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Aula 5 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. RESENHAS E RESUMOS. Prof. Rogério Mugnaini (adaptação do material do Prof.

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1 Aula 5 CBD0100 - ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. RESENHAS E RESUMOS. Prof. Rogério Mugnaini (adaptação do material do Prof. Marivalde Moacir Francelin)

2 Prof. Marivalde Moacir Francelin O que foi visto na Aula 3: Introdução às noções de organização acadêmica, instrumentos de trabalho e otimização de recursos. Apresentação das fases da leitura acadêmica e de recursos básicos da documentação pessoal O que será visto na Aula 4: Objetivos: -Identificar o que é um resumo e uma resenha. Apresentar suas ferramentas básicas de construção. -Comparar os objetivos e as funções de fichamentos, resumos e resenhas.

3 Prof. Marivalde Moacir Francelin Texto de base da Aula 4: LÉTOURNEAU, Jocelyn. Como fazer uma resenha de leitura. In:_________. Ferramentas para o pesquisador iniciante. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 19-35. SALOMON, Délcio Vieira. Como resumir. In:________. Como fazer uma monografia. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 91-120. Tópicos que serão trabalhados : 1 Fichamentos 2 Resumos 3 Resenhas

4 Prof. Marivalde Moacir Francelin Fichamentos, resumos e resenhas

5 Prof. Marivalde Moacir Francelin FICHAMENTOS O fichamento é um método de pesquisa pessoal, portanto pode ser realizado de várias maneiras, como veremos mais adiante. Sua função é de organizar ideias através do material consultado para a realização de uma pesquisa. Não há limite para se fazer fichamentos, mas isso depende de coerência. Não se pode fichar tudo sobre um assunto e, geralmente, não usamos todo o material que levantamos e fichamos, mas teremos uma fonte de informação organizada para consultas posteriores.

6 Prof. Marivalde Moacir Francelin RESUMOS Os resumos já seguem parâmetros pré-estabelecidos, como as normas da ABNT, por exemplo. A função do resumo, muitas vezes, é de divulgação, ou seja, não serve apenas como método pessoal de pesquisa. Vocês verão muitos resumos e resenhas publicados mas, dificilmente, verão um fichamento em alguma publicação. Um resumo tem extensão limitada e não comporta, como em resenhas e fichamentos, citações e comentários e, muito menos menção à outras obras. Geralmente, os resumos trazem informações sobre o conteúdo de uma obra. Tais informações devem ser claras e objetivas, representando o tema da obra, a metodologia utilizada, as hipóteses levantadas, metodologias e conclusões. Em fichamentos e resenhas estes itens não são obrigatórios, a não ser que sejam a temática da pesquisa empreendida e/ou da obra que está sendo analisada.

7 Prof. Marivalde Moacir Francelin RESUMOS ACADÊMICOS E RESUMOS DOCUMENTÁRIOS Outra coisa importante sobre os resumos está no fato de existirem vários tipos deles, mas, não estamos falando apenas de resumos críticos, informativos e descritivos como as normas sugerem. Estamos falando de resumos acadêmicos e resumos documentários. Qual diferença entre eles?

8 Prof. Marivalde Moacir Francelin RESUMOS ACADÊMICOS Os resumos acadêmicos são feitos como atividades de análise de textos para as disciplinas de graduação. Possuem linguagem menos formal e objetiva e não se baseiam, necessariamente, em normas. Os resumos acadêmicos são aqueles que os professores requisitam como atividade de análise de textos. Assim como na linguagem, também não há uma formatação para o texto do resumo acadêmico e nem mesmo critérios quanto à sua extensão. Eles podem ser apresentados em espaços duplos, com parágrafos, em mais de uma página, etc, desde que mantenham as características de síntese e informação póprias de qualquer resumo.

9 Prof. Marivalde Moacir Francelin RESUMOS DOCUMENTÁRIOS Os resumos documentários são produtos gerados a partir do uso de metodologias específicas de Análise Documentária. São usados para alimentar Sistemas de Recuperação da Informação. Existem normas específicas para sua confecção. Tais normas determinam tamanho e formato do resumo documentário. Seus objetivos não estão relacionados à atividade acadêmica de documentação pessoal, mas sim à atividade profissional de mediação da informação.

10 Prof. Marivalde Moacir Francelin A RESENHA A resenha comporta alguns elementos tanto do fichamento quanto do resumo. Sendo um texto informativo e crítico ao mesmo tempo, a resenha, invariavelmente, pode intercalar comentários e citações (diretas e indiretas), fazer referências a outros textos, constituindo já um exercício de produção textual. As resenhas não possuem número máximo de páginas, mas devem respeitar alguns limites, tanto para mais quanto para menos, para não ser confundida com um ensaio ou um artigo ou com um resumo.

11 Prof. Marivalde Moacir Francelin É importante ter em mente que: O fichamento é o primeiro passo na realização de uma pesquisa, portanto, sempre fazemos fichamentos, independentemente do nível do pesquisador, se é jovem ou se é experiente; em pesquisa sempre estamos começando. O resumo é uma atividade, um exercício de raciocínio que visa entendimento e síntese de uma obra a partir de regras pré-estabelecidas. Já a resenha é uma atividade de pensamento e escrita que permite maior elasticidade na abordagem, porém, exige, além das características já mencionadas, um certo domínio sobre assunto tratado na obra que está sendo resenhada. A resenha é, portanto, uma atividade mais complexa, porém torna-se mais fácil quando o hábito de fazer fichamentos e resumos são familiares ao pesquisador.

12 Próxima aula. Na Aula 5 serão trabalhadas: 1. Fontes e avaliação de conteúdos informacionais e científicos. Organização da Aula 5 : -Aula expositiva*. -Entrega da Atividade da Aula 4 (resenha). -Indicação de atividade para a Aula 6. * Texto: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Maguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2007. p. 21- 34. Disponível em:. Acesso em: 23 jan. 2014.http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=GbPc- E5WQHAC&oi=fnd&pg=PA21&dq=fontes+de+informa%C3%A7%C3%A3o&ots=oxpmjMgBcW&sig=74D5 zIGNZXgxLvShmuJ2-FhGvTg#v=twopage&q=fontes%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o&f=true Prof. Marivalde Moacir Francelin


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