Educação Científica e Tecnológica Mobilidade e Educação Tecnologia sem educação é sub-utilizada

8 © Siemens AG, October 2004 Communications Educação Científica e Tecnológica Estudantes de Ciências e Engenharia % de população entre 24-29 anos com licenciaturas em Ciências ou Engenharia Source: National Science Foundation

9 © Siemens AG, October 2004 Communications % de população entre 24-29 anos com licenciaturas em Engenharia Source: National Science Foundation Educação Científica e Tecnológica Estudantes de Engenharia no Mundo

10 © Siemens AG, October 2004 Communications Da Educação ao Desenvolvimento Educação científica e tecnológica Engenharia Tecnologia Inovação Desenvolvimento Da Educação ao Desenvolvimento Mobilidade como catalisador

11 © Siemens AG, October 2004 Communications O caso Siemens Portugal Últimos 10 anos Siemens Portugal fez transição da economia industrial para a economia do conhecimento. PORQUÊ?

12 © Siemens AG, October 2004 Communications O caso Siemens Portugal Mercado muito pequeno Custos não competitivos com a Ásia Desenvolvimento baseado na Inovação

13 © Siemens AG, October 2004 Communications Mercado E/E Europeu 2003 Mercado Português – 20 ª posição O mercado eléctrico/electrónico europeu corresponde a 25% do mercado E/E mundial. Valores em biliões de €

14 © Siemens AG, October 2004 Communications Custos com pessoal/hora – (2004) Source: ECR, Survey regional companies, 2004

15 © Siemens AG, October 2004 Communications 3 Modelos de Desenvolvimento Centro de Produção Modelo Valor Alta Tecnologia Custo Centro de Competência Probabilidade de Deslocalização Centro de Inovação + (1964)(1995)

16 © Siemens AG, October 2004 Communications Estratégia Siemens Portugal Alta Tecnologia Custo Valor Bangalore Palo Alto Siemens Portugal + - - + + - Inovação a custo controlado made in Portugal

17 © Siemens AG, October 2004 Communications Iniciativa Inovação na Siemens Portugal Arquitectura da Sistemática i2 1 Pilar: Inovação Estratégica 4 Programas: Customer Focus Enabling Tecnologia Value Creation n Iniciativas: Service Enterprise Webization Security Cross Selling CMMI … x Actividades: …… CF VC EN TE Política Estratégia Operacionalização

18 © Siemens AG, October 2004 Communications O nosso ecossistema Fraunhofer Institute Telekom. Inst. of Microelec. Gothenburg Cork Institute of Technology Heinrich-Hertz Institute Avanex Corporation CoreOptics GmbH Intel Research Cambridge University Munich Technical University University of Stuttgart University of Essex Eindhoven Uni. Technology University of Bristol University of Koblenz University of Zürich Idite Minho INESC Porto Universidade do Minho Universidade de Aveiro Universidade de Coimbra Instituto Superior Técnico Universidade Independente Instituto Politécnico de Leiria IT-Instituto Telecomunicações Fundação Ciência e Tecnologia PORTECH PT inovação Multiwave Photonics Critical Software Ydreams Link Cluster high tech Siemens Portugal

19 © Siemens AG, October 2004 Communications Investimento em R&D (10 6 €) R&D Quintuplicámos o Investimento desde 2000

20 © Siemens AG, October 2004 Communications R&D Quintuplicámos o número de Engenheiros desde 2000 Colaboradores (R&D Engineers)

21 © Siemens AG, October 2004 Communications Produção de R&D em horas X 1000 horas R&D Produzimos 1,75 milhões de horas R&D em 2004

22 © Siemens AG, October 2004 Communications “It is not the strongest of species that survives, nor the most intelligent, but rather the one that is most adaptable to change.” Charles Darwin

23 © Siemens AG, October 2004 Communications Obrigado pela atenção.


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